Linux é fácil

Saiu na IDG Now!
Pesquisa mostra que Linux está mais fácil

O sistema operacional Linux, até então visto como algo acessível apenas a geeks (obcecados) por computador, hoje é um software muito mais amigável ao usuário que corporações, empresas públicas e o consumidor final consegue administrar de maneira tão fácil quanto o Windows XP, da Microsoft. Essa é a grande descoberta de uma pesquisa feita por uma consultoria alemã, a Relevantive, especializada na facilidade de uso de software e serviços Web.

Eu estou com o Conectiva 8 instalado aqui, mas estou me apaixonando pelo Kurumin. Acabei de baixar e gravar num CD a versão 2.0. Diferente de qualquer instalação do Windows que eu tenha feito na vida, o minúsculo e poderoso Kurumin tem uma peculiaridade rara: ele funciona.
Coloquei no drive e dei boot, o sisteminha detectou minha placa de vídeo, placa de som, rede, gravador de CD… Inicializou muito rápido. É um sistema muito estável e leve. Assisti DivX enquanto gravava um CD, conectei (Speedy) e naveguei. Tudo que eu sempre quis de um sistema operacional, instala-se em 10 minutos, funciona bem, é rápido e fácil de usar.
A meu ver, só há ainda um grande desafio para tornar o Linux um sistema realmente fácil de usar: melhorar o processo de instalação de programas. Se o programa que você quer instalar é suportado pela sua distribuição, há uma ferramenta chamada apt capaz de fazer inveja ao mais ferrenho usuário de Windows. Mas se você quer instalar um programa que não está no CD ou no site da sua distribuição, prepare-se. É um tal de encontrar o pacote certo, dependências aqui e acolá, linha de comando, rpm, configure, make, make install…
Mas, mesmo assim, se você nunca viu, recomendo que experimente o Kurumin. Garanto que vai ficar impressionado.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

Um comentário em “Linux é fácil”

  1. Cara, as vezes acho que vc é louco, assim como muitos que trabalham na área de TI, tipo, num dorme a noite… etc.. Interessante esta sua pesquisa! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *