A empresa que ouve você

Meu telefone residencial está mudo. Recebe e faz ligações, quem me liga consegue ouvir minha voz, mas eu não ouço nada. Tentei trocar de aparelho e o problema continuou. Resolvi contatar a Telefônica. Com o telefone mudo, tive que usar a outra linha, da Vésper (aliás, recomendo, funciona muito bem, nunca me deu problema). Liguei para o número que encontrei no site da Telefônica: 0800-7715104. Uma voz robotizada: “A Telefônica agradece sua ligação. Este número de telefone mudou para 103”. Não consigo ligar para 103 de um telefone Vésper. Fui à casa da vizinha pedir para usar o telefone. “Ah, tá com defeito, filho? Pode usar aí, fica à vontade. Vamos ver se você dá sorte. Meu filho teve defeito no telefone dele, ficou um tempão aí tentando e não conseguiu.”
Liguei no 103. Ocupado. Liguei de novo, chamou. “Bem vindo à Telefônica. Um momento por favor. (espera) Por favor, tecle o DDD e o número de telefone que deseja consultar. (digitei) Um momento por favor. (espera) Tecle o CPF do titular da linha telefônica que deseja consultar. (digitei) PAra informações sobre sua conta …bláblá… disque 1, para informações sobre …blábláblá… disque 2 … bláblá … para pedidos e consultas de reparos disque 4. (disquei 4) Se você estiver falando da linha telefônica com defeito, por favor desligue e telefone de outra linha para que possamos efetuar os testes necessários. (dããã!) Se estiver falando de outra linha, aguarde. (espera) Aguarde, estamos transferindo sua ligação para um atendente. (espera, chama duas vezes, espera uns 30 segundos, sinal de ocupado.)”. Depois da 5 tentativas (o que deu quase meia-hora digitando 103, números de telefone, CPF, 3 e espera, muita espera) desisti.
Resolvi usar o formulário online para pedido de consertos. A maioria das pessoas tem um certo receio de fazer coisas importantes pela internet. Conheço um bocado de gente que não usa Internet Banking até hoje. Quem confiaria em preencher um formulário num site e apenas esperar? É preciso ter muita fé para acreditar que tem alguém resolvendo meu problema simplesmente porque eu digitei coisinhas aqui no meu teclado.
Mas eu sou um profissional da web. Como posso vender serviços web para meus clientes se eu não acredito que funcionem? Me enchi de coragem e preenchi o formulário no site. Recebi agor aum email:

Your message
Subject: – (11) 5021-XXXX – Solicitacao de Conserto (103)
was not delivered to: supcas@telesp.com.br because: Error delivering to Servico Supcas/TBrasil; Router: Database disk quota exceeded

Curioso que uma empresa cujo serviço é fazer com que você possa ouvir e ser ouvido não consiga ouvir você…

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

7 comentários em “A empresa que ouve você”

  1. Olá Srs. estou trabalhando há tres semanas em um call center que presta serviço de atendimento de reparo de linha aos assinantes da Oi fixo, por coincidencia inicei no dia em que as novas regras de atendimento ao consumidor entrou em vigor, mas antes de inicar tivemos um mes de treinamento na antiga regra de atendimento…claro que não houve grandes mudanças lá no serviço pois atendemos em média 60 ligações po seis horas de trabalho, o que aumentou foi o número de atendentes. O engraçado que nos falavam o tempo inteiro que devemos tratar os clientes da mesma forma que queríamos ser tratados, mas os problemas em outras áreas da empresa é tanta que estou começando achar que o problema não é o atendimento e sim o que é vendido ao público. Portanto amigos reclamem mesmo, lutem pelos direitos e pelos os que estão pagando.

  2. Recebi o famoso telefonema, e me ofereceram o tal “negócio da china” de trocar meu speed 512Kbps por um de 2Mbps – a questão é que a provedora vai descontinuar o power 512Kbps e seus antigos clientes como eu, desde 2001, devem migrar para as novas modalidades – isso eu entendo – o que eu não entendo e não concordo é de ter que assumir a fidelidade de 18 meses e se essa fidelidade for quebrada, tome multa contratual que eu nem mesmo sei o valor, declinei vou aguardar. Caso me sinta prejudicado vou até o PRODECON e busco meus direitos. Espero que a qualidade de meu speed não degrade, pois, daí o bicho vai pegar. Tô monitorando.

  3. Fiquei quase um mês reclamando com a Telemar sem sucesso. Foi só mandar a reclamação pelo site da Anatel que eles resolveram em uma semana. 🙂

  4. Lendo teu post, eu estava me vendo! Só que ao mandar minha reclamação via formulário, na hora já me veio dizendo a hora q o técnico viria… e veio! Isso já aconteceu umas 3 vezes, e sempre com sucesso!

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