Média de lista em Python, como calcular

Às vezes a gente tem a tendência de complicar as coisas. Semana passada, um amigo me perguntou se há alguma forma de calcular a média de uma lista em Python. Assim como há funções para calcular a soma dos elementos ou o maior elemento, ele esperava que houvesse uma para calcular a média.

Afinal, calcular a média de uma lista é uma necessidade comum, certo? Deve haver no Python algum jeito fácil de fazer, então. Quando eu disse que não, meu amigo gastou alguns segundos pesquisando e chegou nessa solução:

import numpy
l = [ 2, 5, 6.8, 9, 7]
avg = numpy.mean(l)

Funciona. Não é muito código. Mas tem alguns problemas:

  1. Cria uma dependência extra: será preciso ter o numpy instalado para que a aplicação funcione
  2. Complica um pouco mais o código: nem todo mundo sabe o que faz o método .mean(), fazendo com que outros programadores tenham que gastar um tempinho pesquisando
  3. Tem uma performance pior: ou, pelo menos, para os tamanhos de lista mais comum. A função de média do numpy é otimizada. Deveria portanto, ser mais rápida. Se você tiver que calcular centenas de médias de listas gigantescas, numpy vai fazer diferença. Mas não é o caso da maioria das aplicações. Se você for usar pouco a função mean() o custo de importá-la é maior que o de fazer o cálculo você mesmo.

E como fica esse cálculo? O jeito como eu recomendo calcular a média de uma lista em Python é esse:

l = [ 2, 5, 6.8, 9, 7]
avg = sum(l)/len(l)

A dica é: antes de procurar ou construir um módulo com a solução do seu problema, pense se não é um problema simples demais para isso. Se você fizer esse exercício, vai evitar escrever código como esse:

import calculations
x = calculations.sum(2, 7)

Ao invés de:

x = 2 + 7

E não, não tem filosofia, técnica ou estratégia que você posa usar para tentar me convencer de que o primeiro jeito é melhor do que o segundo.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *