Começando com XSLT

XSL é uma tecnologia padrão do W3C.

Boa parte dos navegadores a suporte de maneira razoável. É com XSLT, por exemplo, que o Feedburner faz com que seu feed fique tão bonitinho. Exiba o código fonte lá, você vai ver.

Apesar disso, o brilho da tecnologia XSL ainda está no server-side. É muito fácil transformar XML em HTML com ela. Com poucas linhas de Python[bb], PHP, ASP ou seja lá o que for que você estiver usando, você prepara um transformador XSLT. Depois, em cada aplicação em que for usá-lo, basta escrever um arquivo XSLT para sua fonte de dados em XML.

Publiquei esta aplicação de exemplo para que aqueles que nunca viram a coisa funcionando possam entender melhor como e onde se usa XSLT. É uma aplicação muito simples, apenas para introduzir o assunto aos novatos. Se você já é um programador[bb] experiente, e não conhece XSL, saiba que ela pode ser usada como uma fantástica linguagem de templates multi-linguagem, pode receber parâmetros de sua linguagem server-side, pode ler mais de uma fonte de dados xml e uma série de outros truques interessantes.

Se você quer conhecer melhor o assunto recomendo o W3Schools, além, é claro, do nosso curso.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

7 comentários em “Começando com XSLT”

  1. Tenho interesse em usar o PHPReports, mas por não ter muita experiência em fazer àquelas instalações de extensões e dlls, ainda não conseguir instalar e usar o PHPReports, se puderem me ajudar com um tutorial passo a passo ficarei grato. Uso o PHP5 + APACHE 2.x.x + MySQL no Windows XP.
    syberpower@yahoo.com.br
    Amplexos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *