Não seja escravo das suas ferramentas

Muita gente que, como eu, tem um blog, usa o plugin Yoast SEO para WordPress. É muito bom, uma escolha óbvia. Ele praticamente lê seu texto e te diz o que você tem que fazer para melhorar a indexação.

O problema? Muitas vezes, otimizar seu texto para uma determinada palavra-chave o torna chato de ler. Seu texto fica mais ou menos assim:

… Ao usar um plugin de SEO para WordPress, você corre o risco de escrever um texto mecânico. É verdade que plugins de SEO para WordPress são uma coisa boa, mas você precisa tomar cuidado para não deixar seu plugin de SEO para WordPress mandar em você…

Você quer apenas ser encontrado? Tem um monte de sites por aí tão cheios de publicidade que tornam quase impossível ler o que está escrito. O objetivo é ser encontrado e gerar um clique patrocinado, apenas isso. Se é isso o que você está construindo, vá em frente, siga as regras do plugin e você vai poupar um bocado de tempo.

Mas se seu objetivo é que as pessoas encontrem, leiam e entendam o que você está escrevendo, então seguir cegamente as regras não é a melhor decisão.

Escreve para pessoas, depois faça o que for possível para agradar os robôs.

Há um tempo que eu tenho usado o Pylint em alguns projetos. Ele me avisa se eu deixo de seguir algum padrão de código. Ele até dá uma nota para o meu código!

Mas o recurso mais legal do Pylint é poder fazer isso:

import config # pylint: disable = relative-import

Ou seja, não preciso seguir as regras cegamente.

Você também pode decidir quando quebrar as regras. Escolha com cuidado.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *