Otimização para Buscadores: "Voe Gol" e o Submarino.

Algumas das frases de busca que mais traziam gente a este site eram:

  1. Voe Gol
  2. voegol
  3. voe-gol

Desde que eu escrevi o artigo VoeGol se você conseguir, choveram paraquedistas neste blog. Gente que encontrava meu artigo procurando por voe gol no Google, geralmente associando com palavras como:

  1. passagem
  2. viagem
  3. avião
  4. promoção

E mesmo gente que chegou buscando frases engraçadas, como: “eu quero ir para porto seguro de avião pela gol” (o buscador é praticamente um gênio da lâmpada!)

Pois não é que os visitantes desse artigo simplesmente desapareceram? O número de gente que chegou por essa busca diminui dez vezes no último mês. Fiz uma busca por “voe gol” e descobri porquê. Minha página era a segunda, logo depois da página da própria Gol nessa busca. Agora não é mais. Isso mostra como é importante estar acima da dobra. Aquela posição, entre o segundo e o terceiro, significa uma diferença de cliques na ordem de dez vezes.

Essa página do Submarino é a segunda colocada hoje. Pois bem, veja esse trecho da página:

Aqui você encontra: Gol, Voegol, Voe Gol, Gol Linhas Aereas, www.voegol.com.br, Linhas Aéreas Gol, Gol Passagens Aereas, Gol Passagens, Gol Linhas, Voegol com br, Gol Aerea, Site da Gol, Empresa Aerea Gol, Gol Passagens Aéreas. Pode Imaginar. Sua Viagem começa aqui!

Este texto, naturalmente, foi escrito para o buscador. Talvez eles tenham chegado à conclusão de que o único usuário que de fato lê seus textos é o Google, e resolveram escrever só para ele mesmo. Já tinha visto muitos sites assim, mas geralmente feitos por pessoas físicas ou empresas minúsculas. O fato de o Submarino estar adotando esse tipo de SEO diz alguma coisa? O que você acha[bb]?

21 comments on “Otimização para Buscadores: "Voe Gol" e o Submarino.

  1. Amigo, cada um faz o que pode… e não tem nada a ver… o site dos caras é mais importante do que o seu no ponto de vista do que o usuario está procurando!

    O que dizer disto?
    http://www.decolar.com/Tam/Tam.html

    acorda mané, torce pro Google não tirar você do resultado de busca!
    Vou te denunciar agora! usando de estrategia maliciosa pra obter melhores resultados no adsense. Publica ai agora uma materia da Tam e poem link patrocinado pra lá tbm. Aproveita o acidente pra fazer um dinheiro.

  2. Vcs estão achando que o Submarino é a vendinha da esquina?
    Para com isso, eles tem direito de escrever o que quiserem na pagina deles… Vocês vão arrumar é problema pra vocês desse jeito.

  3. Elcio, para com isso.. olha o tamanho dos caras, olha o serviço que os caras oferecem. vc acha mesmo que a sua materia é mais relevante?

    Segue o post que deixei no meiobit…

    Fala galera. Sou leitor no blog a bastante tempo mais decidi me cadastrar ontem apenas pois esse assunto me interessa!

    vou fazer meio que o papel do advogado do diabo mais vamos lá. =)

    Eu não acho o que o submarino esteja fazendo seja sacanagem. Esse site vende passagens aéreas, portanto para quem busca GOL é muito mais relevante encontrar o site que vende passagens da Gol, como é o caso do primeiro colocado (www.voegol.com.br) e na sequencia os outros sites que prestam o mesmo tipo de serviço.

    Quanto as paginas estarem parecidas eu concordo, poderiam possuir conteudos diferenciados, porem isso é completamente normal para qualquer empresa. Todo mundo quer (e precisa) de produtividade, dei uma navegada e percebi que não tem motivo das paginas serem diferentes tendo em vista que a função delas é a mesma.

    Outro fator importante é que os caras usam a pagina dentro do proprio site. Se vc quiser comprar uma passagem da gol eles te mandam para aquela pagina também, isso pela navegação normal do site.

    Lembro que nas minhas aulas da faculdade (marketing) eu tinha um professor que batia sempre na mesma tecla de mostrar ao clinte aquilo que ele quer ver, e no meu ponto de vista o que os caras estão fazendo nada mais é do que dando uma cara da Gol (deixar o cliente bem ambientado) ao site deles.

    Agora é obvio de que os caras devem ter dado uma orientada para que apareçam bem no Google, porem não vejo problema nisso tendo em vista que um monte de outros sites fazem isso. As palavras chaves deles que se repetem por diversas vezes não deixam de ser relevantes a função da pagina. Os caras estão vendendo passagens da Gol no meu ponto de vista é compreensivo que apareçam passagens antes da materia do fechatag.

    Se formos realmente condenar o Submarino deveremos anunciar uma infinidade de sites. não sei se vcs já perceberam mais o buscape, o shopping uol, uma tal de decolar.com (achei na mesma busca do submarino. hehe) e até mesmo este site e o fechatag utilizam titulo e nome da pagina com as palvras chaves principais.

    sei que um monte de gente vai me xingar e falar que eu estou errado. mais é assim que eu penso. e posso dizer que o pessoal do fechatag tenha ficado mais decepcionado pelo fato de que os clicks do adsense (para ir ao site da Gol) deles que agora devem estar rendendo menos, algo compreensivo.

  4. Voce esta reclamando do Submarino Viagens porque deixou de ganhar seu dinheirinho com o Adsense do Google.

    Se liga cara, vá fazer algo mais produtivo!

    Marcelao

  5. Eu nao considero que o Submarino Viagens tenha feito algo de errado.

    Para mim o texto tem relevancia e o site deles eh melhor que o da GOL.

    abs,

    Luis

  6. Lamentável ver um portal como o Submarino se valer de técnicas tão baixas para aumentar o PageRank. Espero que o pessoal do Google note isso e puna o portal.

    No meu blog eu prefiro não escrever sobre assuntos que não dizem respeito ao escopo do blog: PHP, Javascript, jQuery, Banco de Dados e Webstandards. Não faz parte do meu perfil utilizar a técnica de pegar “paraquedistas”. Mesmo que vivesse disso, não faria.

    Mas uma coisa é inegável: ficar posicionado entre os três primeiros numa busca aumenta consideravelmente os acessos à página buscada.

    Abraços a todos.

    tmferreira

  7. “Muito mais fácil comprar alguns termos no AdWords.”

    Mas eles compram, e ainda de uma empresa aérea que eles nem tem na lista de venda de passagens…

  8. Mas me diga uma coisa, você tá tentando recuperar a posição com esse post não tá não? olha a quantidade de keywords que esse post tem!
    Os keywords do Submarino mais outros criados por vc! Não condeno temos que sobreviver…

    Mas isso não desvaloriza o post… gostei de saber que:
    “Aquela posição, entre o segundo e o terceiro, significa uma diferença de cliques na ordem de dez vezes.”

    Boa, Continua!

  9. Como diria o meu amigo Celso Junior, isso é SEO de favelado. Muito me admira o Submarino se utilizar de técnicas como essa para galgar posições no Google. Muito mais fácil comprar alguns termos no AdWords.

    Relevante ou não, eles que cuidem da estrutura do site para subir nos rankings. SEO é muito mais que utilizar palavras-chave. Só faltou eles colocarem as palavras em corpo 1px cor branca. 😉

  10. Isso é como o texto panfletário: não diz nada e cria desconfiança. É melhor desenvolver uma linguagem autêntica e franca; oferecer conteúdo e serviço de valor para o usuário.. o posicionamento alto será consequencia.

    Não vejo mal em incluir diferentes palavras-chave e pensar no peso delas. Mas isso tem que ser feito de forma muito melhor do que eles utilizaram; disfarçado em um texto que realmente transmita conteúdo.

  11. Eu não vejo motivo para reclamar uma vez que blogueiros adoram escrever para os paraquedistas, o que você acha mais importante para quem procura “voe gol” no Google? O seu artigo temporal que continha textos como “..passagens a R$ 25,00 neste fim-de-semana..” ou o site do Submarino que vende pacotes e passagens diariamente?

    Tenho certeza que você tem o bom senso de achar que para este usuario que faz esta pesquisa o site do Submarino é mais relevante do que seu artigo.

    Abraços
    Paulo

  12. Com esse monte de texto bagunçado desse jeito, só o Google mesmo para ler, que os clientes não lêem aquilo nem se quiserem.

    Finalmente eles estão percebendo esses detalhes, já que há de convir que é um absurdo um blog ter um posicionamento tão bom em relação ao próprio site da empresa. Se você resolver falar mal da empresa até dizer chega, você será ouvido como nunca foi.

    Que poder se tem nas mãos, heim?

  13. Realmente tenho notado este fenômeno que você relatou no meu wordpress também, assim que o meu post (sobre uma apostila de Ajax que fiz para um curso a um ano atrás mais ou menos) passou para a parte inferior da barra de rolagem da tela do google o número de visitas caiu vertiginosamente.

    Sobre a política do submarino de escrever texto para o google achar, não é uma estratégia de todo mal afinal de contas lemos no clássico “não me faça pensar” como o usuário encara a página Web, sendo assim não causa nenhum prejuíz ao usuário final.

    []’s Anselmo Battisti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *