Inaugurando

Oi!
É uma grande alegria inaugurar este blog.
Caramba! Já vai dar 1 da manhã! Preciso perder esta mania de trabalhar até tarde!
Bom, quero falar sobre CSS e XHTML. Esse blog foi feito em ASP, como XML e CSS. Ainda não está totalmente XHTML (nessa página mesmo falta o DOCTYPE e umas / …) Mas você já pode ver uma vantagem que o desenvolvedor tem quando segue os padrões de dese do W3C, que é a separação entre a informação e a formatação.
Se você tem um browser compatível com CSS você pode usar o menu ao lado para ver este blog com vários layouts diferentes. Se você olhar o código vai perceber que muda apenas uma linha, a que tem o nome do arquivo CSS.
Pra você ter uma idéia de como é vantajoso trabalhar assim, praticamente só precisei escrever os arquivos CSS.
Isso sem falar de acessibilidade: se algum maluco abrir este site em um browser que não suporta CSS, seja um leitor de telas para cegos, um browser de texto (como o Lynx), o robô de um buscador ou o browser de um dispositivo portátil, o site é completamente acessível. Vai ficar mais ou menos como no link “sem css” aí ao lado.
Se você quiser dar uma olhada na retrocompatibilidade, tente o Browser Emulator

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *