Política de Segurança do Bradesco! Raios Múltiplos!

O Bruno começou: Bradesco: O pior internet banking que eu já vi.

É mesmo, de longe, o pior que eu conheço. Sou cliente Bradesco e Itaú há um bocado de tempo. Mantenho minha conta no Bradesco por uma série de motivos. Primeiro, porque eles me ofereceram crédito pessoal, cartão de crédito, cheque especial e uma porção de outras facilidades, sem que eu precisasse ir até o banco pedir. Sei que eles não fazem isso por bondade, que é interesse do banco que eu me endivide e pague juros a eles. Mas no Itaú, tendo praticamente o mesmo tempo de conta e tendo durante alguns anos movimentado mais dinheiro lá do que no Bradesco, não tenho nem talão de cheques. Eu sei que se for à agência pedir é capaz de conseguir essas facilidades, mas, caramba, tenho que ir à agência?

Há outros motivos para manter minha conta no Bradesco. Embora seja considerado um “banco das massas” e muita gente reclame das filas, tenho tido muita sorte com o atendimento deles na agência. A rede de caixas eletrônicos também é exemplar. Onde eu vou tem um caixa Bradesco Dia e Noite. E, se não tiver, eles ainda têm convênio com a rede 24 horas, embora aí eu pague para sacar. Isso é bem melhor que o sistema do Itaú, onde eu só posso sacar em caixas eletrônicos do próprio Itaú, tenho um limite (pequeno) de saques por mês e, se sacar além do limite, pago uma tarifa por cada saque extra. Além disso, se faço um saque em qualquer caixa eletrônico fora da agência, num supermercado, posto de gasolina ou rodoviária, por exemplo, também pago por aquele saque. Além disso, as tarifas no Itaú são um assalto!

Me sinto entre a cruz e a espada com os dois bancos.

Um ponto para o Bradesco: Uma vez perdi meu cartão do Itaú. Tive que ir até a agência para assinar uma solicitação de um novo. O gerente me deu um prazo, mas a única maneira de saber se o cartão já havia chegado era telefonar para o gerente ou ir até a agência. Acontece que ninguém consegue telefonar para o gerente. Quando o cartão finalmente chegou, o gerente me entregou o cartão e me disse que eu tinha que cadastrar uma senha para liberar o cartão para uso. E para isso, tinha que pegar a fila do caixa. Era o quinto dia útil do mês, a fila era uma daquelas que quase não cabe na agência. No Bradesco, quando meu cartão quebrou, fiz o pedido de um novo por telefone e o recebi em casa.

Um ponto para o Itaú: há pouco tempo eu me mudei e resolvi transferir as contas para uma agência perto de casa. No Itaú a moça digitou meia dúzia de coisas no computador, me deu um único documento para assinar e colou um adesivo em meu cartão com o número da nova conta. Pronto, a conta estava transferida e eu já podia movimentá-la. No Bradesco me pediram uma carta, de próprio punho, solicitando a mudança, me deram um documento de encerramento da conta antiga para assinar, mais toda a papelada de abertura de uma conta nova. Maços e maços de papéis para assinar. Aliás, o Bradesco parece que adora gastar papel. Está bem que eles trabalham com papel reciclado, mas acho que eles fariam mais bem à Natureza se simplesmente poupassem a metade do papel que gastam.

No fim, não sei que banco escolher. Não se também se abro uma conta em um outro e encerro as duas que tenho.

Agora, falando em políticas de segurança, o Bradesco realmente é o campeão da chateação. Uma vez minha esposa telefonou para o Fone Fácil, que devia se chamar Fone Difícil. Ela não estava acostumada às confirmações de cadastro. Aqui em casa, quando a gente precisa telefonar para a companhia telefônica, o banco ou qualquer outro fornecedor de serviços, geralmente sou eu que faço. Você nunca foi pego de surpresa quando perguntam sua idade? Principalmente perto do seu aniversário? Foi o suficiente para bloquearem a conta dela e ela ter que ir até a agência para resolver o problema.

Esse tal “Cartão Chave de Segurança Bradesco” é a coisa mais famigerada que já inventaram. O Itaú tem um igualzinho, mas o Bradesco me pede o cartão para acessar também o Fone Fácil, que devia se chamar Fone Difícil, e para fazer saques no caixa eletrônico.

Preste atenção nos passos para saber meu saldo no Internet Banking:

  1. Acesso o site do Bradesco.
  2. Digito agência e conta e Enter.
  3. Espero, dependendo da conexão muito, até carregar um applet Java.
  4. Digito minha senha eletrônica (não é a mesma do cartão para saque) usando o teclado virtual.
  5. Digito minha frase secreta (pelo menos 22 letras) e Enter
  6. Aparece uma tela me pedindo um dos números do meu cartão chave. Tiro o cartãozinho odioso da carteira, encontro e digito o número pedido e Enter.
  7. Pronto, aparece meu saldo. Viu como é fácil?

Um cliente Bradesco tem:

  1. Uma senha do cartão de débito
  2. Duas letras secretas para usar o caixa eletrônico
  3. Uma senha eletrônica para Internet e Fone Fácil
  4. Um cartão de segurança com 70 números

E de vez em quando ainda te pedem para confirmar dados pessoais em algumas operações.

Por fim: estava tentando testar um serviço novo, o NovoFax, mas não consegui porque o sistema da Visa me manda para o Bradesco quando tento fazer uma compra, e, embora o site e o Internet Banking funcionem no Firefox, os sistemas de pagamento eletrônico não. Estou pensando aqui se assino via boleto ou simplesmente desisto.

Publicado por

Elcio

Elcio é sócio fundador da Visie Padrões Web. Pioneiro no uso e divulgação dos padrões do W3C no Brasil, Elcio já treinou equipes de dezenas de empresas como Globo.com, Terra, Petrobras, iG e Locaweb. Além disso, tem dirigido as equipes da Visie no desenvolvimento de projetos web para marcas como Brastemp, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson e Rede Globo.

28 comentários em “Política de Segurança do Bradesco! Raios Múltiplos!”

  1. O Bradesco acho que é o único banco que, para o cliente pagar qualquer coisa pelo internet banking, até para créditos em celular, o paciente (cliente) tem que pedir autorização pelo telefone ao “FONE DIFÍCIL”.
    É talvez o único banco que, para fazer transferências entre contas, ou qualquer movimentação, tem que ter um cadastro das contas autorizadas POR ESCRITO, entregar na sua agência e aí sim, depois de ligar para o “FONE DIFÍCIL”, poder movimentar a sua conta.
    É talvez o único banco que para acessar, só acessar a sua conta, o cliente paciente tem que digitar uma senha de uma tabela enviada pelo correio. Se fosse para confirmar uma transação, um pagamento, tudo bem, mas é para também ACESSAR a conta. Portanto, para o cliente acessar sua conta do trabalho, tem que levar o cartão consigo ou uma cópia deste. Banquinho sem vergonha e atrasado esse! Muito seguro? Não, é muito amarrado!

  2. como é que nego gosta de queimar o filme dos outros né o Bradesco realmente é Presença nunca tive nada a reclamar isso é falta do que fazer dessas pessoas!!!!!!!!!!

  3. o pior do Bradesco é liquidar antecipado um empréstimo consignado
    tem que solicitar o boleto por escrito e pessoalmente, com firma reconhecida em cartório. Esssa solicitação só pode ser feita num unico posto (o unico de todo o estado de pernambuco) que não fica na minha cidade, não tem acordo, dane-se se o cliente vai ter que viajar até recife, não aceitam pedido por telefone ou fax.
    quando voce entrega o pedido com diversos anexos e assinado, eles não entregam o boleto na hora, mandam você aguardar uma ligação, que só vem depois de 15 dias e se você não puder ir buscar no dia da ligação, tem que pedir de novo e aguardar mais 15 dias.
    se você conseguir pegar o boleto e pagar ele o banco não vai cancelar o desconto do seu contracheque e você vai esperar mais 6 dias inutilmente como eu estou agora sem meu dinheiro e sem esperança, maldita hora em que eu fiz algum negócio com esta instituição

  4. olá galera,o banco bradesco é excelente ,mas o que mim tira do serio é a demora nos caixas,fora isso nao tenhu o que reclamar por enquanto né.

  5. O BANCO BRADESCO É UM EXCELENTE BANCO, PRA MIM O MELHOR!!! ELES LIBERAM CRÉDITOS COM FACILIDADE, O INTENET BANKING É BEM FUNCIONAL, ONDE VOCE TEM A POSIÇÃO DE TODAS AS SUAS TRANSAÇÕES, INCLUSIVE DOS CARTÕES DE CRÉDITO. A CONFIRMAÇÃO DA TRANSAÇÃO PELO FONE FÁCIL, QUANDO VOCE UTILIZA O INTERNET BANKING, É FEITA APENAS UMA VEZ (QUESTÃO DE SEGURANÇA), TUDO MUITO FUNCIONAL. ENFIM É O MELHOR BANCO!! OU O MAIS COMPLETO.

  6. Olá. Tenho conta nos dois bancos (Itaú e Bradesco). Posso afirmar com toda veemência que realmente o Itaú é o melhor banco. O gerente é acessível, e o acesso ao internet banking é muito simples, fatos que não ocorrem no Bradesco. Tenho conta no HSBC também, e acho que ele não é eficiente. Um talão de cheques, por exemplo, demorou 20 dias para chegar! Chegou por transportadora, não por sedex! Fora o tempo que você perde no caixa eletrônico, que é muito lerdo! Olha pessoal, realmente, compensa pagar um pouco mais e ter a comodidade e facilidade do banco Itaú.

  7. É importante entendermos que nosso sistema bancário é um dos mais avançados do mundo até mesmo estando na frente do mercado americando, o Bradesco foi o pioneiro em internet banking no Brasil a pouco mais de uma década, e temos que entender também que na sua origem a 64 anos atrás foi o único banco a atender o público em geral coisa que não existia, sendo assim ele tem a ¨fama¨de banco do povão, o banco nos ultimos anos se especilizou em todos os seguimentos e por ter o maior numero de clientes ele também acaba sendo um dos mais requisitados tando por clientes como por golpistas, dai o fato de ser o pioneiro em recursos de segurança o que por um lado não podemos chamar de dificuldades no acesso a conta e sim de mais segurança para o nosso dinheiro, entendo que os consumidores hoje são muito exigentes e cada vez mais queremos serviços de qualidade, porém não podemos esquecer de nossa responsabilidade também não transferindo toda ela para os bancos.

    É importante quebrarmos o paradigma de que sempre os bancos por lucrarem muito estão errados e devemos também parar para pensar e rever nossos conceitos.

    1. Concordo com o posicionamento do André: no mundo de hoje, a segurança é realmente fundamental. A não idoneidade é tamanha, que quando um sequestrador, desses que ligam com uma pessoa gritando do outro lado, dizendo que é seu filho, a gente entra em pânico, mesmo sem se ter filhos… Porém, tive conta durante muitos anos do Banco Mercantil Finasa, que depois se tornou Bradesco. Minha agência ficava em frente ao trabalho, me bastava atravessar a rua; e após se tornar Bradesco, esta a agência do outro lado da rua, sei lá porque motivo me passaram para a Cidade Universitária, do outro lado da cidade. Além de que, eu estava de férias em Porto Alegre, no RS, e fiquei com todos os meus cartões bloqueados, liguei para minha ex-agência em SP, qual me redirecionou para a agência da Cidade Universitária, que por sua vez, disse que eu só poderia ter acesso as informações vindo diretamente à agência… E 40 dias depois, após ter passado umas férias do inferno, absolutamente sem dinheiro e sem acesso (por sorte, já havia comprado a passagem de retorno), precisei me abster de metade do meu dia de serviço, ir até a tal agência do outro lado da cidade, encerrar a conta que eu nem tinha aberto, cancelar os cartões que eu não havia solicitado, escrever uma carta de próprio punho, levar documentações que comprovassem conta na antiga agência, para conseguir permanecer na agência de origem, do outro lado da rua.
      Pensa que terminou? Não… Os novos cartões e talões de cheques ficaram disponíveis na agência da Cidade Universitária e, eu teria que ir pessoalmente retirar. Além de que, no encerramento da conta (o que bastaria apenas uma transferência, penso eu) ficaram débitos de 40 dias de conta corrente (???) que eu tinha que ir saldar. E lá fui eu, perder mais meio dia de trabalho… “Garrei” tanto ódio, que na mesma hora encerrei tudo e abri conta no Unibanco que, posteriormente tornou-se Itaú, e qual sempre fui muito bem tratada, em ambos.

  8. Tenho que levantar a bandeira do BB pra recursos tecnológicos; eles disponibilizam boas facilidades, tudo nele é muito fácil e prático, até que você precise ir na agência. O bom dele é realmente não precisar ir na agência, porque aí o negócio já pega. Tanto eu quanto pais, amigos, conhecidos e clientes tiveram problemas com o despreparo dos funcionários pra atender… Mas de tecnologia e terminais de auto atendimento, creio que seja um dos melhores…

  9. Com relação ao tal Bradesco SPS (o pagamento eletrônico disponibilizado para os sites), o Sendep tem entrado em contato com eles há MESES, para que eles resolvam isso. O pior de tudo é que eu mesmo já enviei a solução para eles (o problema é só um redirecionamento [mal]feito com formulário. SÓ ISSO). Já falei com a Scopus e eles disseram que a solução já foi implementada e aguarda apenas a HOMOLOGAÇÃO do Bradesco, pode ?

    Sendo você eu fechava Bradesco e Itaú e procurava um banco de gente. Eu estou querendo achar um pra poder sair do BB (se bem que, com esses relatos, estou achando o BB uma maravilha).

  10. Olha: só o fato do Internet Banking do Bradesco não funcionar em FF (pelo menos da conta juridica nao) já é um desrespeito! E o software de cobrança é um crime hediondo! Bradesco, nunca mais! Mesmo com as altas tarifas do Itaú, ainda o prefiro mil vezes!

    Abração!

  11. Tenho conta no Bradesco e no Real. Já tive no Itaú. Por dizer por experiência que o Itaú e Real são os 2 melhores internet bankings que existem. Já acessei o do Banco do Brasil e tive que instalar o Java para acessar, então, odeio ele também.

    Eu, quando abri minha conta no Bradesco, escrevi um post gigantesco sobre o meu ódio por esse banco de mer*a, mas não sei por que raios não publiquei!

  12. Diz ai Elcio, Blz?!

    Cara, sinceramente!
    Itaú na cabeça!

    De longe ele é o melhor no quesito Internet Banking, atendimento na agencia e Caixa Eletronico!! (comparado ao Bradesco, Santander e BB)
    A única coisa que ele peca é em relação as taxas, mas eu acho que vale a pena pagar mais por um atendimento melhor!
    Quanto ao saque em quiosques fora da agencia, talão de cheques entre outros, o seu problema é o tipo de conta, provavelmente você tem a maxconta simples, se você optar pela total (+R$10,00/mês) você vai poder sacar onde quiser sem pagar taxa alguma e quantas vezes quiser, terá direito ao talão (se bem que se você tiver a simples tbm tem) além de muitas outras vantagens!!
    Quanto a atendimento e contato com gerente, tente mudar de agencia (já que é facil ;)) pois eu tenho facil acesso a minha gerente, falo com ela sempre que preciso e não espero muito pra isso não!
    Olha só, não trabalho pro Itaú, mas quando o serviço é bom ele merece elogios!

  13. Olá Elcio, o Itaú já tem convênio com a rede 24 horas, pode conferir, vc consegue sacar dinheiro la tb.
    quanto ao bradesco é lamentável, vc é cliente da agência e não do banco, sempre que preciso fazer algo só posso fazer na minha agencia, ja no itaú é mais fácil, bem abraços …….

  14. agora fiquei mais deprimido ainda. sempre fui tao feliz com a minha conta no ótimo banco real, e agora a empresa mandou abrir uma conta no bradesco ;-;
    mas aguentar toda essa incomodacao? nem pensar, eh receber salario e transferir tda a minha fortuna para o real. ;p

  15. Tudo no Bradesco é horrível. Desde atendimento pessoal ao internet banking com seu acesso sofrível por Java. Tsc Tsc. O pior é quando, numa mini-agência com 2 caixas, 1 apenas está funcionando a dias…

    Isso me fez lembrar que certa vez, um amigo meu reclamou que o Banco Real envia uma espécie de ‘chaveiro’, com os códigos para o acesso ao banco.

    Deprimente.

  16. Bradesco é o pior internet banking e instalação fisica que já conheci. Hoje mesmo fui na agencia fazer um saque e espero uma fila gigantesca pq de 10 caixas somente 1 estava funcionando para saque e outros em manutenção… como sempre. É só aqui em Brasilia isso ?

    Já tive problemas com acesso pela net, net empresa, etc…

  17. Eu já usei o internet baking do bradesco e sinceramente o negócio é complicado mesmo. É chato e demorado, Nunca usei o de outros bancos, agora se coloque no lugar deles, se alguem pegar a sua grana pela internet são eles quem tem que pegar, se fosse voce quem pagasse, voce não criaria todos os tipos de autenticação e dificuldade para alguem, que não seja o dono da conta, consiga acessar? forte abraço.

  18. Victor,

    Primeiro, sete passos é mais difícil do que quatro. Ok. Mas qual é o ponto? De onde você tirou o número quatro? O internet banking do Bradesco tem sete passos até o saldo. E eu não falei nada sobre quatro passos. O que eu disse é que o cliente Bradesco, além de ter sete passos para saber o saldo, tem que saber quatro segredos.

    O cartão de segurança é opcional no caixa eletrônico. No internet banking e no fone fácil, que devia se chamar fone difícil, ele é obrigatório. No Itaú eu consigo saber meu saldo e ver meu extrato sem o cartão, ele só é pedido se vou fazer um pagamento ou transferência. No Bradesco preciso do cartão mesmo que eu queira só saber o saldo.

    Por fim, é um dos princípios básicos do desenvolvimento de software o fato de que usabilidade é um problema do desenvolvedor e não do usuário. Se as pessoas não conseguem usar um sistema que eu faço, posso escolher chamá-las de burras se eu quiser, mas isso não vai ajudar em nada. A postura correta é tornar o sistema usável. Se eu, que desenvolvo software, me frustro com a usabilidade dos sistemas do Bradesco, imagine o que diria meu pai. E ele consegue usar normalmente o excelente Internet Banking do Itaú. E não sou só eu. Basta ler os comentários do Bruno, também desenvolvedor, e uma pessoa de inteligência e capacidade inquestionáveis.

  19. Esqueceu de um mero detalhe.

    Já foi fazer um depósito para terceiros no caixa eletrônico do Bradesco?
    Voce chega, escolhe a opção depósito, o caixa eletrônico solicita a agência e a conta bancária, você olha pro papel, 1, 2.. Pam! Tempo expirou.

    Pensou 2 segundos pra fazer algo no caixa, Pam!

    Se quem é acostumado com tecnologia às vezes sofre com essas coisas, imagina os mais idosos, ou os que pegam o mouse e apontam pro monitor como controle remoto, etc etc..

  20. haha…. claro.. 7 passos eh mais FACIL do que 4 passos?

    bem….

    se voce tem raiva de alguma coisa, nao quer dizer que ela seje ruim!

    nunca vi nada de errado com o sistema do Bradesco, sou cliente a 3 anos e nao tenho reclamaçao alguma!

    e o cartao com as 50 chaves de segurança é opcional….

    o fone facil eh realmente facil! eh identico a internet só que por telefone!!!

    nao desconte sua raiva e/ou falta de habilidade/conhecimento no banco!

  21. Não querendo puxar o saco mas…abre uma conta no BB e experimenta, só fui duas vezes ao banco até hoje, mas mesmo assim o tempo somado que perdi nas duas visitas não me duraram mais que 20 minutos. Da de fazer tudo via internet banking (pc ou celular) e por telefone, tem caixas eletronicos em tudo que é lugar. É simplesmente muito bom.

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