Ubuntu chega oficialmente ao Brasil

Boa notícia: Ubuntu chega oficialmente ao Brasil.

“Nossa estratégia será fechar parcerias com fabricantes para oferecer o Ubuntu pré-instalado e pré-configurado, faturando com suporte, serviços, segurança e atualização.”

Vem em boa hora. Um funcionário meu comprou um notebook[bb], um Presario v6210br, que veio com Mandriva. O suporte é uma piada. Não conseguíamos conectar em redes com chave WEP, apenas redes abertas. Em todas as ligações que fizemos os atendentes nos disseram que, se o computador conecta em uma rede e outra não, o problema é na rede, e eles não prestam suporte a configuração de redes. Mesmo argumentando que os outros notebooks na empresa, com Linux[bb] e Mac OS, se conectam normalmente à rede.

Parece que eles colocam Linux nessas máquinas só para reduzir custos, mas não esperam que ninguém vá usar realmente o sistema. A qualidade da instalação é entristecedora. Veio com a rede wi-fi configurada via ndiswrapper e cheia de problemas, e os drivers para a placa de vídeo 3D simplesmente não vieram instalados. Parece que esperam que todo mundo vá instalar um Windows pirata na máquina.

Quem sabe com uma distribuição de verdade, prestando suporte de verdade, notebook com Linux pré-instalado deixe de ser piada no Brasil.

8 comments on “Ubuntu chega oficialmente ao Brasil

  1. Não é que eles esperam que o comprador vá instalar o Windows. É isso que a maioria faz. Querendo ou não não podemos nos enganar dizendo que eles colocaram linux lá para divulga-lo. É unica e exclusivamente para baixar os preços.
    O Ubunto ta crescendo muito de uns tempos para cá. Acho que esta é mais uma sacado do pessoal deles. Tomara que de certo. Ubuntu rox =)

  2. Nunca gostei de Linux, justamente por péssimas experiências no passado e por odiar o fato da chamada “linha de comando”. A idéia era clara: “para que perderei tempo digitando e pesquisando COMO, se posso no Windows com alguns cliques chegar onde quero e partir logo para a produtividade?”.

    Tomei coragem e instalei o Ubuntu 7.10 ontem e afirmo que estou espantado. Configurou automaticamente todos os drives, as aplicações agora se instalam como Windows. Ainda nem cheguei a ver a linha de comando e já tenho quase tudo que quero rodando.

    Voltei ao Windows porque tive uns problemas, mas estou aguardando respostas em alguns fóruns e creio que após 10 anos de Windows, irei para Linux definitivamente.

    Tiro o chapéu para o Ubuntu.

  3. É verdade.
    Isso é porque é proibido no Brasil vender computadores pessoais sem SO. Daí para não cobrar mais caro do cliente com um Windows, instalam de qualquer jeito um Linux qualquer crente que o consumidor irá instalar um Windows pirata.

  4. A fama do exímio suporte nos computadores que vêem com Linux pré-instalado já é grande e parece que é um misto de descaso da Mandriva (que por enquanto possuí o “monopólio” nessa área) e redução de custos descarada dos montadores/fabricantes de computador. Imagino que a Mandriva assina uns contratos com esse vendedores de computador ao estilo “eu forneço a distribuição customizada e treinamento para seus funcionários, porém da venda em diante a batata quente já não é minha mais…”. Mesmo diante disso tudo o último computador daqueles “PC para Todos” da Positivo que usei estava com um Mandriva configurado redondo com tudo funcionando e muito bem acabado, só não cheguei a usar o suporte.

    Como postei no blog do André Gondin: “Será o fim do monopólio da Mandriva nos computadores vendidos com Linux? Ou um indício para o início das vendas de Dell’s com Ubuntu no Brasil?” Eu espero que seja os dois.. 🙂

  5. É Elcio. Um amigo meu comprou a mesma maquina, mas preferiu instalar o windows. Um dia destes, ele me pediu para instalar o Ubuntu nela. Vc já fez esse teste??? Espero que não… 😉
    A ACPI desse laptop é cheia de problemas e para iniciar é necessaria uma serie de parametros que desativam o SMP, e mais uma batelada de coisas.
    Isso sem contar que ele trava durante o uso.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *