Proposta Indecente, SEO e spam.

O Danilo publicou: Search Engine Optimization ou SPAM nos meus Feeds?. Tentei responder lá nos comentários mas ele deve estar sem tempo de moderá-los, então vai por aqui:

Olá, Danilo, como vai?

Peço desculpas se a promoção que estamos promovendo lhe causou algum transtorno. Nosso objetivo era, claro, além de fazer SEO, promover uma brincadeira engraçada e descontraída. Em momento nenhum pedimos comentários elogiosos ou dissemos que quem elogiasse mais iria ganhar os cursos.

Eu posso ser um otimista desonhecedor dos meandros da alma humana, mas talvez as pessoas estejam elogiando o curso por conhecerem nosso trabalho, por exemplo, no Tableless.com.br, o que as leva a deduzir que o curso é mesmo bom.

Não vi ninguém reclamando assim quando os blogs de desenvolvimento entraram numa onda de elogios ao Dreamhost, que realmente é muito bom. Nem quando as pessoas começaram a tentar adivinhar o que tem no copo vermelho, ou publicar vídeos[bb] do YouTube em seus blogs. Ou quando começaram a postar sobre as vantagens do AdSense ou do programa de afiliados do Submarino ou do Mercado Livre.

Também não vi ninguém reclamar da idéia do Fabio Seixas:
http://blog.fabioseixas.com.br/archives/2006/12/2007.html

Cujo post pede explicitamente “faça trackbacks” e que, a despeito da pequena quantidade de trackbacks que o próprio Fabio recebeu, já rodou a blogosfera:
http://blog.fabioseixas.com.br/archives/2006/12/meme_2007.html

Qual a diferença entre o que o Fabio fez e o que nós fizemos? O fato de que vivemos disso torna automaticamente nossas iniciativas ruins e o conteúdo a nosso respeito spam?

De qualquer maneira, gostei da promoção do Freegels. O que eu preciso fazer para ganhar? Vai ser sorteio ou vai premiar por algum tipo de mérito? Já estou participando com este post?

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

36 comentários em “Proposta Indecente, SEO e spam.”

  1. Todos tqm o direito de expressar, cada um tem uma opinião. Se todos fossem iguais , tivessem os mesmos gostos, teriamos apenas um site na internet o YAHOO ou o site da GLOBO.

  2. Não há nada de errado em nada Elcio. Não é nada relacionado ao Lucro que faz uma idéia melhor que outra. No máximo, oq for relacionado com a sua intenção.

    Mas:
    Cada um é senhor de sua sua vida…
    Cada um faz como acha que deve fazer.

    Meus comentários não foram por lá, simplesmente pq não eram pra ser por lá. Não me era conveniente naquela época, assim não me é conveniente hj.

    Mas em resumo:
    Trackback é feito abraço. Bom é quando alguém chega e dá pq quer. Expontãneamente. Quando se cria um clima num grupo de pessoas onde “quem não dá abraço em todo mundo” é “anti-social, feio ou egocêntrico”, a coisa fica bem mais que patética. E foi pra exatamente este lado que toda a coisa foi.

    Autenticidade no discurso Elcio. Este é o grande ponto… E vale o mesmo pras formas de “propagandear” que vc encontrou pra sua empresa. Tanto nos blogs da vida quanto nas listas da vida. Há quem chame de empreendedorismo… Mas…

    []´s

  3. Grande Caparica!

    Não encontrei nenhum comentário seu no blog do Fábio Seixas. Onde foi que você expressou sua voz contrária? Gostaria de ler.

    Sobre lucro, quanto mais gente entrar no site do Fábio, mais gente vai clicar no link “camiseteria” ali ao lado. E quanto mais alto o Page Rank dele, mais os links dele mesmo para o camiseteria serão relevantes. O lucro pode não ser intencional, mas é tão “direto” quanto o meu.

    E, afinal de contas, o que há de errado nisso? Uma idéia é melhor se não der “lucro” ou oferecer vantagens ao seu autor?

    []’s

  4. Dejavu…

    e não é o filme!

    Elcio,
    Sobre o “faça trackbacks” do Fábio Seixas não ter tido vozes contrárias. Teve sim, e eu era uma delas.

    Sobre diferênças entre o seu caso e o caso do Fábio Seixas. Neste seu caso, vc vai obter LUCRO diretamente. No dele, a comunidade é quem lucrava.

    diferença e tanto, não?

    []´s

  5. Hehehe, nossa mãe, a conversa se estendeu bastante por aqui hein ?

    Elcio, a idéia do prego e parafuso é essa mesmo. Chupar eternamente, assim a boca fica ocupada (e os dedos rodando o prego…).

    Mas voltando à vaca fria, acho meio forçado isso de dizer que a promoção é spam. Cada um faz o que quer, faz link pra quem quer e seguem os links quem quer. Muita gente adiciona automaticamente o rel=”nofollow” nos trackbacks. Pagerank pro espaço aí. Fica a publicidade apenas, talvez o maior objetivo da promoção.

    Só faltava agora isso, reclamarem dos links que as pessoas colocam em seus próprios blogs…

    Isso que dá esse negócio de “colaborativo” e tal. O cara quer “mandar” no blog dos outros, mas bloqueou o comentário do Elcio deliberadamente (e quem sabe quantos outros). Não é contraditório isso ?

    Pessoal, vamos olhar mais pra frente e menos pros lados. Tem tanta coisa boa pra se falar e ficamos atirando pedras nos telhados dos vizinhos. Olha a história do teto de vidro, hein?

    Até mais

  6. Então considerarei que fui considerado ( repetição ?…) Spammer pelo Askimet…. Tudo bem.

    De qualquer forma, silenciar não faz muito meu estilo, logo peço desculpas e digo que já aprovei o post do Elcio do meu blog. Logo encerro esta parte do assunto aqui.

    Agora voltemos ao assunto. É diferente. O caso do boné. Você anda na rua, e vê vários destes bonézinhos. É propaganda, sim. Mas é diferente. Você não está recebendo 20 destes bonés na sua casa, sem estar interessado neles. Mas ainda, boné é uma coisa útil. Um folheto promocional por exemplo não o é. Você vai acabar jogando fora.

    Estamos falando aqui de receber correspondência sobre promoções indesejadas.
    Antes que alguem fale: “Não gostou, deleta o post”. Acho uma exelente idéia. Logo irei remover meu POST se alguém me enviar o e-mail para eu mandar em uma lista de spam, e esta pessoa concordar que tudo se resolve “apenas deletando os emails”. Duvido que alguém pense assim.

    Mas quero deixar outra coisa bem clara. Minha crítica não é para a VISIE. E sim para os bloggueiros que fizeram o tal do trackback.
    Acho que cada um faz o que quiser no seu blog, mas blogueiros assim não pensam nos leitores. Principalmente os blog que participam de planetas.

    Micox: Não, não vou reclamar com meu amigo. Ele usa a roupa que quer certo? Mas vou reclamar com a empresa caso eu receba 20 bonés diretamente na minha casa, indiferente de quem me mandou.

    Quanto à quem pensou na promoção, a idéia foi muito boa para conseguir referers, mas de uma forma não muito honesta. Creio que um site deve ser referencia (ou referenciado) pelo seu conteudo, não por sua promoção.

    Faço das palavras da Daniele as minhas:

    No entanto, pra mim, pagerank significa relevância, e ponto.
    Se o seu site tem um bom conteúdo outras pessoas vão falar dele, e seu pagerank aumenta. É assim que deve funcionar. Antiético pra mim é tentar forçar o aumento sem relevância.

    Antigamente, nos buscadores, quem pagava mais aparecia na frente, com o tempo ficou claro que era absurdo pq as pessoas buscam informação, e nem sempre quem paga mais tem muito a oferecer.

    Hoje em dia, uma parte importante do bom posicionamento vem de um bom pagerank, tentar forçar o aumento sem oferecer conteúdo de qualidade é o mesmo que voltar aos tempos dos pagantes…

  7. Isso que o Bruno Torres falou acima é verdade. Eu mesmo já comentei falando mal e foi postado. heheheh, Sem ressentimento Bruno. Você ainda é o cara.

    Sobre a promoção eu não vejo problema em assumir que é spam, assim como é spam o exemplo das canetas que o Elcio citou, o exemplo dos bonés, etc.

    É spam, propaganda, pronto. Não há mal nisso. O blogueiro que quis divulgar uma propaganda de outros pros seus leitores, fez por que quis. Reclame com os blogueiros.

    Usando a mesma analogia: se eu uso um boné de uma empresa, e você não gosta. Você deve reclamar comigo ou com a empresa? É lógico que é comigo.
    Então vá se reclamar com seu blogueiro.

  8. Hmmm…Danilo, você está dizendo que eu excluí algum comentário seu no meu blog porque estava discordando de mim?
    Cara, se você olhar, meu blog é cehio de comentários discordando de mim. Acho que são a maioria. Não me importo com isso e nunca excluí nenhum comentário por causa disso.
    Só excluo comentários se tiver alguma agressão pessoal a mim ou a qualquer outra pessoa diretamente.
    Fora isso, sei que já excluí alguns por engano que foram pegos como falsos positivos no akismet, mas isso pode acontecer com qualquer um.
    Veja, meus comentários nem ao menos são moderados.
    Acho que você está redondamente enganado, cara…

  9. Danilo, eu não tenho nada a ver com isso. Não modero os comentários nem no Tableless nem no site do Bruno.

    Mas, sim, voltando ao assunto, o que é spam? Por que, na sua opinião, nossa promoção é spam?

  10. O Blog é aberto. Eu sou o cara mais aberto do mundo (sem malícias… rs rs rs).

    Só não fui neste post. Mas ae por motivos pessoais pelos quais vários dos meus posts contrários foram cortados do tableless e do brunotorres.

    Acho que a questão final se define: O que é, e o que não é spam….

  11. Pessoal, preciso sair, os comentários vão ficar aguardando moderação por um tempo. Sabe como é final de ano, muita gente casando, fins-de-semana cheios de compromissos… Assim que puder eu volto para liberar e responder os comentários.

    Obrigado a todos por participar.

  12. Olá, Danilo, obrigado por responder.

    O seu blog é gerenciado por você, da forma como você achar melhor. É seu, afinal de contas, e quem não gostar que não leia 😉 Mas, se me permite uma sugestão, torná-lo aberto a opiniões contrárias às suas pode fazer com que ele seja ainda mais útil às pessoas que o visitam, e pode mesmo fazer você aprender mais.

    Quanto ao Bruno ou ao Diego, não posso responder por eles. O máximo de comentários (excetuando spam) que recebi num dia foi perto de 100. Não faço idéia da quantidade de trabalho que dá gerenciar um site como o deles, que chega a receber por dia a quantidade de comentários que eu recebo por mês.

    Mas eles são muito acessíveis, eu garanto. Se isso for importante para você, tente um contato por e-mail ou MSN, que estou certo de que eles ficarão felizes em responder.

    Quanto à promoção, realmente não estou reclamando do fato de você, e todos aqueles que concordaram com você, não terem gostado. Só estou tentando entender melhor o porquê. Qual exatamente foi o problema?

  13. Entendi qua lfoi sua intencao, minha fala faldno de outros meios nao visavam a compracao e sim demonstrar que isto esta presente sempre e algumas pessoas resolvem reclamar somente de alguns. Naminha opiniao isto eh consequencia da influencia da posicao de algumas empresas e tambem pelo simples fato de que na internet elas podem falar, reclamar, por exemplo, elas nao gostaram da estrtaegia usada pela Visie e na internet elas podem ter acesso a voce. Eu acho isso legal mas fiquei muito intrigado por que somente em relacao a Visie houve essa reclamacao.
    Ainda mais que a recalamcao foi de que blogs que eles assinavam postaram sobre a Visie. Eh preciso compreensao dsa pessoas, se elas assinavam o blog de fulano ou beltrano era por que gostava de acompanhar o que eles pensam ou dizem. Mas obvio que nem tudo o que o fulano ou beltrano diz vai coincidir com o pensamento deles e se uma vez ou outra eles receberem alguma propaganda que nao gostaram pelo blog nao eh para ser tao radical, simplesmente ignore aquele post.

    Agora, eu entendo muito sua preocupacao, pois nas estrategias de marketing adotada, voces pensavam em atrair mais gente e derrepente quando surgem reacoes assim voce precisa estar atento para entender e nao cometer erros assim novamente.

    Eu estudo marketing e sei bem como eh isso, parece que antes temos uma ideia tima (que relametne pode ser otima) mas que na hora que preparamos a ideia e lancamos, vemos que deixamos de pensar em algum ponto ou outro que traz isso ou aquilo de conseuquencia. Nesas horas vemos logo que o publico nao he muito tolerante com erros, mesmo o publico conhecendo a Visie vimos a reacao de alguns, eh normal mas considerando a gravidde do erro, vemos que nao foi tao grande, entao futuramente voce podera trabalhar a mesma ideia ou uma semelhante diminuindo as reacoes negativas. Faz parte aprenedr com os erros. Mas considero este ate muito pequeno e acho que relamente esta promocao trara mais pontos positivos do que negativos.

    Por isso Parabens pela atitude, mesmo que nao acertando em tudo ou com todos, voces terao um exito.

    Desculpe a duvida novamente mas voce sabe se o Kate funciona em GNOME? o Konqueror ja acho que nao. Meu sistema eh ubuntu.

  14. Daniele,

    Mais uma vez, obrigado por responder. Você disse que pagerank significa relevância. E o que é, mais exatamente, relevância?

    Relevância tem a ver com a importância de determinado conteúdo ou com a motivação por trás dele? Será que uma empresa que dá brindes não se torna mais importante para as pessoas? Eu não sei a resposta exata, por isso a discussão. Mas desde que me conheço por gente as empresas dão brindes, sorteiam prêmios e oferecem alguma coisa em troca da indicação de clientes.

    Você reclama quando um amigo usa uma caneta, por exemplo, da Intel (ganhei uma muito bonita num evento esses dias) porque aquilo não é relevante e ele está expondo a marca da Intel para você? Se ele chegou a usar uma caneta da Intel, é porque alguma importância a marca tem para ele. Assim como o Diego, que vive com um boné da Adobe que ele ganhou num evento.

    É spam da parte da Adobe dar bonés de presente e ganhar alguma divulgação da sua marca?

    Da mesma forma, se alguém chegou a publicar um post sobre a promoção, é porque alguma importância a Visie tem para ele. A meu ver, e é claro que posso estar errado, não fizemos nada diferente do que a Adobe ao dar um boné para o Diego ou a Intel ao me dar uma caneta.

    Em tempo: adorei seu blog, assinei o feed. E, claro, isso não é uma tentativa de “comprar” sua opinião 😉

  15. Elcio, eu realmente interpretei sua resposta da pior maneira possível, imaginei que fosse uma tentativa de se justificar.
    Então me desculpe pela primeira parte do comentário.
    No entanto, pra mim, pagerank significa relevância, e ponto.
    Se o seu site tem um bom conteúdo outras pessoas vão falar dele, e seu pagerank aumenta. É assim que deve funcionar. Antiético pra mim é tentar forçar o aumento sem relevância.

    Antigamente, nos buscadores, quem pagava mais aparecia na frente, com o tempo ficou claro que era absurdo pq as pessoas buscam informação, e nem sempre quem paga mais tem muito a oferecer.

    Hoje em dia, uma parte importante do bom posicionamento vem de um bom pagerank, tentar forçar o aumento sem oferecer conteúdo de qualidade é o mesmo que voltar aos tempos dos pagantes…

  16. Thiago,

    O problema com os comentários é que, para evitar o spam, eles são submetidos a aprovação antes de ser publicados. Por isso, ao escrever, um pouquinho de paciência que eles aparecem.

    Obrigado pelas palavras. Veja que a coisa não é tão simples assim, uma das grandes coisas da Internet é que ela é radicalmente diferente da TV, do cinema, do rádio e da mídia impressa. Analogias com outros meios são muito perigosas.

    Você disse: “Voce que nao gosto da atitude do blogueiro, simplesmente saia. A opcao eh sua.”

    Esse é o ponto. Há umas vinte emissoras de TV aberta que eu posso assistir aqui em casa, e todas tem comercial. A programação da maioria é intragável. Ou seja, se há um programa bom eu não tenho escolha. E na internet eu tenho escolha. Se eu simplesmente ignorar o que as pessoas pensam, elas vão buscar conteúdo em outro lugar, e há milhares de outros lugares.

    Por isso, como disse, minha intenção com esse post é entender melhor o que as pessoas pensam sobre o assunto. Foi uma surpresa para mim quando o Danilo publicou sua reclamação, não imaginávamos que isso fosse incomodar alguém. E queremos entender exatamente o porquê.

    Recomendar livros par a o Submarino pode? Indicar o Dreamhost? Incluir propagandas do AdSense ou Mercado Pago? Queremos entender, na opinião de quem acha que erramos, onde exatamente erramos.

  17. Ola Elcio…

    Acho que meu post fez mais barulho do que o esperado.

    De qualquer forma, não aprovei seu comentário seguindo por base a filosofia: Cortar o que não interessa ou o que vai contra o que eu penso. Filosofia que é fortemente adotada pelos ativistas da visie (Tableless e Brunotorres). Parabéns por não seguir estas práticas como seus colegas.

    Nada contra você ou o que publicas, afinal sou seu leitor a muito tempo. Nada contra a VISIE/Tableless/Panelinhas e afins. Só não gostei de como foi abordada a promoção de vocês, e pelo jeito muita gente concorda comigo.

    Acho que é isso…

    []’s
    Danilo Cesar
    http://www.danilocesar.com

  18. Oi, Daniele, obrigado por ter respondido.

    Acho que não me fiz entender. São duas questões diferentes.

    A primeira, você disse que o Google penalizaria blogueiros que fizessem posts pagos, e eu naturalmente me perguntei se isso era possível. Não disse que fizemos porque não podemos ser penalizados, só me perguntei se o que você disse era possível.

    A segunda questão é a questão ética. O que exatamente fizemos de errado? Qual é a regra que quebramos? O que pode e o que não pode? É isso o que estou tentando entender. Só fizemos esta promoção porque realmente não vimos nada de errado nisso e, se tivéssemos visto nela algo de anti-ético não a teríamos feito, (a despeito de o fato de eu achar que o Google não pode hoje nos penalizar por isso.)

    Me expliquei melhor agora? Estava apenas dizendo que acho impossível que o Google penalize os blogueiros assim, não estava justificando a promoção usando a impossibilidade de um castigo.

  19. ahhh ótimo! O google não tem como saber que a gente tá roubando, blz então vamos roubar mesmo..
    Daí vc pode aproveitar e colocar umas palavras chaves ocultas no site, tipo sexo e etc vai aumentar a visitação… e o google não tem como saber mesmo…..

    Quem precisa de ética e boas práticas né…

    Mas sei lá, é bom ter um pouco cuidado de qualquer forma, afinal há algum tempo eles excluíram o site BMW
    http://undergoogle.com/blog/2006/02/google-exclui-site-da-bmw-por-enganar.html

    Na minha opinião, um blogueiro falar bem de um livro que nunca leu é desonesto. Existem outras formas de ganhar dinheiro…

    Uma coisa é fazer uma sintese, exibir uma sinopse, outra coisa é sugerir e elogiar.

    E ainda, na minha opinião, estão incentivando o span. Vcs pensaram em algum momento que pode ser invasivo receber no meu agregador dezenas de post de pessoas dizendo o que fariam por um curso na visie, só pra vcs receberem Tackbacks?

    Eu tenho uma sugestão melhor: escrevam artigos interessantes, assim os trackbacks serão relevantes, ao invez de “eu falo deles pq me pagam pra isso”

    O conteúdo ainda é o rei, ou estou enganada?

  20. Acho que tudo isto faz parte, incomoda alguns porem nao foi feito nada injusto. Voce assina os blogs que quiser e da mesma forma que voce tem seu pensamento, poderia respeitar o que o autor do blog resolveu para ele. Nao existe essa ideia de”anti-etico” que estao tentando criar para forcar a barra. Muito disso eh pura influencia do Google. Mas ele tambem eh uma empresa e quer lucrar e proteger seu servico da mesma forma que o autor do blog pode querer ter sua forma de ganhar ali e manter seu servico para terceiros.

    Quanto a Visie eh a mesma coisa, empresas grandes fazem isso, o proprio Google eh uma empresa tambem e quer fazer prevalecer seu modo de pensar. Nao podemos nos impressionar pela filosofia do Google soh por este ser uma empresa forte. A Visie tambem pode usufruir dos meios existentes para fazer sua publiciidade. Nao eh o Google, nem eu, nem quem criticar que vai proibiir este modo. E sim cada um no seu pc. Voce que nao gosto da atitude do blogueiro, simplesmente saia. A opcao eh sua. O Google rebaixando o blogueiro estaria abusando de seu poder e querendo manipular uma tecnologia que eh oferecida. Se pensarmos que o Google tem o direito de privar o blogueiro de usar seu servico para promover terceiros, podemos achar q esta dentro de seus direitos, porem podemos achar tambem que eles esta “entrando” e limitando nosso site ou blog e, do mesmo modo que o usuario tem antipatia pelo blogueiro que faz isso por inserir propagandas que nao queremos ver, tambem poderemos ver o Google como um intruso em nosso espaco na web.

    For que criticarmos por “Ah nossa recebemos propagandas que nao queremos”. Eh inacreditavel alguem, que vive no mundo atual no qual vemos propagandas em todas as midias possivels e imaginaveis, chegar e soh perceber que estamos vendo propagandas que nao queremos na internet. Estamos vivendo sobre esta forma o tempo todo seja na TV, Jornal, Radio, Ate Dvd.
    Acordamos e ja estamos vendo estas propagandas.
    Na TV voce tem como passar o comercial e ir direto pro programa? Por enquanto ainda nao, e soh por isso estao por ai reclamando em blogs das emissoras e da TV em geral?
    No radio a mesma coisa.
    Quando chegamos no Jornal e revista vemos que eh possivel a nossa escolha assim como na internet . Agora por que soh na internet que foi resolvido reclamar deste fato?
    Citei o DVD pelo mesmo motivo. Voces no alugam filmes que rodam alguns trailers antes do menu? Soh por isso estamos por ai reclamando dos DVD’s e de Hollywod? No DVD , ainda eh pior do que na internet, porque no seu feeds eh soh voce tirar ou deletar o blog de la, nao precisa nem ver a propaganda, e no DVD se nao tomarmos uma atitude de pular para o menu seremos obrigados ainda a ver estes trailers.

    Mas estao po ai falando para os criadores dos DVD’s e falando “Se seu DVD contem trailers nao sera visto pela minha locadora” ??? Acho que nao. Soh existe esse pensamento em relacao aos Blogs porque empresas Grandes e poderosas como o Google reclamam.
    E Reclamam porque? Porque simplesmente nesta negociacao (blog – visie(exemplo) o Google nao participou e nao teve seu lucro no meio. o Google eh uma empresa privada e ta ali como qualquer outra, Querendo ganhar dinheiro. Obvio que havendo negociacoes que ela nao esta inserida vai incomoda-la. Ela quer eh que todas as empresas tipo Visie, recorram a ele para links patrocinados.
    Alguns usuarios influenciados por esse pensamento acham que estao tomando atitudes, revolucionando e se indignando ao criticar essas negocioes. Entao eles teriam que estar indignados com muito mais coisas e podiam gastar seu tempo com coisas mais serias.

    Ah, imaginem seo Governo resolve-se restringir algumas coisas ou com multas ou com alguma cosia as Emissoras de televisao por transmitir comerciais nos intervalos dos programas ou ate durante?
    Essa situacao ,guardada as porporcoes eh parecida. o Governos com a justificativa de “As emissoras estao usando uma concesao publica para ganhar dinheiro e fazendo empresas privadas cresceram no mercado as custas da concessao que dei pra voce(emissora).” Nao ia ser uma situacao no minimo inusitada?
    Duvido que os usuarios iriam concordar, no maximo concordariam pela mesma coisa da internet, nao quererem comerciais mas com certeza nao iriam achar justo. Ate porque nos telespectadores nao poderiamos mais conhecer os produos que queremos comprar.

    acabo. haha

    Bom, fugindo um pouco desse assunto mais serio (desculpe a interrupcao Elcio).
    Mas eu queria tirar uma duvida que fico na resposta que voce me deu em outro post quando perguntei sobre as ferramentas que voce usa no linux.
    Sou iniciante no linux e uso ubuntu portanto minha interface grafica eh GNOME. E voce falou sobre o Konqueror e o Kate mas eles podem rodar fora do KDE no GNOME ? ou voce tem alguma sugestao para euusar no gnome?
    Se puder me auxiliar fico bastante agradecido.
    Um Abraco

  21. Manoel, muito obrigado pelas palavras.

    Acho que é “chupar parafuso até virar prego”, não? 😉

    Se você chupar um parafuso initerruptamente durante dez anos, ele vira um prego. Já para fazer um prego virar parafuso, é preciso dominar a poderosa técnica de chupar em espiral, o que leva uma vida para aprender.

  22. Salvador,

    Não seja tão incrédulo. O que você quer dizer quando diz que o Tableless.com.br não é um site sério? O que ele tinha no começo que perdemos agora? Pode nos dar alguns exemplos do que fazíamos antes que era diferente do que é hoje?

    De antemão, obrigado.

  23. Daniele,

    Artigo interessante. Nos comentários do post original alguém fez a mesma pergunta que eu me fiz quando li isso: como?

    Como o Google vai descobrir e penalizar os links pagos, ou de programas de afiliados e outras URLs em que há interesse financeiro?

    De qualquer maneira, não haveria um ajuste automático de Page Rank? Se um blogueiro começa a recomendar lixo a seus leitores simplesmente para faturar algum dinheiro, as pessoas não vão deixar de assinar seus feeds e linkar para seus blogs? Perdendo relevância, sem links, seu Page Rank não vai descer automaticamente?

    Já se um blogueiro realmente lê todos os livros que recomenda, e fatura alguns trocados com o programa de afiliados do Submarino ou da Livraria Cultura, não é justo isso? Ele não está prestando um serviço útil a quem deseja comprar um livro, fornecendo informações confiáveis antes da compra?

    Ou seja, as pessoas vão linkar para o bom conteúdo e deixar de linkar para o ruim, e isso vai regular o Page Rank como sempre fez, independente do fato de que alguns blogueiros estejam ganhando dinheiro com isso.

  24. Gian,

    Obrigado pelas palavras de aprovação, mas, por favor, entenda que o objetivo desse post não é usar o direito de resposta ou defender nossa iniciativa, mas realmente ouvir as opiniões diferentes da nossa com as quais (sinceramente) nos importamos. Concordamos com sua opinião a respeito da promoção, mas acreditamos que e Danilo realmente foi incomodado pelo que fizemos, isso me parece mais razoável do que simplesmente chamar tudo de “inveja”. De qualquer forma, obrigado pelas palavras de apoio, você não imagina o quanto isso é importante para nós.

