Aprenda os fundamentos: cores no CSS

Quando você se deparar com algum tipo de código, tenha a curiosidade de decifrá-lo.

Me impressiono com a quantidade de programadores que precisam escrever CSS com regularidade e nunca pararam para entender o significado dos código de cores.

É simples: uma cor RGB é composta de três números, representando as cores vermelho (R), verde (G) e azul (B). Cada um desses números pode ir de 0 a 255 (1 byte).

Então o vermelho vivo é:

rgb(255, 0, 0)

Que também pode ser escrito como:

rgb(100%, 0, 0)

Ou, em hexadecimal (255 = FF):

#FF0000

As cores que podem ser “arredondadas” para duplas de letras iguais, como essa, podem também ser escritas assim:

#F00

E é isso. Da próxima vez que você escrever uma cor, vai saber o que significa. Agora pesquisa sobre RGBA, você via ver como fica fácil entender.

Mas não é só sobre cores. Faça isso sempre que se deparar com qualquer tipo de código, tente entender o que ele significa, você vai gastar um pouquinho de tempo no início, mas a vida vai ficar muito mais fácil depois.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *