Windows Media Video 9 no Ubuntu

Logo que publiquei o vídeo da palestra de Tableless que, por motivos alheios a minha vontade, estava em Windows Media 9, alguém me perguntou como fazer para tocar esse formato no Linux.

Bom, se você usa Ubuntu[bb], eu posso ajudar. Há maneiras de se fazer isso para qualquer distribuição, mas você vai ter que usar o Google 🙁

No Ubuntu, para variar, é bastante fácil. Eu uso os pacotes desse pessoal: Penguin Liberation Front. No Dapper, edite como root o arquivo /etc/apt/sources.list e inclua as seguintes linhas:


deb http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf dapper non-free
deb-src http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf dapper non-free

Depois execute:

wget http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf/12B83718.gpg -O- | sudo apt-key add -
sudo apt-get update
sudo apt-get install w32codecs

Pronto, você tem Windows Media 9 funcionando.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

8 comentários em “Windows Media Video 9 no Ubuntu”

  1. Desculpem minha ignorância mas sou um novo usuário de Linux e infelizmente vejo em todo lugar estas linhas de comando mas não sei exatamente onde tenho que entrar para executálas.

    Se alguém puder me dar uma luz eu agradeceria, pode mandar diretamente no meu e-mail.

    Obrigado
    Gustavo

  2. Usando Windows Media dentro do Firefox no Ubuntu Linux:

    Se houver necessidade de assistir um vídeo ou áudio no formato Windows Media dentro do Mozilla Firefox, os comandos adicionais seriam:

    sudo apt-get install mplayer

    sudo apt-get install mozilla-mplayer

    O plugin do mplayer funciona muito bem com streaming nos formatos Windows Media.

    😉

  3. Hawk, não sei se já tirou sua dúvida, mas esses comandos (wget *gpg | apt-key add) são para autenticar os repositórios, no caso os do “Penguin Liberation Front”.

    Quanto ao assunto, acho “exagero” dos desenvolvedores não incluirem esses codecs por não serem “livres”, mas de qualquer jeito como você mostrou a instalação não é nada complicada.

    Para o debian temos o http://www.debian-multimedia.org/ que hospeda repositórios com estes “pacotes proibidos”, o próprio site tem uma explicação simples de como usa-lo… =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *