Spesa, desisti logo de cara

Acabo de me cadastrar no Spesa. O Spesa é um gerenciador de finanças pessoais[bb] online. Você controla seu fluxo de caixa, anota cada movimento e sabe exatamente para onde foi o seu dinheiro. O aplicativo parece muito bem desenvolvido, a interface é agradável e fácil de usar, e a idéia é genial.

Não me cadastrei para avaliar o produto, mas porque tenho interesse em usá-lo mesmo. Todas as boas opções que eu conheço para fazer a mesma coisa não são online. Planilhinha no Google Docs? Esquece!

Bom, fiz o cadastro inicial, ativei minha conta e fiz meu primeiro acesso. A primeira tela a ser apresentada é essa:

spesa.png

Legal, você começa a usar o aplicativo indicando seu saldo inicial. O problema é que eu tenho mais de uma conta bancária. Coloquei zero de saldo só para poder passar para a próxima tela e constatei o que eu temia: se você tem mais de uma conta, o Spesa é inútil.

Uma pena, espero que eles ofereçam uma maneira de gerenciar mais de uma conta logo, porque eu realmente preciso de um serviço desses.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

30 comentários em “Spesa, desisti logo de cara”

  1. Você pode tentar utilizar o Granatum (www.granatum.com.br). Além de gratuito, aceita múltiplas contas e envia avisos de vencimento de contas a pagar ou a receber. Ele possui também um mecanismo de feedback dos usuários, a partir dos quais melhorias e novas funcionalidas são implementadas.

  2. Utilizo o controlefinanceiro.com há um ano e pouco e o acho ótimo, várias contas, marcadores e cartões. O pessoal do site é bem atencioso.

  3. Eu recomendo o sMoneybox.

    Faço parte da equipe de desenvolvimento e nosso foco é atender o que nossos usuários necessitam.

    De funcionalidades, cito:
    – Inserir registros pelo celular;
    – Possibilidade de múltiplas contas;
    – Inúmeros gráficos e médias para melhor entendimento das finanças;
    – Vários idiomas, fórum ativo e outras mais.

    http://www.smoneybox.com/pt/

    Experimente!

  4. Eu acho meio estranho o pessoal falar que “não é seguro” mexer com dinheiro online. Pelo que eu vi do Spesa, a única informação que ela pede pra você é o e-mail… Onde está a falta de segurança nisso? A unica informação que eles tem é um monte de numero e um email….
    Em relação a multiplas contas. Olha que engraçado… Navegando no Spesa, vi em um banner (adsense) a propaganda de um “concorrente”. Ele tem versão free e paga… o site é http://www.webfinanceiro.com e a versao free suporta multiplas contas…

    abraços

    Paulo

  5. Esse que é o problema de ter muito dinheiro… No meu caso dá pra controlar em um .txt 🙂

    Brincadeira… Eu uso uma planilha do OpenOffice.org. Tentei usar o GnuCash, mas era muito pra mim…

    Abraços.

  6. Já usei este e outros similares, e , por último, testei uma planilinha no google Docs.
    Adivinha qual ganhou? A planilha saiu bem mais prática para mim.
    Eu tento prever mensalmente o que vou gastar e nenhum destes me serviu bem, principalmente pela falta de velocidade na hora de inserir uma simples entrada.

  7. Estou para desenvolver um sistema e roda-lo no lap… muito melhor.

    Eu não confio nem um pouco no que se trata de dinheiro na net. Ainda mais no que se trata de um sistema FREE, ainda mesmo que o dono do sistema fosse google, não rola.

    Um sistema desenvolvido por você com suas premissas, as funcionalidades que melhor lhe atende e outra nem é algo muito complexo. 😛

    Abraços

  8. Fala élcio leio seu blog a bastante tempo mas nunca comentei aqui. Eu uso o budgetpulse, gosto muito, apesar de ser em english ele supre bem as minhas necessidades, nunca experimentei o spesa.

  9. Élcio, você acha seguro controlar as finanças em um aplicativo web?
    As informações não ficam armazenadas em um banco de dados, que pode ser acessado por alguém que o administre? Não existe a possibilidade de alguém ficar olhando o que você faz?

    Não é melhor utilizar um software onde só existe você para administrar e tudo fica no HD?

    Gostaria da sua opinião.
    Obrigado!

  10. Eu uso ele ja faz mais de 6 meses, acho muito bacana e prático, não tenho mais de uma conta mas c precisa gerenciar elas como uma todo ele serve sim
    é só fazer todos os lançamentos ele t dará um só falor no final, e separa por tags seus lançamentos q conseguirá gerenciar cada conta separadamente

    acho q da sim

  11. Também não curti o Spesa.
    Estive à procura de uma ferramenta onde eu pudesse organizar meus gastos.

    O Spesa foi a primeira opção.
    Mantenho somente uma conta, mas achei o sistema tão simples (no sentido de poucos recursos) que corri atrás de outro. Estou testando o BudgetPulse e o Moneytrackin´ que foi citado pelo Chan.

    Nando, (vou aproveitar o espaço que o Elcio abriu, pra fazer minhas considerações)
    como sugestão para uma próxima versão do Spesa, você podia implementar um recurso onde poderíamos simular gastos.

    Por exemplo: você tem seus gastos fixos (celular, telefone, banda larga, etc) e está pensando em financiar um computador. Então você colocaria como simulação o valor das parcelas, numa tabela separada, pra ver no final do mês quanto sobraria de grana (ou quanto faltaria). É possível fazer isso separadamente, mas acho que seria legal ter o recurso no próprio programa.

    Boa a idéia do widget pra Mac (vc podia fazer um pra Windows também 😉 ) e do plugin pra Firefox. Receber as infos em RSS também é muito legal.

  12. Élcio,

    Não sei se sabia mas eu que fiz o Spesa! 😉
    Bom, eu também sinto muuuuita falta de múltiplas contas bancárias (afinal, tenho 3 em bancos diferentes). E adivinha? Eu já estou implementando essa funcionalidade. Se quiser, fala comigo no GTalk! Aí, pode me contar quais são as suas necessidades!

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *