Servindo vídeos Ogg Teora com o Content Type correto

Semana passada participei de um curso sobre HTML5 ministrado pela w3c Brasil. Nesse curso o Elcio Ferreira foi o instrutor, eu fiquei com uma duvida e fiz uma pergunta para ele sobre a necessidade de incluir a extensão do arquivo na tag <video> para que o mesmo funcione no firefox. Ele me mostrou uma forma utilizando PHP mas infelizmente não consegui obter o codigo.

Os servidores web, quando servem um arquivo, enviam ao navegador a informação de tipo de conteúdo. O header enviado do servidor, para um arquivo Ogg Vorbis, deve ser:

Content-type: application/ogg

Se o servidor não enviar esse header, o vídeo não vai tocar no Firefox. O Apache sabe fazer sozinho, basta que esteja configurado para isso. No Ubuntu, por exemplo, ele já vem configurado para servir ogg.

A saída de scripts PHP é servida com outro tipo de conteúdo. Geralmente “text/html”. Se você serve seu vídeo do PHP, precisa enviar um header no início do script avisando o navegador que esse conteúdo é vídeo. Você pode fazer:

<?php
header('Content-type: application/ogg');
?>

Já se você serve os vídeos como arquivos estáticos, não deve usar PHP para processá-los só para que sejam servidor com o tipo correto. O jeito certo é configurar corretamente o servidor. Se for um hosting compartilhado, eu tentaria um chamado ao suporte pedindo para que configurem isso corretamente antes de fazer com PHP. Ou estudaria mudar de hosting 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *