Política de Segurança do Bradesco! Raios Múltiplos!

O Bruno começou: Bradesco: O pior internet banking que eu já vi.

É mesmo, de longe, o pior que eu conheço. Sou cliente Bradesco e Itaú há um bocado de tempo. Mantenho minha conta no Bradesco por uma série de motivos. Primeiro, porque eles me ofereceram crédito pessoal, cartão de crédito, cheque especial e uma porção de outras facilidades, sem que eu precisasse ir até o banco pedir. Sei que eles não fazem isso por bondade, que é interesse do banco que eu me endivide e pague juros a eles. Mas no Itaú, tendo praticamente o mesmo tempo de conta e tendo durante alguns anos movimentado mais dinheiro lá do que no Bradesco, não tenho nem talão de cheques. Eu sei que se for à agência pedir é capaz de conseguir essas facilidades, mas, caramba, tenho que ir à agência?

Há outros motivos para manter minha conta no Bradesco. Embora seja considerado um “banco das massas” e muita gente reclame das filas, tenho tido muita sorte com o atendimento deles na agência. A rede de caixas eletrônicos também é exemplar. Onde eu vou tem um caixa Bradesco Dia e Noite. E, se não tiver, eles ainda têm convênio com a rede 24 horas, embora aí eu pague para sacar. Isso é bem melhor que o sistema do Itaú, onde eu só posso sacar em caixas eletrônicos do próprio Itaú, tenho um limite (pequeno) de saques por mês e, se sacar além do limite, pago uma tarifa por cada saque extra. Além disso, se faço um saque em qualquer caixa eletrônico fora da agência, num supermercado, posto de gasolina ou rodoviária, por exemplo, também pago por aquele saque. Além disso, as tarifas no Itaú são um assalto!

Me sinto entre a cruz e a espada com os dois bancos.

Um ponto para o Bradesco: Uma vez perdi meu cartão do Itaú. Tive que ir até a agência para assinar uma solicitação de um novo. O gerente me deu um prazo, mas a única maneira de saber se o cartão já havia chegado era telefonar para o gerente ou ir até a agência. Acontece que ninguém consegue telefonar para o gerente. Quando o cartão finalmente chegou, o gerente me entregou o cartão e me disse que eu tinha que cadastrar uma senha para liberar o cartão para uso. E para isso, tinha que pegar a fila do caixa. Era o quinto dia útil do mês, a fila era uma daquelas que quase não cabe na agência. No Bradesco, quando meu cartão quebrou, fiz o pedido de um novo por telefone e o recebi em casa.

Um ponto para o Itaú: há pouco tempo eu me mudei e resolvi transferir as contas para uma agência perto de casa. No Itaú a moça digitou meia dúzia de coisas no computador, me deu um único documento para assinar e colou um adesivo em meu cartão com o número da nova conta. Pronto, a conta estava transferida e eu já podia movimentá-la. No Bradesco me pediram uma carta, de próprio punho, solicitando a mudança, me deram um documento de encerramento da conta antiga para assinar, mais toda a papelada de abertura de uma conta nova. Maços e maços de papéis para assinar. Aliás, o Bradesco parece que adora gastar papel. Está bem que eles trabalham com papel reciclado, mas acho que eles fariam mais bem à Natureza se simplesmente poupassem a metade do papel que gastam.

No fim, não sei que banco escolher. Não se também se abro uma conta em um outro e encerro as duas que tenho.

Agora, falando em políticas de segurança, o Bradesco realmente é o campeão da chateação. Uma vez minha esposa telefonou para o Fone Fácil, que devia se chamar Fone Difícil. Ela não estava acostumada às confirmações de cadastro. Aqui em casa, quando a gente precisa telefonar para a companhia telefônica, o banco ou qualquer outro fornecedor de serviços, geralmente sou eu que faço. Você nunca foi pego de surpresa quando perguntam sua idade? Principalmente perto do seu aniversário? Foi o suficiente para bloquearem a conta dela e ela ter que ir até a agência para resolver o problema.

Esse tal “Cartão Chave de Segurança Bradesco” é a coisa mais famigerada que já inventaram. O Itaú tem um igualzinho, mas o Bradesco me pede o cartão para acessar também o Fone Fácil, que devia se chamar Fone Difícil, e para fazer saques no caixa eletrônico.

Preste atenção nos passos para saber meu saldo no Internet Banking:

  1. Acesso o site do Bradesco.
  2. Digito agência e conta e Enter.
  3. Espero, dependendo da conexão muito, até carregar um applet Java.
  4. Digito minha senha eletrônica (não é a mesma do cartão para saque) usando o teclado virtual.
  5. Digito minha frase secreta (pelo menos 22 letras) e Enter
  6. Aparece uma tela me pedindo um dos números do meu cartão chave. Tiro o cartãozinho odioso da carteira, encontro e digito o número pedido e Enter.
  7. Pronto, aparece meu saldo. Viu como é fácil?

Um cliente Bradesco tem:

  1. Uma senha do cartão de débito
  2. Duas letras secretas para usar o caixa eletrônico
  3. Uma senha eletrônica para Internet e Fone Fácil
  4. Um cartão de segurança com 70 números

E de vez em quando ainda te pedem para confirmar dados pessoais em algumas operações.

Por fim: estava tentando testar um serviço novo, o NovoFax, mas não consegui porque o sistema da Visa me manda para o Bradesco quando tento fazer uma compra, e, embora o site e o Internet Banking funcionem no Firefox, os sistemas de pagamento eletrônico não. Estou pensando aqui se assino via boleto ou simplesmente desisto.

Elcio: Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

View Comments (28)

  • O Bradesco acho que é o único banco que, para o cliente pagar qualquer coisa pelo internet banking, até para créditos em celular, o paciente (cliente) tem que pedir autorização pelo telefone ao “FONE DIFÍCIL”.
    É talvez o único banco que, para fazer transferências entre contas, ou qualquer movimentação, tem que ter um cadastro das contas autorizadas POR ESCRITO, entregar na sua agência e aí sim, depois de ligar para o “FONE DIFÍCIL”, poder movimentar a sua conta.
    É talvez o único banco que para acessar, só acessar a sua conta, o cliente paciente tem que digitar uma senha de uma tabela enviada pelo correio. Se fosse para confirmar uma transação, um pagamento, tudo bem, mas é para também ACESSAR a conta. Portanto, para o cliente acessar sua conta do trabalho, tem que levar o cartão consigo ou uma cópia deste. Banquinho sem vergonha e atrasado esse! Muito seguro? Não, é muito amarrado!

  • como é que nego gosta de queimar o filme dos outros né o Bradesco realmente é Presença nunca tive nada a reclamar isso é falta do que fazer dessas pessoas!!!!!!!!!!

  • Que mentira para acessar o BradescoBankline não precisa de nada daquilo tudo.....só precisa da sua senha e do cartão chave, somente....

  • o pior do Bradesco é liquidar antecipado um empréstimo consignado
    tem que solicitar o boleto por escrito e pessoalmente, com firma reconhecida em cartório. Esssa solicitação só pode ser feita num unico posto (o unico de todo o estado de pernambuco) que não fica na minha cidade, não tem acordo, dane-se se o cliente vai ter que viajar até recife, não aceitam pedido por telefone ou fax.
    quando voce entrega o pedido com diversos anexos e assinado, eles não entregam o boleto na hora, mandam você aguardar uma ligação, que só vem depois de 15 dias e se você não puder ir buscar no dia da ligação, tem que pedir de novo e aguardar mais 15 dias.
    se você conseguir pegar o boleto e pagar ele o banco não vai cancelar o desconto do seu contracheque e você vai esperar mais 6 dias inutilmente como eu estou agora sem meu dinheiro e sem esperança, maldita hora em que eu fiz algum negócio com esta instituição

  • olá galera,o banco bradesco é excelente ,mas o que mim tira do serio é a demora nos caixas,fora isso nao tenhu o que reclamar por enquanto né.

  • O BANCO BRADESCO É UM EXCELENTE BANCO, PRA MIM O MELHOR!!! ELES LIBERAM CRÉDITOS COM FACILIDADE, O INTENET BANKING É BEM FUNCIONAL, ONDE VOCE TEM A POSIÇÃO DE TODAS AS SUAS TRANSAÇÕES, INCLUSIVE DOS CARTÕES DE CRÉDITO. A CONFIRMAÇÃO DA TRANSAÇÃO PELO FONE FÁCIL, QUANDO VOCE UTILIZA O INTERNET BANKING, É FEITA APENAS UMA VEZ (QUESTÃO DE SEGURANÇA), TUDO MUITO FUNCIONAL. ENFIM É O MELHOR BANCO!! OU O MAIS COMPLETO.