Automatix

Ubuntu[bb] é o que há! Fácil de usar, estável e poderoso. Instalar programas nele, como eu já havia dito aqui, é muito mais fácil do que, por exemplo, no Windows. Mas as coisas começam a ficar mais complicadas quando o programa que você quer instalar não está disponível para Ubuntu.

Não que isso fosse um problema para mim. Não sou exatamente um usuário iniciante, embora não seja um profundo conhecedor de Linux, e instalar programas executando meia dúzia de comandos no Konsole não é um grande problema para mim. Mas, para o usuário iniciante, a tela preta sem botões coloridos pode ser apavorante.

Automatix resolve o problema!

Instalar o Automatix é fácil, embora exija algum contato com o console. Abra um terminal e digite:

wget http://beerorkid.com/automatix/automatix_5.8-4_i386.deb
sudo apt-get install zenity
sudo dpkg -i automatix_5.8-4_i386.deb

Pronto, em sua próxima sessão o Automatix deve aparecer no menu Sistema (se você usa KDE, se usa Gnome ele vai estar em algum outro menu, mas não deve ser difícil de encontrar.) Se você quiser usá-lo imediatamente, digite agora no terminal:

sudo Automatix

Na primeira vez que é executado o Automatix vai atualizar a lista de pacotes do sistema (ele adiciona novos repositórios ao seu sources.list) Em seguida você vê a tela:

Automatix Kubuntu Screenshot

Em inglês, é verdade, mas bastante simples. Basta selecionar o que você quer fazer e clicar no Ok que ele faz o resto para você. Lindo.

Linux, Ubuntu, Kubuntu, Automatix, HowTo

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

8 comentários em “Automatix”

  1. Pessoal, entrei no blog pq gostei muito do “style” sou um aprendiz de todas as ciencias, e amo Debian e Ubuntu, quero saber se vcs conhecem o Automatix2, é uma ferramenta otima, e o Automatix Bleeder.

  2. Olha só, tentei seguir o tuto acima para instalar o Automatix em meu pc, rodando ubuntu dapper 6.06, mas retornou-me o seguinte:
    netuser@netuser-desktop:~$ wget http://beerorkid.com/automatix/automatix_5.8-4_i386.deb
    –00:54:41– http://beerorkid.com/automatix/automatix_5.8-4_i386.deb
    => `automatix_5.8-4_i386.deb’
    Resolvendo beerorkid.com… 208.97.133.175
    Conectando a beerorkid.com|208.97.133.175|:80… conectado!
    HTTP requisição enviada, aguardando resposta… 404 Not Found
    00:54:41 ERRO 404: Not Found.

    netuser@netuser-desktop:~$

    Se souber o que ocorreu favor me escrever.
    Desde já agradeço muito.

  3. Valeu pela dica…..
    Funcionou perfeitamente como esperado…..
    e me ajudou com um probema q procurava resolver faz tempo…Numlock ON…..sempre apanhei com isso….procurei varias soluçoes e nada…so agora q percebi q pelo Automatix tem uma opçao Numlock On….adorei……
    ahh e no Gnome o automatix fica no menu: Aplicações -> Ferramentas do Sistema -> Automatix
    Obrigado por mais uma vez compartilhar seus conhecimentos…..

  4. Automatix é uma mão na roda mesmo. Eu adoro todas as facilidades que o Ubuntu tem.

    Não sou totalmente novato mas também não sou experiente, já rodei outras distros mas nunca foram meu SO principal. Quando resolvi adotar Linux de uma vez parti pro Ubuntu e não me arrependo.

    Instalar Apache, PHP e MySQL com 4 comandos no terminal não tem preço. É o que eu digo sempre, digitar “sudo apt-get install blablabla” e ficar tomando suco enquanto tudo acontece é bom demais, mesmo pra quem sabe fazer “na mão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *