Ainda sobre instalar programas no Linux

Leia, vale a pena: O Linux cada vez mais perto.
Para você sentir o gostinho de como é, hoje resolvi instalar um programa aqui. É o KGet, um gerenciador de downloads que eu já uso há muito tempo no escritório. Usava aqui também, mas ele não vem instalado por padrão no Kubuntu, e só hoje senti falta dele.
Primeiro, abri o Synaptic:


Depois, cliquei em “procurar” e digitei o nome do programa:


Clicando na caixinha de marcar, vejo o seguinte menu:

Clico em “Marcar para instalação” e o botão aplicar é habilitado:
http://blog.elcio.com.br/wp-content/synshot7.png
Aqui eu poderia escolher mais softwares para instalar e clicar em “Aplicar” no final para instalar tudo de uma vez. Como só quero instalar o KGet, clico nele e o programa me pergunta se tenho certeza:

O resto é completamente automático. O Synaptic baixa e instala o programa para mim:

Pronto. Simples e seguro.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

45 comentários em “Ainda sobre instalar programas no Linux”

  1. Cara da o link pra baixar aquele wallpaper da mulher que vc usa no primeiro video que vc postou no youtube por favor.
    aquele link que vc passou não entra mais.

  2. Olha, gente:
    Pelo amor de Deus. Passei o dia inteiro tentando baixar o xvidcap pra fazer um trabalho e não tive sucesso. Não sei nem consegui saber qual minha versão do linux. Tá dando tudo errado. Acho que vou correndo para o ruindows. Também não consegui instalar e configurar minha biblioteca pro audacity. Meu podcast que poderia estar com 4 mb está com 40. O que eu vou fazer da minha vida?
    Por favor, quem puder me ajuda. silviamaral73@hotmail.com.

  3. Instalei o kubuntu através do cd e segui todos os passos, até chegar no tal de supo pppooeconf. ai parou, diz que eu tinha que digitar esse tal ai,na telinha preta , fiz.; e não aconteceu mais nada.não há a menor possibilidade de navegar de usar esse tal de kubundu ,na minha opinião é uma droga, Para comparar com o windons,é mesma coisa que achar que o Maradona e igual ao Pelé,No entantoainda quero fazer uma tentativa,pois sou comtrário ao total dominio do Windows,caso seja possivel me ajudem a configgurar ou pelo menos fazer aquela ……… funcionar.

  4. Não consigo de forma alguma instalar plugins no meu insigne, por exemplo o flash player, não consigo ver nem videos através do you tube. Pow galera me ajudem… estou quase pirando!!
    Desde já obrigado!!

  5. Eu instalei o ubuntu 8,10 ficou legal mas não reconheceu o som , e não consigo instalar programas nele sendo que meu pc é plug play ele não tem drivers o ubuntu 8,10 tem que melhorar muito este sistema operacional nem se o úsuario paga muito barato para usar mas tem que melhorar mais ter drivers para reconhecer o harddware .

    obrigado .22/12/08

  6. OS DESENVOLVIDORES DO LINUX DEVERIAM FACILITAR A VIDA DAQUELES QUE USAM A INTERNET ILIMITADA COMO EU,SÓ DEIXARAM A DESEJAR NESTE QUISITO OU ENTÃO EXPLICAR AOS USUARIOS DO SISTEMA COMO SE FAZ P/USAR SE É QUE EXISTE UMA FORMA DE INSTALAR QUALQUER DISCADOR INTERNET ILIMITADA PARA SE TER ACESSO PQ INSTALEI MAS NÃO PASSA DE UMA ENGRENAGENZINHA OU UM QUADRADINHO XADRES EM VERMELHO E QDO VOU ABRIR O ARQUIVO INSTALADO NÃO CONSIGO NUNCA O MÁXIMO QUE CONSEGUI FAZER FOI COLOCAR ALGUMAS FOTOS QUE TINHA NO PENDRIVE RSRS AÍ TIVE QUE QUE USAR O NOVAMENTE O RECUPERADOR DO SISTEMA E ,FORMATAR E REINSTALAR O WINDOWS XP ISSO PQ TENHO CONHECIMENTO EM TÉCNICO DE HARDWARE DO RESTO ESTÁ DE PARABÉNS!

  7. Meu sistema era linux,tentei por todas as maneiras colocar o discador ig internetilimitada e tbm da itelefonica mas não consegui!p/quem tem conexão discada não é vantagem navegar com o linux porque vc pagará pulso!a não ser que eles inventem um sistema igual o windows xp p/se ter acesso a internet ilimitada.o sistema linux é ótimo mas só p/quem tem banda larga ou speed!nesse momento não troco o windows por nada ,não tem nada mais facilitado do que o sistema operacional do windows!

  8. Para instalar progarmas ´pessoais terá que se certificar que eles são compativeis com tua versão do linux, ou senão pode encontrar na versão ubuntu aplicativos pré instalados, lembrando com conexão a web que vc pode instalar esses aplicativos…abraço

  9. comprei um computador com sistema operacional linux insigne, e não conheço e não vi nenhum comentario a respeito dele,mas quero instalar programas como por exemplo: autocard,será que existe no meu computador por outro nome que eu possa instalar da forma que esta sendo usado nesta pagina?

  10. Se tu não tem o synaptic entra no modo texto apertando ctrl+alt+F1 e digita apt-get install + o nome do local onde esta os arquivos a serem instalados que ele executa e instala o aplicativo que desejas instalar…E para sair do modo texto vc pressiona novamente ctrl+alt+F7 que ele retorna ao modo gráfico.
    Boa Sorte..

  11. O linux é muito bom estou utilizando desde a olimpiada do conhecimento onde usei o DEBIAN como servidor de rede, é um sistema muito bom um pouco complicado mais ninguém nasceu sabendo windows não é???
    È uma ferramenta muito boa quem aderiu não se arrepende…

  12. Ai galera, instalar no linux e facil sim, nao pra mim que cresci usando “ruindows”, a maioria de nos estamos apenas engatinhando ainda em linux. Ao menos eu… Mas vamo la e um pouquinho mais trabalhoso aprender linux mas em compençassão ele te abre um leque praticamente infinito de possibilidades… Estou estudando mandriva, semana q vem vou comessar o curso de adm de redes nele. Abraço

  13. Depois de ser um usuário assíduo do xp, agora estou com linux mandriva, e baixei um video do you tube mas não consigo rodá-lo (.flv). Se conseguir baixar o firefox 2006 e rodar videos do you tube, como no windows, aí poderei dizer que ele é agradável!

    Agora, Alguem responde nesse site! Não consegui achar um sinal em nenhum lugar da net. Desde já obgdo!

  14. Meus amigos,,,, eu estou de saco cheio, quero instalar o firefox2.0.0.4 no meu kubuntu que comprei e já estou usando eu adoro ele é muito bonito e eu quero fazer das tripas coração para aprender á dominar o linux, mas eu não consigo se quer instalar o firefox nele, como que eu faço? e tem mais o tal synaptic eu não tenho ele instalado eu quero ficar usando o linux mais desse jeito é fróide eu não sei fazer nada nele !!!! só navegar no konqueror.

  15. Se o linux quer, o que não parece, ganhar adeptos,
    deveria ter um jeito mais fácil de instalar pogramas
    nem um simples aplicativo para navegar na internet
    no caso um discador de internet ilimitada se tem o
    direito de instalar, então o jeito é ficar no windows mesmo
    que parece que linux vai demorar um pouco para ajeitar as coisas.

  16. Boa noite.
    A afirmativa que diz:”instalar programas no Linux é mais fácil que Windows” é falsa.Contei 10 passos até conseguir instalar o que eu queria. As pessoas, principalmente novos aventureiros no mundo do pinguim não conseguem instalar nada. O mundo se acostumou a usar o double clique no pacote e ver as janelas com potões de next em procedimentos de instalação. Palavras como terminal, Synaptic e etc, ainda são estranhas. Não cabe a mim fazer julgamento sobre SO, minha opnião é no diz a a praticidade na hora de instalar programas, não é fácil assim como afirma o tutorial que li. Sou administrador de rede e conheço muito bem a termologia. O SO é muito bom, isso é também discutível.

    Abraços.

    Bernardo Rodrigues

  17. Olá,

    Acabei de instalar aqui o Kubuntu e não consigo visualizar o tal Synaptic. No Adept (que se apresenta de duas formas, a que me refiro agora é a que está direto no menu K, a outra fica dentro de System) consigo ver o pacote desabilitado (cinza claro) e não consigo fazer nada com ele (clico e nada acontece).
    Como posso habilitá-lo?
    Tentei também por linha de comando mas não funcionou.

    Outro problema grave é que, embora eu tenha escolhido português brasileiro durante a instalação, está tudo em inglês aqui. Só eu consigo ler inglês em casa, provavelmente farão pressão para eu retoranar ao Windows se não conseguir uma versão traduzida desse KDE.

    Fico muito grato se alguém puder me ajudar.

  18. Parem com essa conversa de que instalar programas no linux é fácil: deu o maior trabalhao instalar o java no mandriva one (ainda mais para mim que não mexia em linha de comando há anos) no fedora só consegui instalar o flash player porque alguém em um forum comentou que era preciso desativar as politicas de segurança e no kurumin light fui tentar instalar o VMware player e de pau no dpkg, agora o maldito não faz nada, não desinstala, não atualiza e pelo que vi é mais fácil instalar tudo de novo a conseguir do que consertar o problema; temos que aderir sim ao linux, mas não com essa conversa mole; o ubuntu parece ser o mais amigavel de todos, mas tambem tive problemas aqui: não reconheceu o meu hd só consegui instalar ele como máquina virtual; quem sabe na próxima versão né? hehehe

  19. eu tenho um pc com as vonfigurações mas e o seguinte e uma asus a8v ati radeon 9800xt um athlon64 uma hd de 250 sata mas eu quero instalar o cd da minha placa de captura instalar o cd da speedy da telefonica e como faço para conseguir fazer os arquivos exex dos cd funcionar

  20. Não é por nada não. Estou tentando migrar para o Linux. Instalei o Kubuntu 5.10, igualzinho esse ai da foto e não veio com esse Synaptic, como faço para instalar o ativá-lo.

  21. Apesar de usuario do Gentoo, tenho o Ubuntu instalado em casa, bem como Mac OS X, Free BSD (todos pra teste, queria conhecer 😛 )
    Bem, eu não sei no Kubuntu, mas no Ubuntu com gnome mesmo, existe um outro meio mais simples para programas ordinários como kget… no menu principal, existe uma ferramenta chama Add and Remove Aplications (ou Software, hehe) que é bastante simples. Basta escolher uma modalidade de programas (escritorio, internet, jogos) e mandar instalar… inclusive os softwares do kde aparecem todos lah…
    para pacotes mais complexos, como apache e mysql, continuo recomendando o synaptics, ou o bom e velho apt-get…
    abraços

  22. O synaptic não vem instalado no Kubuntu!!!Co faço para instalar????
    O apt-get update tbem nao funciona como fazer???
    ]Quem poder ajudar… Obrigado!!!

  23. Realmente instalar programas no Linux é muito fácil. Quanto ao .deb do OpenOffice, basta puxar e ir no console e executar “dpkg -i nomedopacote.deb”, sem aspas claro. O dpkg ainda tem algumas coisas de precisar de lib e talz, não é como o synaptic, mas eu uso bastante o dpkg assim como o synaptic.

    Mas só não vai instalar progarmas quem não quer, pq se ocorrer algum erro ele te explica detalhadamente, basta ler e procurar oq vc precisa. Simples, muito simples. Só os compiladores que são chatos, masssss… tem suas vantagens.

    []s cara…té a proxima

  24. Gostei do pequeno mini tutorial de Synaptic 🙂

    É , o Linux ficando cada vez mais fácil isso é legal.
    Vamos quebrar alguns paradigmas 😉

    Marcio , sobre como instalar programas grandes isso não influência muito não.

    Mas o OppenOffice novo , 2.0 só existem em .deb por enquanto creio eu.

    FALOW!

  25. o synaptic parece ser bem fácil de usar. Mas como fica para quem somente tem acesso a internet banda larga no trabalho e quer instalar programas grandes no seu pc, como o OpenOffice, que tem conexão discada? Existe algum modo prático de se instalar programas nesta situação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *