Terminais burros são uma solução inteligente

Não costumo responder comentários com novos posts, mas como eu já ia postar sobre o assunto, lá vai. O Caparica me perguntou sobre o hardware que estou usando para rodar o sistema que mostrei ontem no vídeo a vocês. É um Athlom XP 2800, MoBo ASUS A7N8X, 512MB DDR 400, GeForce 64. É bem mais poderosa do que as máquinas que geralmente uso para programar porque eu a montei para usar em casa (tem, por exemplo, placa de TV e combo, coisas completamente inúteis no escritório de um programador.)
Alguém pode então dizer que é uma máquina muito potente, portanto é preciso uma máquina boa para rodar Linux. Não é verdade. Veja, eu estava rodando o 3D-Desktop e gravando um vídeo com som e 1024×768px, e tinha me esquecido de parar Apache, MySQL e Samba. Para fazer coisas assim, você vai precisar de uma máquina robusta mesmo.
Já para rodar navegador, cliente de email, editor de texto e instant messenger o Linux é imbatível. Você pode escolher um gerenciador de janelas mais leve, configurar sua máquina para não executar nada desnecessário e ter uma performance impressionante. Eu, por exemplo, rodava um desktop igualzinho num P3 600Mhz, PCChips tudo-onboard e 512MB DDR233. Só não conseguia gravar vídeo fullscreen ao mesmo tempo.
Ainda para falar de performance, fiz semana passada meus primeiros testes com XDMCP. Trata-se de um protocolo para conexão a um servidor X remoto. O servidor X é o servidor de interface gráfica. Assim, consegui pegar um velho Pentium 300, 32MB RAM, e conectá-lo à minha máquina (essa mesma do vídeo.) Abri OpenOffice.org, Firefox, Kmail, Kate e uma porção de outros programas e a performance era excepcional. Resolvi então testar os limites da brincadeira. Conectei sete usuários à minha máquina, e abri em todos uma série de programas. Com os sete rodando Kopete, Firefox, OpenOffice.org e Kmail meu sistema usou toda a memória disponível e mais 4MB de swap. O uso do processador ficou em menos de 10%, exceto, claro, enquanto alguém abria um programa. E a performance em todas as máquinas estava excelente.
Claro, você não vai poder usar nesses terminais desktops ou jogos 3D. Pode usar a placa de som dos terminais, mas a rede vai ficar um tanto congestionada. Apesar disso, é uma excelente solução para aplicações específicas, como um CyberCafé ou Telecentro, a maioria dos escritórios por aí ou mesmo salas de treinamento. Na verdade, comecei a estudar a solução para montar uma sala de treinamento para a Atípico com baixo custo e pouca necessidade de manutenção.
Isso não é nenhum fato novo, a técnica já é usada por um bocado de gente há bastante tempo e a web está cheia de tutoriais ensinando a fazer. Mas realmente impressiona bastante quem, como eu, vê aquilo tudo rodando pela primeira vez.

Elcio: Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

View Comments (11)

  • Alison
    O que você está procurando é thin-client, há várias marcas e modelos disponíveis no mercado
    Uma procura rápida na internet vai lhe mostrar onde comprar

  • Ja existe uns hardwere prontos para terminais burros sao pequeninos e bonitinhos que vem uma porta USB uma VGA duas PS2 Som e Microfone, vi uma vez mais agora nao sei onde encontrar vc sabe?

  • Olá, Clelio,

    Para Windows, você vai precisar de um servidor Windows Terminal Server. Para os clientes, pode usar o LTSP com rdesktop.

    Você vai precisar de uma licensa do Windows para cada máquina.

  • Existe um projeto brasileiro, da UFPR. Ele mostra como montar com um único computador 4 terminais. O site do projeto é http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/ Lá você irá encontrar maiores informações. Em uma única maquina ele coloca 4 monitores, 4 teclados, 4 mouses,.... e usa normalmente. Claro que tudo isso usando um GNU/Linux e uma placa bem offboard :)

  • Para que exatamente vai ser utilizado estes terminais burros... Qual a economia que a empresa terá no caso opte por este sistema? Pode ser utilizado compartilhado com Windows na mesma maquina?? Quais os responsáveis por esta implantação (nomes)??