Intrusividade Windows

Esses dias precisei desenvolver alguma coisa em Windows para um cliente. Tenho algumas licensas de Windows aqui para essas emergências, então resolvi instalar o Windows XP no VMWare. Diferente da instalação do meu sistema operacional predileto, que está pronto para ser usado em menos de dez minutos, instalar o Windows é uma tarefa bastante dolorosa, que envolve um instalador chato e demorado, ativação, instalação de anti-vírus, anti-spyware, e aplicações básicas como um leitor de PDF, um editor de código, um pacote de escritório e etc.

Tudo isso me faz morrer de medo de ter que instalar meu Windows duas vezes. No dia seguinte ao da instalação desse Windows, o que incluiu a instalação do Flash, do Captivate, do Acrobat e uma porção de outras coisas, uma pessoa me ligou para lembrar de um compromisso. Resolvi desligar o computador e sair imediatamente para não me atrasar. Quando mandei a máquina desligar, veja a simpática mensagem que o Windows me mostrou:

Instalando atualização 13 de 85 (Windows XP)

Que ficava alternando com essa outra:

Não desligue ou desconecte o computador; ele será desligado automaticamente. (Windows XP)

Foram eternos 43 minutos nisso. E eu morrendo de medo de desligar e estragar minha instalação do Windows, esperei. Pode ser que eu esteja enganado, mas não me lembro de o sistema ter me perguntando se eu gostaria de instalar nesse momento as atualizações que ele baixou, ou de sequer me avisar antes que minha máquina precisava permanecer ligada.

Perdi meu compromisso e passei muita, muita raiva. Sistema operacional simpático.

24 comments on “Intrusividade Windows

  1. Para mim o ubuntu demora o mesmo tempo, ou ate mais, para instalar que o xp, e tabem tem atualizações, sem contar que ´e complicado para leigos. Resumindo, tirando os valores, o windows dá de dez a zero no ubuntu!

  2. O desafio é esse mesmo, pois tudo que desconhecemos tende a tomar mais o nosso tempo se quisermos ultrapassar e não desviar do conhecimento.

    Concordo que o Ubuntu é um O.S. muito prático apesar de preferir o Debian (pai do Ubuntu rsrs), CentOS (primo pobre do RH), mas uma instalação com update do Ubunto não leva 10min. 🙂

    Você já pode até fazer o exame 070-270 rsrsrs

    Abraço e boa sorte 🙂

  3. Fala Elcião! To de volta aqui nos comentários… tudo anda meio corrido mas… to voltando =)
    O Windows tem esta mania besta de nao perguntar as coisas e já ir fazendo… Ou se não ele faz assim:
    “Você deseja fazer isso?”
    Responda em “3… 2… 1…”
    Fazendo isso…
    =(

  4. Sinceramente, eu usei linux por 5 longos anos, e agora voltei a usar Windows. Estou cursando engenharia mecânica, trabalho na área, e uso programas absurdamente pesados (nada de máquina virtual, tenho um core2duo e6700 com 16gb de ram rodando win-vista-ultimate-64b), e sinceramente, roda bem legal. Um belo dia tive a desatrosa experiência e vontade absurda de tentar rodar os programas em máquina virtual no ubuntu7.10. Adivinhem? O programa que eu levava 90segundos para abrir no vista, isso depois de estar usando a máquina a vários dias sem nenhum reboot, levou 151 segundos, e o desempenho estava na média em metade do original.
    Hoje sou um feliz usuário de windows, mas já fui um feliz usuário de linux também. Acho que é idiotismo ficar nessa ladainha ‘windows é pior, linux rules!’.

    Desenvolvedores, usem seus cérebros. Parem de criticar, é ridiculo ficar lendo criticas desse tipo, sendo que o erro é, em 80% dos casos, do usuário. Eu já cansei de ver instalações de linux totalmente zuadas, pessoas que se acharam aptas a instalar linux, e criaram uma particão para o /home de 5gb e para o / de 245gb :\
    Linux é tão bom quanto Windows. Desde que você use seu cérebro e não seja um semi-analfabeto que não lê as coisas.

    ps: antes de começar a trollagem, eu ainda recomendo linux para todos meus amigos, a não ser que eles precisem de algum programa em especifico. Não uso por que não posso perder meu tempo dando reboot para trabalhar, e dando reboot denovo para navegar. E não, eu não uso anti-virus, nem anti-spyware nem nada do genero. E fazem 2 anos que voltei para o Windows, e uso o vista desde que ele chegou na minha cidade.

  5. Uma boa opção também é entrar no Painel de Controle e customizar a opção de instalação automática das atualizações. O Windows provavelmente baixou as atualizações sem te avisar e na hora de desligar, aconteceu isso tudo que vocês discutiram aí em cima. 🙂

    Apesar de atualmente usar o Mac OS X (tenho um MacBook Pro), quando usava Windows eu sempre pedia para o sistema me avisar quando tivesse alguma atualização disponível para baixar. Nunca deixei a opção de fazer tudo (baixar e instalar) automaticamente.

  6. Uma vez a bateria no MacBook SECOU bem no meio de uma ATUALIZAÇÃO DE KERNEL do OS X…

    Peguei o carregador loooonge, pluguei, liguei o Mac. O sistema operacional iniciou, o sistema de atualização continuou de onde havia parado e a atualização foi terminada…

    Long live to Unixes!

  7. Elcio, de nada 🙂

    Eu vou te confessar que na primeira vez que isso aconteceu eu estava com pressa, cliquei no desligar, e pensei… mas tinha um treco colorido em cima e… quando vi ele estava instalando atualizações. Parcialmente amedrontado, fiquei lendo o manual do programador C# enquanto esperava as 5 atualizações rodavam.

    Ainda bem que meu XP é legal, se não estava ferrado (insatlou o Windows Genuine Advantage daquela vez 🙁 )

    Eu concordo contigo, deveria haver um jeito mais claro de mostrar isso antes de desligar, ou simplesmente não instalar ao desligar (deixar para instalar quando o usuário quiser, e não quando o sistema quiser).

    O ideal seria o contrário, desligar direto e o link para desligar insalando as atualizações… assim seria menos intrusivo.

  8. Cedric, obrigado.

    É, o meu é o dessa segunda imagem. Agora, convenhamos, essa é uma tela que você usa milhares de vezes. Esperar que, por causa daquele escudo ao lado do botão, o usuário vai parar para ler o texto lá embaixo, é um pouco demais vocês não acham?

    Principalmente porque essa é uma tela que você geralmente vê quando está saindo da máquina. Ou seja, provavelmente está pensando em outra coisa.

  9. Elcio, tudo bem?

    Eu não sei se o PrintScreen funciona quando eu vou desligar, mas eu dei uma pequena googleada e achei

    http://www.lboro.ac.uk/computing/desktop/xp/mobile/images/shut-down.gif

    essa imagem (mas é para quem usa o tema antigo do XP, e não o tema Luna padrão que vem com o sistema.

    e

    http://spacebag.googlepages.com/image009.gif/image009-full.jpg

    essa imagem para o tema Luna. Olhe o link “turn off without installing updates” 🙂

    e Jinn, administradores do sistema também têm essa opção sim.

    Abraços,

  10. Élcio,

    Mas que sinuca rapaz?! =D

    Nestas horas eu sou mais eu. Já aconteceu comigo também, porém, eu fui catedrático: Esperei a tela mudar para “Instalando atualização X de Y” e desliguei o estabilizador. Quando liguei o PC no outro dia um balãozinho avisou: “Existem (Y – X) atualizações a serem instaladas!”.

    E foi só isso mesmo…

  11. Rapaz… Me lembra o ‘bendito’ Ubuntu… Nunca o havia instalado conectado à Internet, mas da última vez tive essa (in)feliz experiência e demorei pra entender porque diabos ele já estava há mais de 20min entre 80% e 83% da instalação… Simplesmente o miserável estava baixando as atualizações todas dos repositórios para aquela versão… Agora me diga, por que ele não perguntou se eu queria fazer essa atualização naquele momento? (não, eu não queria, fui obrigado a deixar o computador ligado e ir embora, deixando para concluir a instalação no outro dia…)

  12. hahah
    ao menos n foi 93 como no meu semana passada.
    também não me apareceu nenhuma tela pra instalar as atualizações ou algo do tipo, quando apareceu 1 de 93 eu fiquei -OMG , isso vai acabar quando?
    sorte que existe o botão reset e fui logo pro meu ubuntu linux ^^ (eu n uso windows mesm aushauisash,era meu irmão q tava usando xD)

  13. O problema talvez é que o Windows trata isso de formas diferentes dependendo se você está rodando como administrador ou não. Se não estiver, quando você desliga, ele pergunta se você quer desligar instalando as atualizações ou não. Agora, se você é administrador, aí não sei informar direito, depende das configurações… às vezes ele fica te enchendo de tempos em tempos para você instalar as atualizações. Seria legal achar uma referência definitiva sobre isso, vou dar uma procurada.

    O VMWare Server é meio confuso para alguém como eu que sempre usou o Player… deu para entender sua situação =)

  14. Cedric, como vai?

    Obrigado pela resposta. Será que você ou alguém aí tem um screenshot dessa tela? Ou saberia o que procurar no Google para achar? Estou doido para ver onde errei, para clicar certo da próxima vez.

    Jinn, como vai? Tinha acabado de instalar o VMWare Server, e não sabia onde clicar, se no suspend ou suspend guest. Daí, na dúvida, fiquei com medo de fazer besteira e estragar minha instalação do Windows.

    Oi Leon, tirei o print screen porque estava rodando no VMWare.

    Oi, Rodrigo, tudo bem? Eu não podia deixar o computador ligado, porque precisava dele no compromisso para onde eu tinha que ir. Também não conseguiria levar ligado, porque minha bateria está danificada e durando muito pouco.

  15. Cara, como Cedric disse, o windows pergunta SIM se vc quer desligar e instalar as atualizações ou desligar sem instalar nada. Se bem que, venhamos e convenhamos, na pressa esse alerta é muito facilmente ignorado.

  16. Todos os sistemas operacionais têm seus pontos fortes e fracos. Eu estou com o Vista há 6 meses e estou gostando muito. Está muito melhor que o XP.

    Mas o Ubuntu é muito legal também, e o Mac OS X também é impressionante.

  17. Posso concordar que Windows tem vários defeitos e tal, mas nesse caso, como o Cedric falou, o Windows perguntou se ele podia se intrometer ou não. A resposta que foi errada =)

  18. Coisa de Windows mesmo… Sei que, por ser Windows, pode ser prejudicial pra mim mesmo, mas sempre que faço uma instalação eu desabilito essas atualizações automáticas, e atualizo só de vez em quando, em horários mais oportunos…
    Mas infelizmente temos que nos acostumar com essa intrusividade… ou mudar pra Linux…

  19. Elcio, na hora que o Windows desliga, ele mostra um ícone da Central de Segurança em cima do botão Desligar… se queres desligar sem atualizar, clique no link que aparece abaixo (“desligar sem instalar as atualizações”).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *