Ver e experimentar aplicações web 2.0 pode ser uma excelente maneira de se entender mais dessa coisa toda. Vamos começar com links recomendados na Wikipedia. O assunto agora são os mashups. Mashups são aplicações feitas em cima de APIs de outras aplicações, combinando numa única aplicação recursos de pelo menos duas outras aplicações diferentes. Assim, ao ajuntarmos GeoURL e Flickr, podemos ver fotos tiradas perto de nossa casa. Ajuntando isso com o Google Maps, podemos vê-las em um mapa. Os links que a Wikipedia recomenda:
- Web 2.0 Mashup Center
- The Tech Beat – mash-ups
- Web 2.0 Mashup Matrix – experimental, bem interessante.
Por fim, leia o próprio artigo na Wikipedia: Mashup (web application hybrid).
Mashups são construídos em cima de APIs públicas. Sobre APIs:
Também vale ler na Wikipedia sobre os formatos mais comuns para se disponibilizar Open APIs: REST, SOAP e XML-RPC. O próprio artigo da Wikipedia sobre Webservices tem links muito interessantes.
Ainda sobre APIs e formatos: meu predileto tem sido XML-RPC, principalmente por sua simplicidade. Mas ultimamente tenho brincado muito, muito, muito com JSON e YAML, que, surpresa, são quase a mesma coisa! Eu sei que a idéia de não se usar XML pode parecer estranha, mas acalme-se, há bons motivos para isso. Escrevo mais sobre isso em breve.
Ah, sim, dê uma olhadinha no próprio verbete “Web 2.0” na Wikipedia. É, desculpem o trocadilho, enciclopédico.
Por fim, queria recomendar a lista de aplicações web 2.0 que o Ricardo publicou: O que ESTÁ Web 2.0 – lista de sites relacionados à web 2.0. Excelentíssimo recurso, vale a pena gastar algum tempo conhecendo as aplicações uma a uma.
Os links estão aí, divirta-se!