É sobre pessoas

Você está no negócio de atender pessoas.

Se você desenvolve software, lembre-se de que alguém vai usá-lo. Para gerenciar coisas que importam para outras pessoas.

Se você desenvolve sites, lembre-se de que ele será acessado por pessoas. Para comunicar algo sobre outras pessoas.

Computadores são máquinas determinísticas. Ou pelo menos, são feitos para ser. Isso significa que, recebendo as mesmas entradas, um computador deveria se comportar sempre do mesmo jeito.

Seu comportamento pode ser completamente compreendido e previsto. E, se você é um programador, é exatamente isso que você estudou para fazer.

Já pessoas são o oposto. Não são máquinas, não são determinísticas. Seu comportamento também pode ser estudado e previsto, mas nunca com a mesma precisão. E isso exige um conjunto completamente diferente de conhecimento e ferramentas.

Talvez você precise gastar algum tempo para entender de pessoas. No post de amanhã vou falar sobre o porquê.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

Um comentário em “É sobre pessoas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *