Danilo Medeiros precisa de trackbacks, e você também.

Parece que está todo mundo falando sobre o assunto. Basta ver a listinha publicada pelo Rigonatti. Blogueiros precisam conversar mais. É preciso ler o que os outros escrevem, comentar, contribuir, colaborar, trocar (o que me faz lembrar este post do Cris Dias.)

Então eu queria aproveitar o ensejo para lembrar: seu blog precisa de Trackbacks. São uma excelente ferramenta para promover a conversação online. Veja:

O Danilo Medeiros, neste post, linkou este excelente post da Monica Sabino. Acontece que, indo ao site da Monica, não há nenhum comentário do Danilo lá.

Você sabia que seu sistema de blog pode fazer isso automaticamente para você? O nome do negócio é Trackback. O WordPress[bb], por exemplo, faz isso: insere um comentário em cada blog linkado, automaticamente. Desde que, é claro, o blog linkado suporte trackbacks.

Assim, quando você comentar algo que alguém escreveu, o autor do texto original vai saber que você respondeu, iniciando uma discussão. E quem chegar a um texto vai encontrar nos comentários referência ao outro.

Mas, para que isso funcione, os dois blogs precisam suportar trackbacks. Por isso, se seu sistema de blog suporta trackbacks, por favor habilite o recurso. E se não suporta, mude de mecanismo de blog.

Ouviu, Danilo? Você, o primeiro podcaster brasileiro, autor do primeiro site web 2.0[bb] brasileiro, precisa nos dar a chance de conversar, por favor!

ET: Não, não é uma vergonha que o blog do Danilo não tenha trackbacks. Não deixei de ser fã dele, nem vou fechar minha conta no Wasabi. Embora o recurso não seja tão novo assim, muita gente não sabe o que é. Só aproveitei o blog do Danilo porque ilustra muito bem o que eu queria explicar.

ET2: O WordPress deve ter tentado enviar trackbacks para todo mundo que foi linkado aqui. Se não aparecer um comentário meu em cada link é porque o sistema do blog linkado não suporta trackbacks ou o dono do blog não aprovou meu comentário.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

28 comentários em “Danilo Medeiros precisa de trackbacks, e você também.”

  1. Élcio,
    conheci seu blog através do Robô de Google Ranking, o qual estou escrevendo sobre nesse momento. Há poucos dias escrevi um artigo analisando porque meu blog tinha poucos links de outros blogs e, pena, não tinha lido ainda esse artigo,
    um grande abraço e sucesso!

  2. Não entendo se dá para usar TrackBack entre sites de plataformas de blogging diferentes. Para fazer utilizar a função trackback num post do blogger, é preciso ter uma conta blogspot, isto é só funciona para linkar 2 sites do mesmo provedor (blogspot).
    Não existe um sistema de trackback mais independente?

  3. Muito obrigado pela explicação simples de algo que há muito tempo sei que existe porém não me mexia para colocar em funcionamento no meu “brogue”. E só para avisar o povão do blogger.com que é possível sim ativar o trackback no painel de controle.
    Abraços

  4. oh! Gosto do que todos escrevem.

    Trackbacks é um recurso que veio para melhorar a relação entre blogueiros e leitores.

    Mas acho que o errado é desativar os trackbacks.
    No caso do Danilo, tem até uma explicação que eu concordo. Em vista de ser alguem que parece estar com as mãos ocupadas com outros projetos.

    Mas olha, o post é relevante.

  5. Pingback: Rafael Lima
  6. Pingback: Bardo.Cyaneus.Net
  7. Pingback: Bardo.Cyaneus.Net
  8. Excelente post. Eu topava em vários blogs de tecnologia com a história dos “trackbacks”, sem entender direito e sem uma motivação especial para entender. A sua mensagem tornou tudo muito claro.

  9. Quanto à falta de conversação e a dificuldade de se ler posts integralmente, comentá-los, etc… o fato é que se existe um número de versão pra Web, deveria ter também um número de versão para se dar para o usuário. Qual seria a versão dos atuais usuários de internet?

  10. Que ótimo, agora eu sou o culpado por vocês não conversarem! 🙂 Pessoal, vamos conversar, troquem telefones, criem listas, marquem chopes, abram fóruns… só não se limitem a conversar por trackbacks, por favor!

    ô Élcio, trackback é legal, mas não é tudo. E certamente não é a panacéia pra criar as tais conversações que o pessoal anda comentando. Mas de qualquer modo só não tem trackback no Digitalminds porque vou ter que programar, e não acho que valha o esforço agora…

    Grande abraço,
    Danilo

  11. Pingback: Sérgio Blog 2.3
  12. Pingback: InterNey.Net
  13. Show de bola essa explicação sobre trackback, só assim entendi pra server esse ‘trem’, só falta enter o famoso ‘permalink’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *