Como todo mundo anda elogiando, resolvi testar o Songbird. O programa é lindo! Mas eu acho que ainda não vou conseguir usá-lo. Talvez eu não tenha entendido direito o funcionamento do programa, e algum leitor mais esperto do que eu possa me ajudar.
Eu entendi errado ou o Songbird não entende feeds de Podcast? Só consegui pedir ao programa para assinar o conteúdo de uma página, que carregue no navegador, não um feed XML. No caso de feeds que possuem uma folha de estilo XSLT para o navegador, como os do Feedburner, a coisa funciona porque o Songbird os entende como uma página web:
Já se o arquivo XML não tem nenhuma mágica associada a ele, veja o que acontece:
Ou seja, eu preciso visitar o site, e mandar o Songbird “assinar” a página que contém a lista de arquivos mp3. Há uma série de problemas com essa abordagem:
- Nem todos os feeds tem uma página HTML que liste os arquivos. Estes eu não posso assinar.
- O endereço da página pode mudar. Não deveria, claro, “cool URI don’t change” certo? Mas pode. E muita gente publica conteúdo só no feed, exclusivo para quem assina.
- Preciso navegar na minha coleção de podcasts e repetir este processo um a um.
- Por falar nisso, não há uma maneira de importar meu OPML. Incluir os podcasts um a um não é divertido. E como ele também não exporta, usar o Songbird significaria repetir o processo no dia em que eu resolvesse migrar para outro programa.
Ou seja, por enquanto ainda não vou me arriscar com o Songbird. É um projeto open source, baseado em XUL, logo é muito fácil criar extensões para ele e melhorá-lo. Qualquer um que saiba javascript pode colaborar. Quem sabe eles não resolvem isso rápido?
Estou testando o Songbird também. Quando eu conecto o iPod ele trava. Ele começa a listar as músicas mas vai domminando toda a CPU. Não deixei terminar pois o tempo decorrido estava parecendo uma PG. Imagino que aconteça porque a lista de músicas deve ser traduzida para um xml…
Tá certo que a biblioteca do iPod tem cerca de oito mil faixas, mas o Rhythmbox tira isso de letra.
Eu recomendo o AmaroK. Ele também é open-source e é bem mais maduro do que o Songbird.
E eu acho o Songbird muito lento… Talvez seja culpa do XUL.
Eu ainda fico com meu Bloglines 😀
[]’s