Picasa para Linux

Yes, eu tenho Picasa!

Impressionante. O software que roda no Wine ou Crossover com a melhor performance que eu já vi. Ainda assim, é claro, não é nativo e fica um pouco lento. Tenho um Athlon 1800 1Gb RAM. Tive que desabilitar os efeitos visuais para usar o Picasa com mais conforto, em Tools -> Options -> General -> Use special effects in user interface.

Recomendo. Picasa é o sonho em matéria de gerenciador de fotos! A principal tarefa de um gerenciador desses, a busca, é feita com maestria. O programinha faz muito mais e tudo é muito fácil de usar. Se você nunca usou o Picasa porque não tinha versão para Linux, experimente.

Ah, sim, as fotos no screenshot são da minha filha.

Google, Picasa, Linux, Wine, Windows, CrossoverOffice

Elcio: Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

View Comments (7)

  • Eu uso o Picasa mais não consigo fazer as pilhas de foto como eu quero elas saem muito perto, tipo elas não ficam como as outras que tem a bordinha em baixo e talz ela sai pertinho a imagem sabe?!
    Poderia me ajudar?

  • Estou usando essa versão do picasa aqui no ubuntu 6.06 também. Eu já tinha ele antes instalado na mão. Da pra ver que eles criaram uma integração bem melhor com o gnome nessa verssão. Pelo que entendi o binário também foi um pouco modificado para isso. Portanto os patches não foram só no wine (que foram mais de 220 por sinal).

    Agora quanto a rodar nativo ou não. Muita gente nas listas reclamando que ao invés de ter portado usando o wine, eles deveriam ter portado 'nativamente'. Agora vamos pensar o que significa portar nativamente! Portar nativamente é reescreve-lo de tal forma que ele não dependa de nenhuma biblioteca que não esteja disponibilizada para gnu/linux.

    Bom ao meu ver portar usando as bibliotecas do wine É PORTAR NATIVAMENTE, visto que as bibliotecas do wine são nativas ao linux. Você não precisa de uma verssão de windows nem nenhuma biblioteca não free. O wine faz chamadas direto ao sistema. Certo que ele implementa uma abstração a mais aqui e ali, como por exemplo na estrutura de arquivos para deixa-la mais compativel com a do windows. Mas no fundo o wine nada mais é que uma biblioteca nativa como o glibc.

    Portar não nativamente seria por exemplo rodar um vmware com windows xp instalado e o picasa tudo num deb só. Mas com certeza iria se precisar de uma licença não free.

  • outra contribuição foi no taskmgr, eles fizeram o aplicativo rodar bem legal tanto no GNOME quanto no KDE.

    FALOW !

  • Tranqilos?

    Só para complementar a resposta...

    Segundo um colega da lista Debian User Group, hamacker" , o pessoal do google ao fazer o Picasa rodar sob API Win32 eles contribuiram com 200 patches para a equipe do Wine.

    Uma bela ajuda não?

    FALOW!

  • No Wine não, no Crossover. Mas não foi só "uma configuração certinha". Eles otimizaram as coisas, programaram meia dúzia de integrações com o Linux (KDE e Gnome apenas) e empacotaram junto com o Crossover. Assim, não importa se você tem Wine ou Crossover instalado, basta baixar o instalador e rodar.

  • Ele roda no Wine? Então o Google não portou ele, fez é uma configuração certinha do Wine e distribui junto?