O Windows está o pronto para o usuário experiente?

O Windows está o pronto para o usuário experiente? Linux está pronto para o desktop do usuário comum.

Concordo em gênero, número e grau. Não uso Linux porque gosto da filosofia do software livre ou porque seja de qualquer maneira “politicamente correto”. Uso Linux porque é muito mais fácil e produtivo.

Interessante foi o link para as novidades do Gnome. Estou muito acostumado ao KDE, e adoro o sistema, mas essa listinha me deu realmente vontade de experimentar de novo o Gnome.

Linux, LinuxDesktop, KDE, Gnome, Windows, Usability, Usabilidade

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

5 comentários em “O Windows está o pronto para o usuário experiente?”

  1. Élcio, obrigado pela dica, mas existe como no boot eu escolher qual HD (primary ou slave) deve entrar?
    Assim eu posso ter dois sistemas operacionais em hd’s diferentes.
    Não conheço como fazer isso, por isso a dúvida.
    Abração e boa sorte!!
    Maudy

  2. Maudy:
    http://www.mrbass.org/linux/ubuntu/install/

    A sétima tela é a de particionar o disco. Note a primeira opção: “Erase entire disk”. Ela pergunta apenas se você tem certeza e faz o particionamento todo para você.

    Você só precisa particionar manualmente se quiser ter mais de um sistema operacional na máquina. É uma complexidade bem-vinda. O instalador da maioria dos Windows, por exemplo, não permite instalá-lo junto com outro sistema operacional, exceto outro Windows.

    Mas, como você pode ver na tela no link indicado, se você vai usar apenas Linux o Ubuntu faz a mágica toda para você. Ah, sim, o link está em inglês, mas o Ubuntu tem excelente suporte a português.

  3. Acharia aquele artigo uma maravilha, se… eu conseguisse INSTALAR a porcaria do Linux (não importa a distro, eu tentei com 5 diferentes e somente o Kalango me animou) em um HD com a mesma facilidade do Windows!!
    Podem meter o pau a vontade no Windows, mas só um tonto não percebe que a instalação de um sistema operacional TAMBÉM custa tempo (e dinheiro) para a disseminação do sistema em questão!
    Tentei instalar o Linux em um HD só para ele e mesmmo assim PRECISO particioná-lo??? Q “frescura” é essa? Esse pessoal que cria distros poderiam ajudar neste ponto.
    Blz.. particionei o hd principal (putz.. preciso do windows para rodar o linux… que mundo é esse??) e instalei o Linux: e aonde foi parar o tal do LILO???
    Tenho anos de informática mas ficar uma semana para tentar instalar um sistema operacional é demais. Imagina isso para uma empresa com várias estações de trabalho… Enfim, o Linux pode ser uma maravilha… para quem consegue usá-lo.
    []’s

  4. Respondendo a pergunta, título do post: Eu acho que não, ainda mais depois de ter lido o artigo no webinsider.
    Por falta de oportunidade e por acumulo de usuários comuns (leigos) em minha residência, nunca pude testar a fundo meu pc rodando Linux. Também não sou intusiasta do software livre, muito menos anti-windows, creio que entro na categoria “obrigados a usa-lo”.
    Este artigo foi a maior prova (do que eu tinha quase certeza) que eu estou perdendo tempo, e talvez um “pouco” de dinheiro, usando (e sendo usado também pela) microsoft. Mas tudo bem, tudo tem seu tempo, e este artigo me deixou mais “corajoso”, a ponto de pensar mais como usuário avançado e testar logo Linux em casa.

    Abraços Elcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *