Como muita gente demonstra curiosidade em relação ao fato de eu usar Linux para trabalhar, resolvi preparar um pequeno vídeo mostrando como é trabalhar com Linux no Desktop. Não é um tutorial nem nada assim, serve apenas para mostrar meu Desktop para que aqueles que nunca viram desenvolvimento com Linux tenham idéia de como é:
desktoplinux.avi (19,2MB)
São oito minutos, em resolução 640X480, compactado com XviD 4. O som está cortando em alguns pedaços, em virtude de eu ter deixado muita coisa rodando na máquina ao mesmo tempo em que gravava o vídeo. Apesar disso, creio que dá para entender.
Ah, aprendi o nome desse tipo de vídeo hoje cedo: screencast. Aprendi com o Fred, que publicou uma excelente análise do Picasa. Vale a pena assistir. (O post do Fred chegou em excelente hora, assim posto meu screencast chamando-o pelo nome de screencast ;-))
Antes que você pergunte, meu sistema é um Kurumin, com KDE 3.4, 3D-Desktop e Komposé, Superkaramba, Kmail, Kopete, Kate, Firefox, Opera e IE rodando no Wine.
Update: Um bocado de gente me escreveu pra perguntar sobre o desktop 3D e o programa de gravação de vídeo. Vamos lá. Para desktop 3d usei o 3D-Desktop (para quem usa Debian basta apt-get install 3ddesktop). Para configurá-lo crie um novo ícone em algum lugar de seu menu K que executa o seguinte comando:
3ddesk --goto=1 --nozoom
Dê a ele o nome de, por exemplo, Desktop 1, desligue o histórico de lançamento e atribua a ele a combinação de teclas CTRL+F1. Depois crie um que executa:
3ddesk --goto=2 --nozoom
Chame de Desktop 2 e atribua CTRL+2. E assim por diante, até o número de desktops virtuais que você normalmente usa.
Só isso já é o suficiente para trabalhar sem o pager. É como eu geralmente trabalho aqui, usando o teclado para alternar. Usei o pager para o pessoal que assiste o vídeo entender que eu estava fazendo alguma coisa.
Para configurar o pager, usei isso aqui.
Já a gravação do vídeo, fiz o com o gvidcap, uma versão do xvidcap. Para quem usa Debian, adicione o repositório do autor do programa e: apt-get install gvidcap.
Vou te dar um exemplo muito prático sobre o usuários windows. Você conhece a alegoria da caverna de Platão. É assim que se sentem a maioria das pessoas, acham que é coisa muito difícil e na verdade não é. Agora é claro que se falando a nível de super usuário é complicado e vale fazer essa diferença entre Desktop e administrador em redes Linux. Aí você sabe é outro papo.
Poderia ter ficado melhor.
muito bom este site aprendi muito com cvs
Eu estou usando o Ubuntu, vc saberia me dizer c funcionaria o desktop 3d nele???
abraços
parabens ae para vc que administra esse site ta muito legal eu so novo na plataforma linux e gostaria de receber esse video que vc fez no meu email pois ja baixei duas vezes da um erro e so sai o som o video naum sai……blz
instalei o gvidcap/xvidcap no kurumin, mas não consigo gravar o audio com o xvidcap, não aparecem as opções de audio. Já o gvidcap da Segmentation fault direto, e não consegui instalar o libavcodec0. Ele desinstala o ffmpeg e vários outros pacotes. alguém tem uma dica?
Eu particularmente achei muito bom o site de vcs!!!!
Para poder instalar o gvidcap é facil: sudo aptitude install gvidcap Para poder rodar não é tão facil, pois ele precisa de mais 2 arquivos e não avisa nada disto, consequentemente da um erro de Segmentation fault . sudo apt-get install ffmpeg sudo apt-get install libavcodec0 E ai que maravilha, ja estamos fazendo um video treinamento para mandar pra usuarios que não conhecem linux, pois a cada um dos nosso clientes damos um kurumin de brinde. É LINUX mostrando sua force infinita….
fiz o download mas sou ouço sua foz. Como devo proceder? Obs. Sua iniciativa foi otima esta de parabens
Bom, sempre tive interesse em trabalhar com linux, mas fiquei na dúvida… qual programa vc usa para criar os bd’s (access) no linux e editar scripts em asp (apesar de poder fazer num bloco de notas por exemplo)… mas tipo num editor que faça a coloração das sintaxes e tal… já servidor óbvio num é programa só usar a da locaweb, heheheh ou pra usar localmente como vc faz?
atualizacao
Tentei ver o vídeo aqui com uma pancada de visualizador e não funcionou. Só saí o som. Tem alguma idéia — que codec eu precisaria; ou algum outro formato? 🙂
Me desculpe a redundância na pergunta, mas queria saber qual é o programa que você utilizou para fazer o vídeo? Pois não tem respostas aos comentários. Você falou de dois programas: Poderia escrever seus nomes para que eu pudesse baixá-los.
Podia ter usado o vnc2swf e produzido um filme em flash, ficaria MUITO menor. http://www.unixuser.org/~euske/vnc2swf
__Excelente! Com o advento da banda larga, vídeos tendem a ser bem mais excitantes que Screenshots.BOm acho que o MOrimoto poderia colocar um vídeo como tuturial, algo para primeiros passos na distro oficial, você carrega o CD e logo depois o vídeos vem junto!!!
Parabéns pela iniciativa. Sou usuário Linux a vários anos e já vi muitas vezes screenshots tentando mostrar a usabilidade ou simplicidade (em alguns casos MSemelhança) do Linux, mas o vídeo não deixa dúvidas! Parabéns.
ainda não assisti até o fim, mas cabia vc dizer logo no início (ou aqui no post) qual o hardware que está rodando a coisa toda… []´s fcl
com qual programa você fez o vídeo ?