Instalei o PidGin 2.0

Acabo de instalar o tal PidGin 2.0.0, o substituto do Gaim, o programa que, ao ser lançado, causou tanto movimento que derrubou o site oficial. Ele está disponível para Windows e Linux. Para quem não sabe:

O Pidgin é um cliente de mensagens modular capaz de usar o AIM, MSN, Yahoo!, Jabber, ICQ, IRC, SILC, SIP/SIMPLE, Novell GroupWise, Lotus Sametime, Bonjour, Zephyr, Gadu-Gadu e QQ de uma vez só. Ele é escrito usando o GTK+.

Baixei os fontes do SourceForge, o pacote pidgin-2.0.0.tar.gz, aqui no meu Ubuntu 6.10. Depois o processo foi:

$ tar -xzvf pidgin-2.0.0.tar.gz
$ cd pidgin-2.0.0.tar.gz
$ ./configure
$ make
$ sudo make install

Assim mesmo, como manda o figurino, sem nenhum errinho. Ele leu meus contatos e contas do Gaim e já abriu conectando, pronto para usar.

É o bom e velho Gaim, com pequenas melhoras e novas funcionalidades, mais rápido e muito, muito mais bonito. A interface também deu uma boa melhorada em relação à usabilidade. Além disso, agora ele conecta em ainda mais redes que eu não vou usar 😉

Updated: endereço do site corrigido. Obrigado pessoal.

Elcio: Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

View Comments (10)

  • Eles são indepentendes, Lucas. O Pidgin, ainda assim, lerá todos os seus dados do Gaim (contatos, contas etc).
    Karlisson, se você instalasse pelo .deb não teria esse problema. Ele já instala as dependências também.

  • Eu tive um pequeno problema com SSL: o protocolo do MSN exige que haja uma biblioteca SSL para poder se conectar so serviço. Basta instalar o pacote libgnutls-dev antes de compilar.

  • Para instalar é necessário desinstalar primeiro o Gaim ou pode instalar por cima mesmo? Como é isso? Co se faz para instalar com suporte a correção ortográfica? Se alguém souber.. obrigado

  • Muito legal, nunca gostei realmente do Gaim, o Kopete sempre me pareceu mais interessante, mas como utilizo Gnome e não penso em trocar para KDE fica complicado.

    E só para corrigir, o site oficial é pidgiN.im e não pidgiM.im.

  • Elcio, acho que acabou trocando o "n" pelo "m" na url do site oficial do Pidgin. :)

    Ainda não instalei, estou usando o gaim beta5 do Feisty, vou tentar agora..