  25. “Os cães ladram e a caravana passa…”

    Essa é uma grande verdade. É muito comum blogueiros atacarem iniciativas legais de outros blogueiros ou sites de empresas porque de alguma forma foi tirada alguma vantagem nisso.

    Quando uma pessoa escreve uma resenha de um livro, com o link para o site de compra do livro (passando uma variável que associe uma comissão ao blogueiro), isso inviabiliza a resenha? Eu conheço MUITA gente que não clica em link com código de afiliado. Copiam e colam, arrancando fora o tal código malévolo, como se estivesse ele próprio pagando alguma coisa para o blogueiro que indicou o tal site, produto, ou outra coisa.

    Isso faz parte da mente tacanha do brasileiro, que fica pagando pau pros estadunidenses mas que detona iniciativas brasileiras, como citei nesse post aqui (já inclui a rel=”no-follow” para não me crucificarem).

    Élcio, parabéns pela promoção, achei muito legal a sacada e quem não gostou vai chupar um prego até virar parafuso.

    LIVE AND LET LIVE!

  26. Olá Elcio sou fã do seu blog e do seu javascript a muito tempo.
    Mas hoje, permita-me discordar (tanto de você quanto do Danilo).
    Minha opinião sobre o assunto:

    1) O ojetivo de voces era fazer SEO. Não acredito na parte que vc diz que queria fazer “brincadeira”, pois não vejo isso muito como uma brincadeira, apenas como propaganda. Leia lá. é só propaganda.

    2) Quanto a falar mal da Visie, você sabe muito bem que foi pedido indiretamente pra falar bem da visie: “…dizendo o que você faria para ganhar os dois cursos online da Visie.” – Meio impossível alguém falar mal da visie sendo que quer um curso dela né?

    3) Pra mim, a sua diferença do fábio é que ele não está oferecendo nenhum produto e apenas incentivando a escreverem sobre um assunto. Acho que a comparação que vc colocou não tem nada a ver. O fabio nao fez nenhum spam.

    Sobre o Dreamhost ou mercado livre, sua diferença deles, é que eles não tem vergonha de assumir que é publicidade.

    4) Não acho nada errado este tipo de estratégia que voces usaram. Ganhar dinheiro, publicidade não faz mal a ninguém e não tenham medo de assumir isso (voce fez muito bem no começo do post em assumir que queria fazer SEO).
    É verdade que isso acabou realmente gerando um spam para alguns usuários. Sim SPAM mesmo. Mas ué: Voces só queriam sua publicidade, fizeram uma promoção e pronto. Não vejo mal nisso. Todos precisamos fazer publicidade.
    Sendo spam, os usuários tem direito de não gostarem de spam, assim como eu já estou de saco cheio de propaganda do dreamhost.
    Alguns vão gostar da sua promoção, outros não. É assim com toda publicidade.
    Eu gostei, achei inovadora e talz, mas tem gente que não gosta e o Danilo tem razão em todas suas queixas.

    Só acho que você não precisa ficar querendo se desculpar e inventar que queriam fazer “uma brincadeira” e talz.
    Pooots, não há brincadeira nenhuma, é apenas publicidade.
    Qual o problema de assumir isso publicamente?? Todos precisamos de dinheiro pra viver. Assuma que queria fazer apenas SEO e pronto.

    Força pra voces aí da visie. 🙂 Espero não ter sido chato.

  27. Eu concordo com o Danilo, essa propaganda “ganha quem implorar mais” é SPAM. Já tive vontade de fazer os cursos da Visio, quando ela tinha outro nome e o tableless.com.br era um site sério. Hoje em dia nem mais assino os feeds. Lamentável isso e creio que esse post não vai mudar nada.

  28. Realmente a inveja as vezes desencadeia algum tipo de indignação…. oq tem d+ em ver pessoas elogiando uma empresa na tentativa de ganhar uma promoção?

    a promoção foi uma tacada inteligente e boa pra quem se interessa… as críticas são a prova de que deu certo….

    só estou comentando pq sempre leio os feeds deste e do tableless.com.br, e acho o trabalho desses 2 um tanto interessante… posso? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *