YouTube no Brasil, Flickr em português

Vi os dois no CrisDias:

YouTube Brasil.

Flickr em Português.

No Flickr, um detalhe curioso: se você já acessou o site do Flickr, talvez haja um cookie em sua máquina que faz com que você veja sempre em português. Se você clicar no link acima e não vir o Flickr em português, clique no rodapé, no link “português”:

Será um sinal de que os números em nosso mercado estão ficando mais significativos? Ou é algo que já devia ter sido feito há muito tempo?

Isso me fez lembrar um trecho da palestra do Marty Cagan no ELPI, ao final, na parte de dúvidas, alguém perguntou a ele sobre o desenvolvimento de produtos no Brasil e para o Brasil. E ele disse que enxerga um grande potencial no desenvolvimento de produtos no Brasil, mas vê grandes dificuldades no desenvolvimento de produtos para o Brasil. E o motivo é o tamanho de nossa Internet. Como dado ele citou o fato de que nos Países Baixos o índice de penetração da Internet está em mais de 95% da população, enquanto no Brasil esse índice não chega a 17%.

Esse é um problema de visão muito comum. Os 17% da população brasileira que acessam a Internet são mais de 32 milhões de pessoas (dados do IBGE, de 2005). O dobro da população dos Países Baixos. Ou seja, um mercado de um tamanho respeitável.

Em tempo: apesar dessa resposta infeliz (e responder as perguntas ao final é mesmo difícil às vezes) a palestra do Marty Cagan foi a melhor coisa do dia. Estou ruminando algumas das idéias dele até hoje.

Elcio: Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

View Comments (3)

  • Que comparaçao infeliz, Marty Cagan não levou em consideração que destes 17% a uns 50% faz tudo pela internet.

  • Respeitável... e com desenvolvimento respeitável também, eu acho.
    Aqui se desenvolve muito com pouco... ainda.
    Mas a palestra foi boa mesmo!

  • Eh realmente a comparaçao foi no minimo infeliz, mas como voce mesmo disse, final de palestra, varias perguntas, eh facil soltar um balao.