O Cris Dias deu a dica: lista de human beatboxes no Boing Boing. Me diverti um bocado. Esse vídeo é muito interessante, me lembrou um episódio curioso da adolescência (talvez um dia eu conte aqui.)
Sou um grande amante de música a capella, principalmente gospel, e até tento cantar em quartetos ou grupos vocais nas horas vagas. Para você que não conhece esse estilo de música, vou deixar uma lista de links de música que gosto:
- The Acappella Company: vários grupos a capella dirigidos por Keith Lancaster, dos quais o carro chefe é o quarteto masculino Acappella, que acaba de se tornar um quinteto. Lancaster fundou o quarteto Acappella em 1982. Tenho a discografia quase completa dos grupos, faltam alguns dos discos mais novos que são difíceis de encontrar no Brasil. A música do Acappella é tão impressionante que muita gente chega a duvidar que apenas quatro ou cinco pessoas podem fazer aquilo tudo sozinhas. Tive a oportunidade de assistir o Acappella ao vivo quando estiveram no Brasil, em 2000, no Ginásio do Ibirapuera, e conferir o que muitos diziam: é verdade, eles realmente faze ao vivo todos aqueles sons usando apenas o próprio corpo. Para conhecer sugiro ouvir:
- Acappella: a versão antiga e a nova.
- I Feel Good: música animada e extremamente, absurdamente simples. Apenas quatro vozes, sem efeitos, repetições, beats, mais nada. E mesmo assim muito empolgante.
- Criminal On The Cross: aqui o acompanhamento fica um pouco mais complexo, mas a música ainda é bem simples.
- Talk to Jah: um incursão pelo reagge
- Instrupella: quem precisa de instrumentos?
- We Will See Jesus: aqui eles brincam com a caixa de efeitos do estúdio. Alguns fãs reclamam, justamente porque a coisa mais interessante da música a capella é o fato de que você pode reproduzí-la com seus amigos em casa, sem nenhum equipamento. Apesar disso, eu gosto muito dessa música.
- Good Living: não sei que nome dar a esse tipo de acompanhamento, muito comum nas músicas do Acappella. Não é um beat, o baixo faz o papel de um contrabaixo. Escute, você vai entender.
- Amazing Grace: gravado ao vivo, no melhor estilo gospel.
- Hush, Long Way To Go, Only Truth, John The Revelator, Rock-A-My Soul, He Gave Her Water, Every Body Said, Who Is Gonna Tell The Child, All Hail The Power, Blessed Assurance: indescritível, você tem que ouvir. Baixo, beat, um acompanhamento que ora lembra os quartetos a capella da década de 60, ora lembra o gospel das igrejas de negros americanas.
- Baixos e acompanhamentos muito graves, marcantes ou difíceis de cantar: Ezekiel Saw The Wheel, Roll Jordan, Amazing Grace, Movin’, Well On My Way, Life, Rock Of Ages, In The Garden, Livin’ Inside, He Did It Again, Holy, holy, Holy, When I Survey / Old Rugged Cross
- View That Holy City: parece aquela música da árvore da montanha, ou aquela dos elefantes que incomodam muita gente.
- Do You Love The Lord e Water From The Well: crianças cantando.
As músicas acima são apenas dos discos do quarteto. Você pode encontrar muito mais, incluindo vozes femininas, no site Acappella.org. Recomendo as Series e o AVB.
- Take 6: não cantam apenas a capella, por isso não estranhe se encontrar músicas acompanhadas de instrumentos lá. É um tipo de música indescritível com modelos de harmonia que eu nunca vi em nenhum outro lugar. Esqueça tudo o que os livros de harmonia ensinam, isso aqui é realmente novo.
- Glad: aqui também nem tudo é a capella. Muito diferente dos dois acima, o Glad parece muito com os quartetos vocais dos anos 60. Os arranjos são absurdamente perfeitos, chega a dar raiva.
- Dos grupos brasileiros que eu já vi cantar, poderia citar Communion e Heivs. Há outros, mas eu não conheço os sites. Há também uma série de outros excelentes quartetos e conjuntos que normalmente cantam acompanhados mas já gravaram músicas a capella. Poderia citar, por exemplo, o excelente e tradicionalíssimo quarteto Arautos do Rei.
- Claro, não há apenas música religiosa. Mas eu não conheço muito de música secular a capella. Poderia citar que já vi o Roupa Nova cantando a capella, e muito bem. E, claro, o divertido Rockapella. Há também um documentário do Spike Lee chamado Do It A Capella que é muito interessante.
Gostou? Reúna uns amigos e faça você também. Se tiverem nascido com um bom ouvido, não vão precisar de mais nada. Caso contrário, partituras podem ajudar. Há algumas partituras aqui para quem quer começar. Se estiver complicado, sugiro treinar um pouquinho com música tradicional. Há muita, muita informação disponível, inclusive centenas de partituras, no site de um ex-professor meu: 4tons.com.
Update: Acappella no Brasil, eu vou!
Olá gostei muito desta página. Sou cantora e canto em trio com meu esposo e filho. Se puder me ajudar indicando blogs que gostem deste estilo, ou divulgando nossa música em seu blog ficarei grata. Meu email é secretaria@ceeduc.org
Andréa.
Oiii pessoal! gostei da página…se alguém souber com baixar a musica to win as many as possible me avisem pq eu naum encontro!!!!!
Abraços
BOA TARDE A TODOS OS COLEGAS APRCIAADORES DA BOA MÚSICA,AMO OUVIR QUARTETOS VOCAIS EM ESPECIAL OS QUARTETOS ACAPELLA,RECENTEMENTE DESCOBRI UM GRUPO AFRICANO CHAMADO LADYSMIT BLACK MAMBAZO SE TIVEREM A OPORTUNIDADE DE OUVIR OUÇAM.PELO E-MULE DÁ PARA BAIXAR,UM ABRAÇO A TODOS E TENTEM OUVIR AMAZING GRACE NA VERSÃO AFRICANA DO LADYSMIT BLACK MAMBAZO ESSES HINOS TODOS SÃO CANTADOS NO ESTILO ZÚLU.MARANATHA.
Ah, isso é para já encarar um belo ritmo de sexta-feira caminhando para o fim-de-semana… Deixando a linha de códigos, a cabeça se esquecendo dos algoritmos (será que dá?) e descansando na amazing grace. Que maravilha!
Caramba, banda de boca! Já ouvi falar, embora não tenha ouvido, de fato.
Assisti ontem: http://www.youtube.com/watch?v=I_4iDM-M7xA
Muito bom!
E, como diz o zelador aqui do prédio, no “iúbe” você acha de tudo! 😉
(Obs.: BandaDeBoca é excelente também.)
Tenho um primo Salvador que criou um grupo deste estilo. Se chama Banda de Boca. Tem um repertório vasto de canções bem brasileiras. Quem quiser conhecer entre no site deles (bandadeboca.com.br) ou procure no Emule que você encontra o disco deles que eles mesmo liberaram na Net. É muito bom!
Recomentando:
Apesar de gostar muito de boa música, tenho pouca música a cappela aqui. Um pessoal com quem eu toquei um tempo atrás cantava essa música, ‘criminoso na cruz’ (eles, não eu: eu só sei tocar mesmo).
Fiz um curso de férias de Arranjo Vocal na Universidade Livre de Música com o maestro Tasso Bangel. Foi uma das melhores coisas que já estudei na minha vida!
Ué, meu comentário não entrou?
Nossa….ouvia Acapella há muitos anos.
Acho muito legal.
Tinha uma fita que de um lado era Oficina G3 e do outro Acapella.
Era demais.
Vou ouvir pelos links que passou!
[]´s
Eu gosto de tudo quanto é música boa, embora tenha pouquíssima coisa a capella aqui.
Essa música criminoso na cruz, a gente cantava (a gente vírgula, o vocal de uma banda que eu tocava cantava, porque eu não canto nada). Me lembrei dessa época. Época boa!
Fiz um curso de férias de arranjo vocal na Universidade Livre de Música (ULM) com o maestro Tasso Bangel, que foi certamente uma das melhores coisas que já fiz na vida. Saudade dos meus tempos de músico!