Instalei em casa o Kubuntu. É o Ubuntu, de que todo mundo anda falando por aí, mas o CD de instalação já deixa pronto o KDE ao invés do Gnome. Questão de gosto, prefiro muito o KDE.
Ubuntu é realmente um grande avanço, e faz jus a todo o barulho que se anda fazendo em torno dele. Minha distribuição predileta continua sendo a Debian, pelo menos por enquanto, e é a que estou usando no escritório. Mas, para quem não é como eu aficcionado pela linha de comando, por compilar módulos para o kernel e editar scripts de inicialização, recomendo o Ubuntu. Você instala e ele está pronto para usar, simples assim, já com pacote de escritório e todos os softwares
O sistema é muito, muito estável, atualizado praticamente todo dia, e foi realmente feito para tornar fácil a vida de quem vai usá-lo. Eu diria que é a distribuição que faltava. Estou realmente impressionado, e recomendaria hoje para qualquer um que queira usar Linux no Desktop.
Tenho visto alguns avanços realmente significativos do Linux em relação ao uso em Desktops. O Ubuntu, um sistema redondo que funciona sem hacks em arquivos texto, é um excelente avanço. Outras coisas importantes que aconteceram nos últimos tempos:
- Office: até algum tempo quando se fala em software de escritório para Linux, pensávamos em uma série de opções. KOffice e Abiword estavam entre os mais citados. A variedade de softwares é uma coisa boa do Linux, há sempre várias opções para o que você precisa fazer. Mas, para o leigo migrando de Windows, é melhor que haja apenas um bom software, e que este funcione. Hoje temos o OpenOffice.org, um excelente pacote de softwares
, que não faz tudo o que o MS Office faz, mas faz tudo o que você sabe fazer no MS Office. Planilha, editor de textos, banco de dados, software simples de desenho vetorial e apresentações de slides, está tudo lá. Abre e salva arquivos no formato do MS Office, tem um sistema de macros superior à daquele e etc, etc, etc. - Instalação de Programas: Ainda temos o problema de cada distribuição ter um sistema de pacotes diferente, além de muitos programas serem distribuídos na forma de código fonte. Apesar disso, usuários de distribuições como o Debian ou o Ubuntu dificilmente vão precisar de um programa que não esteja compilado para a sua distribuição. No caso destas distribuições, basta abrir um programinha chamado Synaptic, clicar em procurar e digitar o nome do programa. Após ele ser encontrado, seleciona-se o programa e o Synpatic faz o download e a instalação automaticamente. Sinceramente? Muito mais fácil e rápido do que o esquema do Windows de download no Desktop, duplo clique, next, next, next, finish.
- Compartilhamentos Windows: O Linux sempre falou muito bem com redes Windows, mas isso envolvia um bocado de comandos em modo texto. Na versão 3.4 do KDE o suporte a redes Windows foi corrigido, melhorado, e agora funciona redondinho. É muito fácil agora criar compartilhamentos de rede e acessar compartilhamentos em máquinas Windows.
Para desenvolvedores, Linux é uma excelente praia já há bastante tempo. Eu sentia falta de duas coisas:
- Edição Visual de Banco de Dados: Problema resolvido. Temos as ferramentas do MySQL, temos o Knoda, temos o Kexi…
- RAD GUI: Tenho usado Glade com PyGTK. RAD multiplataforma com Python.
Há porém nichos em que o Linux tem grandes lacunas. Veja, por exemplo, o caso dos designers gráficos. O Scribus está se tornando muito maduro, mas ainda está longe de um software como, por exemplo, o InDesign.
Em relação a webdesign, falta um bom editor vetorial para a montagem dos layouts. Não sei porque, as pessoas gostam de montar layouts no Photoshop. A idéia me é bastante estranha, embora eu não seja da área. Porque usar um editor de bitmaps para montar layouts quando você pode usar um editor vetorial, a ferramenta ideal para se criar caixas de texto, linhas, caixas coloridas, gradientes e sombras? Aqui na Atípico o pessoal faz layout no Illustrator.
Bom, já que eu falei em editor de imagens, que fique claro: o Photoshop
Já para montagem dos layouts, faz falta um bom editor vetorial como o Illustrator ou o Freehand. Embora eu tenha visto excelentes exemplos de trabalhos feitos no Inkscape, sua interface é meio esquisita, e ele é bem complicado de se operar.
Bom, a Xara anunciou, semana passada, que está portando seu software, o Xtreme, para Linux e Mac OS, e vai abrir o código. É um excelente avanço para o Linux. Um software maduro, com uma interface consistente, poderoso, para quem quiser migrar para Linux e depende de um bom editor vetorial.
Quer saber mais? Dê uma olhada na galeria e assista os vídeos. São de impressionar.
Já há uma versão para Linux disponível para download. As ferramentas ainda não funcionam, mas ele já abre arquivos da versão Windows e os exibe com perfeição. E a performance é excepcional. Vamos torcer para que uma versão funcional venha logo.
View Comments (37)
teressa. vc está irritada (acho que vc é homem, dado suas frases).
tem razão, no seu caso, o windows se adequa melhor. o maior problema do linux são os xiitas. eu gosto mutio do ubuntu, para mim, é o melhor sistema que tem, mas confesso que os xiitas que amam o SO em vez de usa-lo para ganhar dinheiro atrapalham.
aprender os comandos???
seja feliz em sua vida de linha de comando. Alias.. vc tem q saber mesmo porque o linux direto estraga.
Meu pc parou de funcionar o video, depois parou o som, depois parou de montar pen drive.. q q eh isso???
agora tem q chamar alguem pra arrumar essa bosta.
viva o windows e sua PRATICIDADE!
quantas vezes vc colocou o pen drive no windows xp e deu erro?
think about this.
com sw livre o produto fica mais caro pra ser desenvolvido, pois o pessoal de desenvolvimento demora mais pra fazer alguma coisa.
Synaptic acho que ja vem junto, mas apenas no debian, ubuntu etc..
mas nao adianta muito pq se vc nao tiver as source lists configurada certinho pra sua versao do linux, nao vai adiantar nada.. pior.. vai acabar baixando pacotes errados que vao estragar o q ja estava funcionando.
dai vc formata e instala windows :P
Eu tb não entendo certas coisas, aqui mesno foi postado como instalar programas no linux, pois bem a resposta foi: usa o synaptic, ótimo porém se as pessoas não sabem instalar programas, como vai instalar o synaptic, gente o pessoal tem que ser mais legal, explicar direitinho passo a passo ou até via video, a meu ver é o que falta para o linux disparar, ou seja falta a colaboração dos proprios colaboradores, por exemplo, estou quebrando a cabeça para instalar im drive wi fi, no debian e não encontro isso em lugar nenhum, pelo menos que seja de facil entendimento, mais mesmo sem a colaboração do pessoal vou tentando, poís espero um dia poder ensinar direito o pessoal que por ventura optar por este sistema.
Essa tal de Tereza é uma idiota!!! Deixa de ser preguiçosa, é só aprender os comandos e pronto!!! Deixa de ser vagabunda sua lammer!!!
#213 | teressa
mais facil o escambáu!!!!
e quando voce precisa sair baixando pacotes do caralho a quatro…
se a sua source list estiver apontando para lugares errados.
a ainda se nao bastasse as varias distribuicoes que tem no linux, ainda ter uma bosta de sarge, edgy.. q soh serve para dar conflito.
os programas nao funcionam simplismente com um duplo clique. voce tem que sair se matando na linha de comando para resolver alguma coisa.
é como eu tivesse um carro, mas eu teria que aprender a montar o motor para poder ligar ele. cada pessoa que tivesse carro teria que ser mecanico tambem.
O que seria de nós se nao fosse a microsoft.
#214 | teressa
quem usa linux sao apenas professores e afins..
que nao precisam trabalhar em uma empresa para ganhar dinheiro prestando servicos a outra.. de desenvolvimento.. etc..
eu prefiro comprar windows e nao ficar me matando pra resolver problemas basicos.
viva a praticidade.
como vc vai explicar pro seu cliente que o sistema nao termiou a tempo devido ao gerenciador de janelas konkeror que travou??? ta loco
#215 | teressa
depois que a gente passa 4 anos estudando em uma faculdade boa, vem esses pau no cu de sw livre e fala que nao podemos vender o software
que q eh isso???
vc consegue um projeto de um predio de um engenheiro civil livre??? ele vai cobrar soh pra assinar o projeto.
vai la e pede para um medico fazer uma consulta livre. dai vc soh paga os remedios.
que q eu isso..
sw livre na cadeia
#216 | teressa
a proposito…
tambem nao consegui instalar o msn e por isso to usando essa bosta de gaim q nem foto mostra.
Sou web designer e também trabalho com design em software livre. Uso o Inkscape como programa vetorial, e discordo de que ele seja difícil de usar ou que sua interface seja complicada. Muito pelo contrário, o Inkscape é muito prático, em inúmeras coisas se comparados ao Adobe Illustrator por exemplo, o único problema do Inkscape como a maioria dos projetos open source, é o andamento das atividades do projeto que estão um pouco lentas. Mas se deus quiser estamos caminhando pra versões mais completas, inclusiva saiu a 0.45 dia desse.
Maiores informações: http://www.inkscape.org
Um abraço Élcio, sou seu fã cara!
O Ubuntu é sem sombra de dúvidas uma ótima distribuição Linux. O Ubuntu oferece funcionalidades que tornam sua utilização muito intuitiva.
Instalei o Kubuntu, eu baixo arquivos no formato *.tar.gz, mais quando abro não abre o programa pelo Linux
Abre um programa chamado ARK, ele é tipo o WinRar!
Descompactador.
Obrigado, quero executar programas no Linux
Estou baixando o umbutu 6,0...
Bem ainda na terminei de baixar, mais resumindo estou migrando do windows para linux...
só tenho uma duvida
quando o down terminar eu só tenho que copiar o arquivo para um cd?
me respondam por favor
Dei meu pitaco (discussão pra blogosfera brasileira):
http://leonardofaria.net/2006/08/20/por-que-o-linux-nao-decola/