API gratuita de consulta de CEP

Nosso presente de natal para os desenvolvedores do Brasil: API gratuita de consulta de CEP.

A Visie é parceira de tecnologia da Aviso Brasil. Nós fornecemos tecnologia para o Correio Control, e como parte do negócio, precisamos ter a base de endereços sempre atualizada e sincronizada com o Diretório Nacional de Endereços.

Vimos que muita gente oferece aquele cômodo recurso de auto completar o endereço pelo CEP, mas usando bases de dados desatualizadas. Existem até uns serviços pagos que oferecem esses dados.

Por isso, decidimos oferecer um serviço gratuito de consulta de endereços pelo CEP, para que você possa usar em sua aplicação. Os resultados podem ser retornados usando o modelo JSONp, de modo que o próprio navegador do usuário requisite diretamente o endereço de nossos servidores.

Aproveite!

Em tempo: se você faz software que de alguma maneira envia e controla encomendas, você precisa conhecer o Correio Control. É um software de baixo custo para usuários corporativos dos Correios que oferece o controle de faixas de registro, geração de etiquetas e AR, monitoramento e rastreamento estendido, solicitação automatizada de pedidos de informação e indenização, relatórios de status e muito mais.

 

20 comments on “API gratuita de consulta de CEP

  1. Aparentemente não é possível passar um callback pro JSONP, forçando o desenvolvedor a criar uma função global chamada “correiocontrolcep”, o que não é uma boa prática. Onde posso abrir um chamado pra adicionar essa funcionalidade?

  2. Realmente bem legal a iniciativa, parabéns. Está tão atualizada com os correios que pesquisei o meu cep e retornou “CEP não encontrado”. Para garantir que eu estava digitando o meu cep correto, fui no site do correio e digitei o cep, retornou os dados da minha rua mas com um aviso de que o cep foi alterado para outro número!!!! Colocando esse novo número na API retornou os dados da minha rua direitinho… muito bom!

    Só fico imaginando como e quando os correios vão avisar o pessoal que o cep da nossa rua mudou!??!

    1. Também tive este problema, só descobri que meu cep tinha mudado depois de receber as cobranças de telefone, luz e cartão.
      Eles não avisam, e você liga pra lá e eles não sabem te informar, colocaram a culpa na prefeitura que fez m* na hora de cadastras os endereços.

  3. Parabéns pela coragem em disponibilizar o serviço! É uma vergonha os Correios não oferecerem acesso aos endereços de forma gratuita para desenvolvedores.

    Gostaria de saber se vocês verificaram a legalidade da API, pois tenho receio de ver o serviço interrompido e ter que realizar outra integração para consulta de CEPs. Vocês verificaram os termos de uso do DNE?

  4. A idéia é genial e será extremamente útil para os desenvolvedores. Como disse o Elcio um presente de natal antecipado. Mas não posso deixar de concordar com o Igor Escobar, se a adesão for grande como está parecendo, dificilmente o server vai aguentar o pau !!

      1. 1mil transações por segundo é um número baixo, dependendo das medidas que vocês tem na defensiva em caso de mau uso. Na medida que o serviço cresce e se torna popular, o número de ataques contra o serviço também aumenta. O que me deixa curioso para tentar entender quais são as medidas defensivas do serviço para prevenir que um usuário mal intencionado derrube o serviço e prejudique todos os que dependem do serviço? Como vocês oferecem esse tipo de “defensiva” se cada deve pode utilizar o serviço livremente sem uma “identificação” e/ou API Key para que o serviço possa identificar a origem dos requests e bloquear o usuário em caso de mau uso ou qualquer tipo de restrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *