xSpec, o emulador de Sinclair ZX Spectrum

Para os que gostam da história da informática: o primeiro computador em que eu programei na vida foi um Sinclair ZX Spectrum, que aqui no Brasil se chamava TK-90X. Pois não é que o saudoso micrinho fez 25 anos mês passado?

Baixei nos repositórios do Ubuntu o xspec, um emulador de Spectrum, para ver se eu ainda sabia alguma coisa de BASIC, e fiz um videozinho para que os mais novos nesse negócio possam ver um pouquinho de como foi o início da programação em microcomputadores:

Ah, que saudades!

10 comments on “xSpec, o emulador de Sinclair ZX Spectrum

  1. é ainda hoje uso os micros da linha msx, sempre buscando, novas ideias e motivos, pois o que aprendi com o msx é que ele sempre ira produzir, com os compiladores, basic, asm, pascal, c, dbase,…
    abraços se desejarem usem o emulador bluemsx, pois existem varias geracoes da linha. Abraços de PTEMM.

  2. Olha, eu não tenho tanta experiência quanto voce e outos colegas daqui, Seja por tempo mesmo seja pela prática em programação.

    Mas meu contato com Informática foi no final dos anos 80, quando tinha aulas num CP500!!! Era um barato programar em BASIC. Me lembro de bastante coisa mas cheguei a ver a parte gráfica.

    valeu!

  3. Ainda bem que inventaram liunguegéns de alto nível, não sei se me acostumaria com esse tipo de programação e olha que as vezes eu reclamo de programar em C em alguns trabalhos da faculdade 😉 Sinceramente nunca tinha tido contato com essa era da programação, a não ser com assembly, valeu ai a experiência! Hoje posso dizer que sou feliz com a evolução da programação 😉

  4. Élcio,
    pode postar aqui o code que usou no vídeo acima em texto puro?
    Baixei o emulador e queria ver como eram as coisas antigamente…

  5. Não comento muito mas sempre acompanho seus posts…. e agora confesso, fiquei com os olhos marejados com esse vídeo. Hehehehe!
    Eu comecei um pouco mais baixo ainda, em meados de 1986, com um Prológica CP-200, com seus pixels 8 vezes maiores que os do TK.
    Depois eu passei pelo TK (ainda tenho um implementado com botão reset), pelo MSX Hot-Bit e também o MSX Expert.
    Foram anos de REM, PEEKs, POKEs, GOTO, GOSUB, LOAD, BLOAD, RUN”CAS: sempre contando com o bom e velho gravador da Sharp Datacorder.

    Bons tempos!
    Bom post.

    Abraço

  6. Caramba! Esse video é típico do Elcio.

    Me lembrou quando jogávamos na sala de estudos do internato um negócio bem nerd: um colega cantava uma equação de 2º grau e o outro tinha que traçar a reta no quadro negro. Ganhava quem fizesse a reta com maior rapidez e no ângulo correto.

    Parece sem graça, mas gente que usam calça a altura do peito gosta, ahah.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *