DNA da Web 2.0

O que coloca o 2 na Web 2.0?
Responde, na veia, qualé a dessa Web 2.0. (Desculpem, não sei se essa frase pode ser bem entendida fora de São Paulo. Seria algo como: “response, com precisão, o que realmente importa nessa Web 2.0”)
Não é sobre tecnologia. Nada de Ajax, XML-RPC, CSS, etc. A questão é, para os usuários, qual é realmente a diferença?

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

3 comentários em “DNA da Web 2.0”

  1. O entendimento sobre Web 2.0 a meu ver se resume por uma simples frase:

    “A web como plataforma”

    Teremos um novo conceito que sempre foi aplicado na internet, só nunca usamos essa concepção. A web é uma plataforma principal como um sistema operacional, os sites são os softwares instalados nela, não deixando de serem plataformas também. Contudo serão plataformas em cima de outra plataforma e assim sucessivamente.

    Com as novas tecnologias para a web, tais como o AJAX, o onipresente Flash entre outras, os sites terão mais cara de aplicações Desktop tendo muito mais funcionalidades das quais conhecemos e usamos atualmente.

  2. São várias:
    – Maior nível de interação com aplicações, sem esperas por reloads de página
    – Poder de fazer diferença, editando, votando, contribuindo
    – Icones grandes e campos de texto espaçosos (haah, esse é brincadeira)
    – Aplicações com mapinhas do google (tá, esse também é sacanagem)
    – Classificação por tags (esse é legal…)

  3. Essa discussão sobre o quê é a Web 2.0 já rendeu muito lá fora. Meu pitaco é o seguinte: ao invés da construção de portais onde tudo é centralizado e rígido, o enfoque agora é sobre as pessoas e como essas querem usar os aplicativos.

    Tem também uma mudança no plano de negócio. A base é a mesma: publicidade. A diferença era que antes a publicidade era horizontal. Anunciava-se em portais com muita gente diferente. Agora, a publicidade está ficando mais personalizada, individualizada. Vem nos posts, dentro do RSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *