Um bocado de gente começou recentemente a usar o Cite Bite para linkar para citações de outros sites. A citação pode ficar, por exemplo, assim:
PS: Se você tem talento e disposição para criar uma “mensagem-modelo”, com campinhos para preencher e enviar, principalmente para os tribunais, por favor faça isso. Você vai estar ajudando muito com um pouquinho de seu tempo.
Clique no link com meu nome e você vai entender o que é o Cite Bite. O recurso parece interessante à primeira vista. O problema é que isso quebra um dos mecanismos básicos da interação entre os blogs: o link.
Quando você linka para um outro blog você está favorecendo o blog linkado:
- Está enviando usuários para lá. Esse é, claro, o ponto mais óbvio.
- Está enviando um pingback. Isto é, se o seu sistema de blogging for esperto o suficiente para isso. Se você não sabe o que é pingback (e trackback) entenda isso melhor aqui.
- Está dando pontos ao site no Google Ranking. E o Google funciona por causa dessas milhares de pequenas contribuições voluntárias, os links. Cada link é um voto.
Nada disso aí acontece quando você linka para o Cite Bite. Vai haver um link a menos para o blogueiro que escreveu algo tão bom que merece sua citação.
Para complementar, o Cite Bite pode causar problemas para o seu usuário. Aquela barra vai causar problemas se o site linkado coloca coisas no topo usando, no CSS, position:absolute; e os javascripts e mesmo o layout do site podem não funcionar corretamente.
Linke direto para o blogueiro, a fonte original.
A internet está mais colaborativa através do compartilhamento de idéias. Esse Cite Bite vai contra todo um conceito, as bases da era da informação.
Eu não conhecia, mas me parece um sistema centralizador e excludente, o que vai contra toda tecnologia de internet, que é a participação geral, a interligação de assuntos e idéias tornando tudo mais democrático e diminuindo distâncias.
Como que uma empresa (Cite Bite) é concebida dessa forma? Uma empresa de internet que não entende da tecnologia? E como foi fazer sucesso?
Os links são a base da internet, uma empresa que suga os links pra ela simplesmente se aproveita disso para se promover ao custo de derrubar todos os que deixam de ser linkados. Esse é o crime capital do mundo virtual sem leis.
O pior de tudo é que quando falamos mal de uma tecnologia, querendo ou não, divulgamos sua existência. Fica ao leitor o julgamento de utilizar ou não – e esse é o meu medo.
Fica aqui registrado o meu desapreço por uma empresa sem escrúpulos.