Google Spreadsheet e Numsum

Vi na radinho que o Google[bb] lançou um serviço novo: Google Spreadsheet.

Assim que vi, pensei: “veio em boa hora.” Quando preparei aquela apresentação sobre o movimento das aplicações Desktop para a web não coloquei nenhuma planilha na lista. A única que havia disponível gratuitamente na época, o NumSum, era muito, muito ruim.

Parece que de lá para cá as coisas mudaram um tanto. Se a planilha do Google for do jeito que eles anunciam, é um excelente produto. Alguém aí já conseguiu convite para testar? Prometem que a edição é parecida com a feita no Desktop. E que mais de uma pessoa pode editar a planilha ao mesmo tempo, tendo inclusive uma interface de chat ao lado.

Outra surpresa foi que eu voltei a testar o NumSum e ele evoluiu bastante. Ainda está longe de poder substituir o OpenOffice para as tarefas básicas, como eu fiz com o Writely, mas já é um produto bem melhor do que eu testei há seis meses. Vale a pena ficar de olho.

Google, Google Spreadsheet, Numsum, Web 2.0, Office, OpenOffice

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

13 comentários em “Google Spreadsheet e Numsum”

  1. Pingback: Linkk
  2. testei a planilha on line do google e achei muito boa. O que mais me chama a atenção é que dá pra navegar na planilha com , e setas do teclado como no excel. os recursos de selecionar coluna e linha funcionama tb e dá pra fazer fórmulas de modo intuito para quem conhece o mínimo do excel: =(5*2)+10

    tem ainda as opções de save as .xls, view html. é possível importar um .xls para dentro do spreadsheet. dá pra compartilhar a planilha com outro usuário e abrir um chat enquanto ambos editam a planilha ao mesmo tempo. ou entao disponibilizar para somente leitura.

    este serviço é beta, mas se continuar assim, imaginem daqui uns anos…eu acredito no fim do office para desktop e aposto no office on line.

  3. Bem, acho que estamos longe de disponibilizar informações tão importantes quanto as que colocamos em planilhas financeiras, principalmente sabendo que aquilo esta salçvo num servidor alheio. Mas acredito tb que estamos indo para o caminho certo, a ferramenta disponibilizada pelo google leva a acreditar que o futuro é móvel, aonde vc está o seu conteudo lhe acompanha, adeus desktop, ou arquivos fixos e cimentados num unico lugar.

    ps: se ainda quiser um convite me passa um email que te envio sem problema!!!

  4. Pingback: Rafael Lima
  5. Eu testei a planilha do Google um pouco. É boa por sinal. Tem funções para salvar em diversos formatos. Mais linhas e colunas que o NumSum.
    Parece que as coisas estão evoluindo até rápido.
    Só as ferramentas da interface que achei um pouco pobres, ainda…

  6. Testei o Spreadsheets ontem mesmo, à noite. É básico mas funciona bem. Tem inclusive algumas funções (soma, subtração, divisão, etc). Pode ser sim, uma baita mão na roda….

    Sobre essa coisa “office online” hoje estava lendo um

    Falaste do NumSum, e eu conheci há um mês mais ou menos o que já possui editor de textos, planilha de cálculos e módulo para exibição de apresentações (seria um combo word-excel-powerpoint).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *