Acabo de testar o Alpha 1 do novo Firefox, o DeerPark. Vale lembrar que é uma versão Alpha, uma versão de testes, apenas para você experimentar o que vem por aí. Não vá sair instalando esse navegador e querendo usar como navegador padrão, hein!
Para começar, a instalação. Tranqüilíssima, como tem sido todas as instalações do Firefox ultimamente. Além disso, boa surpresa, grande parte das minhas extensões continuaram funcionando.
Há uma série de novas funções para o usuário, vou citar as mais interessantes. A primeira que notamos é a “Sanitize”, que limpa histórico,senhas, cookies e etc. com um clique do mouse.
Outro recurso muito interessante é a exibição de uma miniatura na barra de abas quando você usa o navegador para visualizar uma foto.
Há um recurso ainda experimental que torna os cliques nos botões de avançar e voltar de efeito instantâneo. Ao que parece, o DeerPark não carrega novamente as páginas do histórico, usando tudo do cache. Esse recurso vem desabilitado por padrão e para ligá-lo é preciso configurar o número de níveis do histórico a guardar em cache no valor browser.sessionhistory.max_viewers nas configurações (about:config)
Esse é um recurso do qual eu sentia falta. Ao tentar acessar um site de FTP protegido por senha o Firefox tentava o login anônimo e em seguida falhava. O DeerPark pede login e senha.
Em Help, Report Broken Website, o usuário pode direcionar sua raiva e frustração para algo útil, avisando os desenvolvedores que determinado site não funciona no Firefox.
Além desses há uma série de outros recursos interessantes para o usuário. Já para os desenvolvedores o DeerPark está ainda mais delicioso. Vamos começar com a melhor notícia: suporte nativo a SVG.
Além disso, eles estão fazendo experiências bastante interessantes com CSS 3. Muita coisa que ainda é draft já tem suporte. Novidades também em javascript (suporte a XML events, por exemplo) e HTML (suporte a tabindex negativo e outras coisinhas) e algo muito interessante, suporte nativo à tag <canvas />. Há também uma série de novos recursos para desenvolvedores de extensões, dos quais não quero vou aqui.
A estabilidade e rapidez permanecem as mesmas, e os novos recursos mais uma vez colocam o Firefox à frente de qualquer outro navegador, tanto como um simples browser como quanto uma plataforma de desenvolvimento de aplicações web.
Poderia me enviar a lista de suas extensões? Obrigado, Ildson
Poderia me enviar a lista de suas extensões? Obrigado, Ildson
O DeerPark não é o “novo firefox”. O Firefox não vai mudar de nome. DeerPark é um browser “tester only” para poder testar o que pode ser implantado em breve em uma nova versão do Firefox. Creio que quando ele mencionou “Firefox à frente de qualquer outro navegador”, se referiu aos browsers totalmente gratuitos. O Opera não é totalmente gratuito, a versão gratuita tem um banner ocupando um belo espaco da sua tela o tempo inteiro, Firefox não tem isso. Você pode usar o Firefox sem extensões tranquilamente mas, se vc quiser por extensões, ele ganha do Opera facil em termos de funcionalidades. 🙂
Estou surpreso novamente, achei o suporte a tag inovador, podendo mudar e beneficias o desenvolvedor na hora de criar graficos simples, assim dinamiza o tempo de criação. É isso ai Firefox tudo de bom!
É estou surpreso, parecia que eles apostam nos beneficios do SVG, alem de ser uma indicação da W3C. Ainda mais agora que a adobe comprou a macromedia também. As melhorias do Fire indiscutivemente são louvaveis, vou instalar e ver como esta rodando, a minha versão mais antiga a atualemtne liberada esta dando uns paus.
Os dois são muito bons. O Opera realmente tem suas vantagens e é inovador, o Firefox também é de excelente qualidade e é open. Já usei os dois, o Firefox na empresa por ser free, e o Opera em casa. São produtos que merecem só elogios pois estão enfrentando o monopólio de baixa qualidade da microsoft. Não vamos discutir sobre qual é melhor. Os dois podem conviver em paz, cada um escolhe o que mais lhe agrada, e vai ficar bem servido, não é não?
não é revista, mas é super-interessante! 😀
O problema do Opera é que é muito poluído, cheio de ads… Sou bem mais Firefox. Não sabia do Deerpark, tô baixando agora mesmo pra testar! Excelente post!
Eu instalei o Opera a algum tempo e passei a usar só ele. Mais em pouco tempo percebi que as páginas demoram muinto para abrirem. Na verdade tem hora que não abre. E não adianta atualizar nem nada. Acontece com mais alguém? Agora só uso ele para ler RSS e email.
…como navegador, tb sou mais o Opera! Pena que não é open…
Acho que é mais fácil deixar o Opera com a cara do Firefox do que o contrário…. Para os mais distraidos e novatos na net, o Opera sempre foi o principal inovador em materia de navegadores. firefox é bom e é uma boa alternativa ao IE, contudo prefiro o Opera por varias razoes, mas a principal é a segurança e as inovaçoes aprecem la 😉
Gostei bastante desse FF, Sempre achei Firefox rOx , Vamos esperar para ver né
“Sanitize”, acessar um site de FTP protegido por senha, Report Broken Website, suporte nativo a SVG. Tudo isso já existe na versão FINAL do Opera 8!!! Sem falar no Wand, clientes de e-mail e IRC, e muito mais, em menos MB de download, menos consumo de memória e sem ter que instalar dezenas de extensões!!! MUITO OBRIGADO! Continuo com o Opera!
A maioria das ‘novas funções’ já existem no Opera há tempos.
Depois de ler esse seu post fiquei interessado. Pode contar que vou agora mesmo baixar e testar o Deep Park
Eu nem sabia que o Firefox teria um remake assim tão rápido. Gostei do Sanitize e do cache de páginas, recursos bem úteis! É esperar para ver.
é impressão minha ou o FF vai mudar de nome para Deer Park? ou estão chamando assim apenas a versão de testes?
To usando ele tambem, e achei muito estavel para uma versao alpha. Achei a velocidade dele melhor e o console de js esta bem mais criterioso com as paginas, pois mostra todo q qualquer errinho das paginas! ate
Valeu Vinicius!
Gostei bastante do post, mas, por favor, coloque um “O que HÁ de novo” no título :-). Eu nunca tinha ouvido falar nessa tag “canvas”, mas achei a idéia sensacional.
Demoro pro SVG vir como básico em qualquer browser … acho que só falta ele virar realmente padrão e não um pacote a ser instalado para que ele seja utilizado com maior frequencia … eu mesmo quero testar ele e ver até onde consigo utilizar essa tecnologia que quando me mostraram pela primeira vez fiquei estupefato … hehehe é isso valeu pela dica ai Elcio