Estava lendo sobre o trabalho que o Cris Dias vai ter para provar que pagou o aluguel e fiquei me perguntando porque as pessoas não investem em tecnologias desburocratizantes.
Fila de banco, por exemplo, é uma coisa absurda. Tem sempre uma porção de gente lá que não tem acesso a internet, por isso paga suas contas no banco. Mas também tem um bocado de gente que está na fila porque a conta está atrasada. Se houvesse um jeito qualquer de se pagar contas atrasadas pela internet, acredito que as filas em banco iam se reduzir drasticamente, principalmente pela ausência daqueles office-boys com trinta boletos que o patrão não conseguiu pagar na data.
Aliás, governo e bancos são os campeões da burocracia
Você que é empresário, ou que é o responsável pela definição de processos na sua área de atuação, desburocratize:
- Ao invés de imprimir um boleto e enviar pelo correio, ofereça a seus clientes a opção de receber o boleto por e-mail.
- Ao invés de pedir que eles preencham um papel e enviem pelo correio ou por fax, permita que eles preencham um formulário em seu site. Se isso não for possível, permita pelo menos que enviem os documentos por e-mail.
- As pessoas não querem ter com elas uma segunda via de cada papel que assinam. É claro que, se alguém assina um contrato, quer ter uma via consigo. Mas você não precisa entregar para as pessoas segundas vias de tudo.
- Um scanner é um instrumento muito poderoso. Ao invés de pedir três cópias de um documento para três departamentos diferentes de sua empresa, você pode pedir uma cópia só e digitalizar, de modo que fique disponível para todo mundo que precisar.
- Pense em scanner, e-mail, e gerenciamento eletrônico de documentos. Proíba as pessoas em sua empresa de entregar documentos impressos umas às outras.
- Um modem também pode fazer maravilhas. Ao invés de imprimir um documento para enviá-lo por fax, você pode enviar o fax direto do computador, sem derrubar florestas. Também pode receber fax direto no computador, e depois não precisa escaneá-lo.
- Adoro a possibilidade que alguns serviços oferecem de, se atraso um boleto, poder entrar no site e eu mesmo gerar um boleto com a multa inclusa e nova data de vencimento, que eu posso pagar pela internet.
- Não exija um papel se isso não for realmente necessário.
- Não exija uma cópia de um documento se você só precisa do número.
- Dependendo do porte da sua empresa ou departamento, avalie a possibilidade de ter um servidor de arquivos centralizado, talvez com acesso remoto. As pessoas se sentirão mais seguras se souberem que todos os seus documentos estão num único lugar, acessível de onde elas estiverem, com backup e controle de versão diários.
- E que tal e-mail e fax centralizados? Você pode ter, por exemplo, um endereço de email fax@suaempresa.com.br, de modo que seus funcionários precisem apenas anexar um documento ao e-mail e colocar o número de telefone no título e o documento será enviado por fax automaticamente para aquele número.
Um servidor de arquivos, e-mails e fax pode não ser tão caro quanto parece, principalmente trabalhando com Linux
E por fim, se você acha que burocracia é um resquício da ditadura, coisa de empresas antiqüadas nascidas na pré-globalização, saiba que meus dólares estão presos no Google Adsense até que eu encontre uma maneira de passar um fax para eles. 😛
View Comments (3)
Desburocratizar... essa palavra é mágica.
Excelente post.
Maysa
BH
Cartórios são umas das maiores tetas do Brasil. Eu queria ter um cartório, botava meu boi na sombra rapidinho.
Quanto aos boletos indico na fé o serviço que eu uso no Vilago, o http://www.f2b.com.br. Tem praticamente tudo isso que você falou, principalmente a parte de enviar o boleto por email e não papel. Somando com o Internet banking dá para pagar as contas sem nenhum papel no meio.
Exceto, claro, no meu cliente que exige o boleto por correio todo mês. Hoje é dia...
Aliás uma outra coisa bem legal é a iniciativa do governo de SP (acho que é da prefeitura da capital, não sei...) de emitir notas fiscais via Internet. Desburocratiza, economiza papel e ainda ajuda a combater a sonegação.
Xinguei o Google quando me falaram isso tb... Tá, achei um fio de telefone, pluguei no modem (antes, aspirei o pó do conector) e mandei o fax (me manda o seu documento que eu faço tb ;-) ). Nem ocupado deu, foi lindo. De chorar foi a tarifa que o banco me cobrou pela transação em moeda internacional. E pra completar, duas semanas depois recebi cartinha com duas vias de um contrato de não-sei-o-que-lá que eu tive que assinar e levar na agência. :-/
Claro, não vou nem reclamar, podia ser pior...