Linux? Windows? Dreamweaver? Photoshop?

Duas dúvidas que recebi por e-mail hoje, com temas muito semelhantes. Embora eu não sinta falta de nada em meu notebook com Ubuntu, você vai notar que, nas duas respostas recomendei o Mac. Para quem quer trabalhar com Unix mas não pode abrir mão de MS Office, Dreamweaver ou Photoshop, é uma escolha que não se pode deixar de considerar.

eu como desenvolvedor web, dependente de softwares como DreamWeaver[bb](esse aqui nem é problema, é mais o photoshop mesmo rsrs) e Photoshop, gostaria de um motivo ou alguns para migrar para o linux e me tornar um desenvolvedor 100% linux, utilizando só softwares de desenvolvimento do linux.

Que vantagens teria? preciso de uma luz, se puder me dar uma dica fico grato pela atenção.

Olá, como vai?

Minha resposta, naturalmente, vai ser pessoal e baseada em minha experiência. Sugiro que você instale Linux em dual-boot com Windows em sua máquina e descubra por você mesmo se ele serve para você. Sugiro que comece com uma distro fácil de usar, como o Ubuntu ou o Suse.

Para mim a principal vantagem em desenvolver usando Linux é o fato de ter um ambiente de desenvolvimento completo em minha máquina. Meu notebook tem Ubuntu com Apache, MySQL, Postgre, PHP, Python, PSE e Django. Trabalhando assim, e com Subversion, e usando os flexíveis recursos do bash, torno o desenvolvimento muito mais simples. E tenho exatamente as mesmas versões de cada uma dessas ferramentas que terei no servidor de produção.

Outras boas vantagens são a possibilidade de automatizar processos com bash, comandos como find, grep, sed, tail, e, claro, o rsync. Para quem, como eu, trabalha em mais de uma máquina, rsync e svn são tudo. Além disso, tem o ssh. Não sei mais viver sem ssh.

Mas, para rodar Photoshop ou Dreamwever, vai precisar usar algum tipo de emulador ou virtualizador. Vai ter bugs, ou queda de performance, ou os dois 😉 Não é problema para mim, porque não uso nenhum dos dois.

Naturalmente, você pode ter um ambiente muito semelhante trabalhando com Windows, principalmente usando o CygWin. E, se você se sente produtivo e confortável trabalhando com Windows, não precisa migrar. De quebra, ainda vai ter Photoshop e Dreamweaver rodando legais.

Outra excelente alternativa é, se você tiver condições para isso, um Mac. Num Mac com chip Intel você pode ter um sistema Unix completo, rodando nativamente Dreamweaver e Photoshop. E, se precisar, pode rodar Windows numa janelinha com o Parallels.

Estou modificando a estrutura de minha empresa e vou vender meu servidor (que é Debian) e minha estação para trabalhar com um notebook, pois preciso de mobilidade. Mas não vivo mais sem o Linux e pretendo instalá-lo no novo equipamento.

Vc me aconselha utilizar o Ubuntu??? Vejo sempre vc falando sobre ele em seus posts. Utilizando o Linux[bb], consigo rodar dentro de um emulador softwares para Windows, como Photoshop e Dreamweaver, dos quais ainda dependo?

Salve, como vai?

Eu uso Ubuntu em meu notebook, e também no Desktop. Para mim, hoje, é a distribuição mais fácil de usar. Mas isso depende de seu perfil de usuário. Se você quiser performance a qualquer custo, vai preferir Gentoo. Se gosta de KDE, vai preferir o Suse (o Kubuntu é meio esquisito, na minha opinião.) E etc.

Agora, em relação ao Photoshop e Dreamweaver, depende de seu perfil de uso. Se você usa pouco esses softwares, pode tê-los rodando no Wine ou VMWare. A performance cai muito, mas é um quebra-galho razoável. Já se você trabalha bastante com eles, vai precisar de Windows em seu notebook. Você pode, por exemplo, trabalhar com dual-boot. Ou pode usar Windows e instalar Apache, PHP, Python[bb] e MySQL. E CygWin. Você vai ter até bash no seu Windows.

Uma outra excelente solução, se você puder, é comprar um MacBook. Você vai ter um sistema Unix que roda Dreamweaver e Photoshop. E vai poder rodar Windows ou Linux numa janelinha, com o Parallels.

11 comments on “Linux? Windows? Dreamweaver? Photoshop?

  1. o gimp ainda está a anos luz do photoshop e mesmo que ele fosse a altura eu lavaria os mesmos anos luz pra ter a desenvoltura no gimp que eu tenho no Photoshop.

    Eu acho Dreamweaver altamente dispensável, ele é um bom software melhora a produtividade mas nada de muito extraordinário.

  2. O problema nem é o photoshop pq existe o Gimp q é tão bom quanto. Agora o dreamweaver não tem nenhum a altura mesmo, mas tem o nvu e o bluefish q são muito bons tb.

  3. Eu acho brochante o desempenho do Photoshop via Crossover, por isso continuo aqui no Windows. Mac é uma realidade distantes para webdesigners lisos como eu hauauhauhauh

    Tentei rodar a versão hackeada para x86 mas meu hd satã ñ colaborou muito =\

    Da pra viver embaixo do suvaco do Bill Gates,só é meio chato. Graças a deus existe o firefox e o gaim pra windows.

  4. E ai caras!
    Eu uso o Mandriva a des de sua primeira versão, antes disso usava o Conectiva!
    Hoje em dia o linux está evoluido o sulficiente para qualquer necessidade. As poucas queixas do pessoal é sobre softwares proprietários que não rodam no linux. Bom eu sou comtra a emulação, mas num caso de extrema necessidade, eu aconselho as pessoas a fazer o que o João Olavo Says disse. Eu já rodei o Flash 8 aqui em casa com o Crossover e não tive problemas com bugs ou queda de desempenho.

    Tá ai a dica se vc estiver realmente desesperado!

  5. Hahahahahaha.
    Esses “Olá como vai?”, “Salve”, etc, me lembraram o programa que o Jairo Bauer na MTV, em que atendia telefonemas de pessoas com problemas relacionados a sexo.

    Eu confesso: já assisti a um pedaço desse programa numa zapeada pelos canais. Hehehehe 😉

  6. Só para complementar…rs
    Eu uso, em meu notebook o Ubuntu. Instalei a versão 5 do CrossOver Office Professional.
    Ele é um programa que turbina o Wine possibilitando melhor performance para rodar programas Windows no Linux. Nesta versão dá até para instalar o Office 2003 (não sei pq alguém faria isso já que temos o OpenOffice…rs)

    Com o CrossOver Office Professional eu rodo o Photoshop (versão 7 é a recomendada pelo programa, não testei outras versões). Posso rodar o Macromedia Studio MX (esses eu não testei), entre diversos outros programas para Windows.

    Já existe uma versão mais nova do CrossOver Office Professional com suporte a versões mais atuais dos programas citados.

    O site do programa é: http://www.codeweavers.com/
    A versão para linux (tb tem para MAC e Solaris): http://www.codeweavers.com/products/cxoffice/

    Abraços,

  7. Olá!
    Achei interessante as dicas, mas eu faria diferente. Usaria sim linux no primeiro caso, e utilizaria ou o Cedega ou o Crossover para rodar programas feitos para Windows (e vale sempre lembrar que eles não são programas que emulam o windows!!! Eles têm realmente as APIs utilizadas no win!!).

    Rodo com o Crossover programas como Flash, MS Office e MS Visio, e funcionam perfeitamente! Como se fosse no win! Sem perda de desempenho nem bugs (como foi dito no post).

  8. Com certeza. Eu tenho um MacBook Pro e estou muito satisfeito com a minha escolha. Porém, não posso deixar de aivsar que tanto o Dreamweaver quanto o Photoshop ainda não rodam nativamente nos Macs dotados de processadores Intel. Hoje, eles rodam emulados por um programa chamado Rosetta, da Apple.

    A Adobe já diponibilizou um beta do Photoshop CS3 que roda nativamente em Macs com processadores Intel. É uma questão de tempo para todos esse programas rodarem nativamente, mas achei importante deixar esse alerta.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *