Consultoria em Software Livre – Estudo independente sobre TCO dá parecer favorável ao Linux

(PC)² – Consultoria em Software Livre – Estudo independente sobre TCO dá parecer favorável ao Linux

Compare os números lá. Talvez isso nos ajude a entender porque tanta gente doa parte de seu tempo livre para o desenvolvimento do Linux e de outros projetos Open Source.

Pelo menos, é o meu caso. Eu já escrevi bug reports para o pessoal do Django e do xVidCap, e já liberei uma porção de código PHP, ASP, Python e Javascript por aqui, pelo Tableless, e colaborando com projetos de terceiros. Também já traduzi documentação para alguns projetos e de vez em quando escrevo textos como esse aqui, divulgando o Software Livre. Não fiz muita coisa, mas esse pouquinho de milhares de pessoas representa uma grande ajuda para aqueles que dedicam seu tempo a um projeto Open Source.

Tudo o que eu fiz foi devolver ao Open Source parte do tempo que ele me deu. Minha instalação do Kubuntu, por exemplo, está aqui estável e rápida há meses. Nunca me preocupei com anti-vírus ou anti-spyware. A atualização do sistema acontece automaticamente. E só troquei minha antiga instalação do Kurumin por pura curiosidade porque, embora o Kubuntu tenha seus méritos, o Kurumin também não me dava trabalho.

Como agradecer a essa comunidade maravilhosa que meu o Kate, o Python, o PyGTK, o PSE e o Django? Que tornou meu trabalho mais simples e divertido? Devolvendo um pouquinho do meu tempo.

Linux, Windows, OpenSource

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

3 comentários em “Consultoria em Software Livre – Estudo independente sobre TCO dá parecer favorável ao Linux”

  1. Eu também… ajudo com o poco que posso e sei… sempre que dá eu gosto de ajudar a comunidade open-source.. não necessariamente pela internet e tals.. mas sim com amigos também interessados etc..
    eu prefiro mil vezes ajudar do q ficar parado…

    “Há mais felicidade em dar do que há em receber.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *