Mercado de trabalho aquecido

Muita oferta de trabalho e poucos profissionais qualificados. Esse é o atual quadro da internet. Pelo menos pelo ponto de vista de quem administra um site de empregos para profissonais de internet, o ClickJobs.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

17 comentários em “Mercado de trabalho aquecido”

  1. Infelismente neste país,eles acham que quem é jovem não serve e quem esta acima dos quarenta é velho demais,independe se vc tem ou não experiência,eu acho que todos os desempregados e pessoas que tem mais de quarenta anos devem anular seus votos,porque esses políticos porcos que temos,não se preocupam conosco,quem sabe se o povo aprendesse a protestar,a gente conseguisse mudar isso,mas por favor não eleja mais esses vagabundos,não importa quem seja,são todos uns vagabundos,ladrões,corruptos e sem vergonhas,é por causa deles que todos os brasileiros sofrem,mesmo tendo petróleo e muitas riquezas,eles não investem na saúde educação e segurança,eles preferem administrar um país onde as pessoas pedem pelo amor de Deus por um emprego,”VOTE NULO” ESPALHE ESSA IDÉIA…..

  2. oi
    tenho 17 anos e ainda to no ensino medio
    mas to loca atrs de um estagio na area de web design
    so que naum tenho experiencia nenhuma
    quero muito
    esta oportunidade
    se alguem souber de algum site que eu possa me escrever voces por favor me comuniquem
    me mandem por e-mail qualquer coisa
    eu moro em SP em São bernardo do campo
    meu e-mail
    leticia_s2girls@hotmail.com

  3. TENHO 42 ANOS E APESSAR DA OFERTA DE TRABALHO SER GRANDE COMO FALA E UMA
    GRANDE ESPERIENCIA EM DP. TENHO DIFICULDADE EM ENCONTRA TRABALHO SERA
    POR CAUSA DA IDADE OU A OFERTA.GOSTARIA DA SUA RESPOSTA,INCLUSIVE RESOLVIR FAZER UM CURSO SUPERIO TENTANDO INGRESAR NO MERCADO DE TRABALHO COMO ESTAGIARIA,ESTOU CERTA A OPTAR POR ESTA ALTERNATIVA?

  4. Esperava que o tema mercad de trabalho web fosse mais rico de informaçoes, que o mercado de trabalho exige experiência e qualificaçao todo mundo sabe e em todas as áreas, gostaria de saber mais sobre o mercado web opçoes e novidades

  5. Boa tarde,
    Eu trabalho em uma multinacional em tecnologia, carga horária de 9 horas. Quando chega o fim da tarde já não aguento mais olhar para o pc e nem atender o fone.
    Por favor tem alguém que pode ajudar, estabelecendo uma lei para podermos trabalhar por 6 horas diárias como as telefonistas?
    Desde já agradeço pela atenção.

  6. A internet é utilíssima para se obter um emprego, porém tenho observado que poucos são chamados para uma entrevista pessoal com consultores de RH ou mesmo recebem contatos diretos de empresas interessadas. As coisas ficam um pouco assim, indefinidas, pois com toda informação um candidato dê, ainda assim faltará o calor humano de um aperto de mão e conversa. Isto conta. Há casos em que um candidato mais qualificado não se sairá tão bem em um determinado cargo ou função por conta de inadequações pessoais surgidas após sua contratação, mesmo tendo ele aparência de que é o “dono” da vaga. Acho que é preciso se escolher alguns para entrevista pessoal.

  7. A resposta pode ser bem simples: faltam profissionais especializados pois estes ja estao empregados. Duh!

    E especializar-se, ou especializar um profissional custa tempo e investimento. E nao sao todos que chegam la.

    Como aprender tao rapido tecnologias que duram 1 ou 2 anos e ao mesmo tempo fazer uma faculdade/graduacao/especializacao/etc de 4 anos? Isso e caro!

    Parece que o tal profissional especializado e como ganhar na loteria: garantia de sucesso, lucro e etc para a empresa – que nao precisa investir muito nele, maximizando seu retorno.

    Esse pensamento parece com o usuario tipico da www: quero tudo facil, sem investir, de graca, e num clique.

  8. Eu concordo com os dois (Rafael e Emanuel), acho que vocês falaram e disseram mas não deram soluções.

    Bom, concordo em número genero e grau, quando disseram que hoje em dia um bom programador tem que fazer de tudo, até cafezinho =), exageros a parte, talves uma possivel solução para quem trabalha demais e ganha pouco seja fazer o que fiz a 4 anos atraz, concordo que é dificil conseguir mercado, mas durante 4 anos da minha vida abri uma empresa com um socio (designer), e começamos a pegar trabalhos a principio a preço de banana, hoje graças a Deus com um bom nome cobramos pelo mesmo serviço de 4 anos atraz até 10 vezes mais caro … é claro que prestando um serviço cada vez melhor, dedicava 8 horas do meu dia com um desses empregos mediocres, 6 horas de sono, e umas 6 ou 8 me dedicando aos freelas.

    Com tudo precisamos de no começo fazer trabalhos quase de graça, uma pra fazer uma boa carteira de clientes outra para poder pegar experiência tambem.

    Com certeza hoje quando chego num cliente e digo que jah fiz trabalhos para grandes como Globo, PMDB, Castelo Branco (Faculdade no Rio de Janeiro) etc … consigo uma melhor entrada para oferecer meus produtos.

    Continuo trabalhando de carteira e sacrificando meu tempo de sono e de noitada para trabalhar e fazer minha carreira, tenho conseguido bons resultados.

    Em fim, se meter a cara da pra conseguir … hoje em dia ganho mais de 6 mil (emprego + freela) e acho que q q um com decicação consegue.

    Abraço galera e boa Sorte =)

  9. Hahaha… Ae Emanuel… falo e disse.
    Na pequeníssima empresa em que trabalho, eu sou o faz tudo. Faço sites inteiros sozinho, atendo o público da Lan House, tiro o pó e arrumo os micros, fora quando cai a Internet Via Rádio da loja matriz que fica cidade vizinha e tenho que pedir pelo amor de Deus para arrumar, porque os clientes estão reclamando na minha orelha. E ainda passo 3 horas por dia dentro de um ônibus infernal, totalmente desconfortável, que me deixa com uma p**a dor nas costas e no pescoço, para ganhar um salário esdrúxulo de um pouco mais de 1 salário mínimo.
    Às vezes me pergunto se eu ganharia mais ficando em casa coçando do que ir trabalhar nessa empresa que não tem coragem de mandar arrumar um simples vazamento de agua, preferindo fazer uma gambiarra com uma mangueira.
    Mas infelizmente preciso ficar lá pelo menos completar 1 ano para poder conseguir um emprego melhor.

  10. Sim o mercado tá aquecido, maravilha, mas a ganância dos donos de agências e softwares houses também se aquece com o mercado, aliás é isso que aquece o mercado web brasileiro.
    Temos de ver as vagas esdrúxulas que pintam por ai, onde o cara tem de ser: Designer, Webdeveloper (Webdesigner+Programador), Arquiteto da Informação, Administrador de Servidor, Técnico em Manutenção e de quebra se souber fazer o cafezinho…. essa é a realidade no Brasil, se é que podemos chamar isso de mercado (lembra aquelas feiras no meio de algum lugar remoto da Ásia) :D, na minha humilde opinião claro 😀

  11. Algumas correçoes de português:

    Sim, muita oferta de trabalho. Mas a maioria das empressas querem pessoas já com experiência de pelo menos 2 a 3 anos na área, ninguem da oportunidade para quem acabou de terminar uma faculdade e que ta començando agora na área. Por isso de falta de profissionais QUALIFICADOS, ninguem da oportunidade para os novatos.

  12. Sim muita oferta de trabalho. Mas a maioria das empressas querem pessoas já com esperiência de pelo menos 2 a 3 anos na área, ninguem da oportunidade para quem acabou de terminar uma faculdade e que ta començando agora na área.
    Por isso de falta de profissionais QUALIFICADOS, ninguem da oportunidade para os novatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *