Praticamente não tenho mais motivos para iniciar o Windows. O OpenOffice.org satisfaz minhas necessidades de programas de escritório. Quando recebo algum arquivo que ele não importa bem, tenho Word, Excel e Power Point rodando bem no Wine. Tenho também Photoshop e Internet Explorer, se necessário. O restante dos programas que uso, mensagens intantâneas, editor de código, navegador, cliente de email, cliente de FTP e etc, tem alternativas livres muito melhores que os equivalentes comerciais.
A única coisa que me fazia iniciar o Windows de vez em quando, além do programa de audioconferência onde apresentamos os cursos da Atípico, era o Skype. Como disse alguns posts atrás, o programinha é de deixar qualquer um de boca aberta. Pois é, senhoras e senhores, vejam só:
Já estou usando, Skype para Linux. É raro ver um produto não-OpenSource rodar tão bem no Linux e no Windows (posso citar o Opera e o Acrobat Reader). Já tentei o AOL Instant Messenger e o Yahoo! Messenger no Linux e são muito inferiores a suas versões para Windows. O Skype é o mesmo programa, funcionando igualzinho nos dois sistemas. Fizeram um excelente trabalho.
Estava esperando algum software mais maduro de VoIP. Skype é muito bom!
Um client para MSN, ICQ, Jabber, etc, etc? Nunca ouvi falar deste danado.