Ajax (parte 2): encarando o mundo real

Este artigo é uma continuação do primeiro: Ajax para quem só ouviu falar. Se você ainda não leu o primeiro, pare e faça isso agora, pois vou começar exatamente de onde parei lá.
Leia o artigo: Ajax (parte 2): encarando o mundo real

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

8 comentários em “Ajax (parte 2): encarando o mundo real”

  1. Muito bom o tutorial, abriu as portas para muita coisa nova pra mim, já apliquei em várias coisas aqui no trabalho. Mas fiquei com um probleminha que não consigo resolver: acionar o javascript dentro da página chamada pelo ajax. Ou seja, ao atualizar o conteudo de uma inserindo nela uma página com um script, ele não executa. Eu acredito que o problema esteja nos escape e unescape que utilizamos, mas não consigo resolver. Pode me dar uma mão?

  2. Pingback: VarDump
  3. Olá Elcio, adorei o sobre o AJAX, já estou implementado!
    Preciso fazer uma pergunta que não está relcionada necessariamente ao AJAX. Preciso saber como consegue fazer tabelas em estulo XP como vi nos seus exemplos? Vc que desenha ou existe na web? Por favor, sou programadora e preciso desenvolver um sistema simples escolar pra minha tia e não tenho dots de um bom designer…

    Obrigada,

  4. que tipo de solução q vc daria pra quem vê a pagina salva ou pra quem vê ela off-line? por que ela desse jeito só dá para ver o conteudo da primeira pagina ! eu pensei em javascript, mais não acho q não seria uma solução boa !!

  5. Muito bom seu artigo sobre ajax, mas eu estou tendo um probeminha.
    Fiz uma pequena aplicação onde carrego um div com uma requisição XmlHttprequest com um conteudo gerado por outro arquivo, este arquivo é uma função em php que retorna dados alterado em um banco de dados.
    Mas apos a primeira vez que este div carrega, mesmo eu alterando os dados a partir de um formulário na tela que chamou o objeto XmlHttprequest o conteudo do div não muda, é como se ficasse em cahe, só muda se eu fecahr a janela do browse e abri-la novamente.
    Acho que presisa tipo um refresh na requisição e não sei como fazer isso.
    Tu poderia me dar uma luz?

  6. E ae kra…. Seguinte… Gostei bastante do seu artigo, porém estou com uma dúvida… Suponha-se por exemplo, que há um XML que alimentará um select, ou uma busca de usuários, com isso, quem der botão direito e for ler o código javascript, conseguirá ver normalmente de onde está carregando os dados e utilizar da maneira como quiser aqueles dados…. Vi que há no XmlHttprequest, mandar dar open em um webservices, com login e senha…. para autenticação… Porém, nos casos de AJAX, continua sendo vulneravel a cópia, já que os usuários poderão ver a origem de dados… Você sabe de alguma solução para isso? Para proteger a fonte de dados de consultar alheias? Valeu…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *