Usabilidade ao pagar contas no Internet Banking do Bradesco

Uso o Internet Banking do Bradesco há alguns anos. Passei anos pagando minhas contas nessa tela:

Pagando contas de consumo no Bradesco

Sem ler aquele texto “Se necessário consulte a Relação das Concessionárias Conveniadas”. Ou seja, preenchia o código de barras, a data, e em seguida clicava no select:

Pagando contas de consumo no Bradesco

E encontrava, naquela loooooonga lista, a empresa cuja conta estava pagando. Passei mais de um ano xingando o Bradesco por este campo a mais, tão complicado de usar, e elogiando o Itaú pelo seu sistema mais simples. Até o dia que, não sei porquê, li aquele texto em negrito.

O que me motivou a escrever este post é que vi um amigo fazendo a mesma coisa esses dias. E ele já é a quarta pessoa que eu vejo fazer isso. Culpa nossa, que não lemos o texto? Pode ser. Mas quem perde com isso é o Bradesco, que passa a imagem de complicado e burocrático[bb] enquanto esse mal entendido podia ser evitado com facilidade.

Minha sugestão? Tirar esses campos dali. Se alguém tentar pagar uma conta de uma concessionária não conveniada, envie o sujeito para uma tela informando isso e, se acharem conveniente, exibindo a lista. De preferência numa lista HTML, não num select. Duvido muito que aquela lista ali esteja ajudando alguém. A idéia é que, se o sujeito tem uma conta que não pode ser paga pelo sistema, ele descobre isso ali na lista, antes de perder seu tempo digitando o código numérico. Você acha que alguém realmente consulta aquela lista antes de digitar?

Usability, Usabilidade, Bradesco, InternetBanking

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

10 comentários em “Usabilidade ao pagar contas no Internet Banking do Bradesco”

  1. Infelizmente , o Banco Bardesco é um Banco que não podemos confiar, complicado de se trabalhar, além de ter um mal atendimento. Digo isso por eu ser funcionário público do estado da Bahia e infelizmente recebemos os vencimentos neste maldito Banco, interessante que no dia do pagamento, vários caixas eletrônicos ficam sem funcionar, com falta de dinheiro, burocratizando toda a utilização. Ultimamente recebi um cartão de credito , com senha e tudo sem ter solicitado e sem ao menos assinar qualquer documento para o recebimento daquele, isso é um absurdo. Precisamos utilizar deste meio de comunicação para mostrar a população que tenham cuidado com as armadilhas que o Banco Bradesco utiliza para se apossar dos dinheiros dos clientes.

  2. Olá Pessoal…. deixa eu acrescentar à esta, uma experiência sobre o novo IB do Santander… antes do Banespa, perfect! Agora sua nova versão vem me causando náuseas.. hehe… primeiro problema… consegui realizar um DOC (sem saber é claro!) de 1,88 reais… sem falar que o custo do DOc é de 7,50 … o problema é que o campo não tem informação sobre formato e eu muito inocente* digitei no valor do DOC 188 e clique em efetuar… sem perceber ao sair do campo ele por vontade própria transformou o valor em 1,88 …. e com sua eficiência realizou a operação! Já mandei e-mail, liguei e apontei o problema… but… passados 3 meses e nada…. Alguém sabe se estes caras se preocupam com testes de usabilidade?

  3. Não sou cliente do Bradeco, por isso não posso opinar sobre a usabilidade do mesmo.

    Por acaso alguém já escreveu um e-mail pro banco dando sugestões de melhoria no site?

  4. Élcio,

    Lamentável empresas de grande porte implementarem novas funcionalidades sem ao menos fazer um teste de usabilidade.

    Bancos deveriam ser os mais preocupados com a satisfação do usuário, pois o cliente está fazendo transações financeiras, ou seja, injetando dinheiro na empresa.

    Já faz alguns dias que estou capturando dezenas de interfaces de bancos para fazer um post de avaliação de interação, usabilidade e afins. Escolhi como foco os bancos porque é um setor pioneiro em transações pela internet no Brasil, mas que continuam cometendo erros primários.

    Não faltam bons profissionais de usabilidade no Brasil, o que falta é o mercado perceber a importância deles. E enquanto isso não acontecer, nós pagamos o pato.

    Otimo post!

  5. hahaha pode cre verdade isso .
    é eu tb prefiro o sistema do itau bem mais simples e o do banco real tb é bacana ! outra coisa que nao gosto é o maldito popup que abre no bradesco em 800×600 mas fazer o que !!!

  6. Eu uso o Internet Banking do bradesco a alguns anos [quando funciona, ontem a noite mesmo eu fui pagar umas contas de consumo e o site parou de responder logo apos eu digitar minha senha do cartao de débito], sempre paguei as contas via bankline, confeço que nunca selecionei nada nessa lista bizzara ali. Até hoje não entendi como pode um banco do tamanho do bradesco ter um sistema online tão escroto e tão mal feito.

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