Firefox, o monstro

Deixei o micro ligado durante a noite. Não estava navegando nem fazendo nada de especial, só ficou ligado. Quando fui tentar usá-lo pela manhã, estava muito, muito lento. Talvez o usuário de Windows ache que estou de frescura, afinal, isso é assim mesmo, basta um reboot e tudo se resolve. Mas deixe-me dizer que no Linux[bb] as coisas são diferentes. Minha máquina no escritório fica meses ligada, sem reboot, sem lentidão. Se está lento, tem alguma coisa errada. Pois veja:

Firefox consumindo 297MB de RAM. Como meu notebook só tem 512MB de RAM, e parte disso é compartilhada com a placa de vídeo, 297MB é muita, muita RAM.

Fechei o Firefox. A janela fechou e o programa levou dois minutos para fechar e liberar a memória. Enquanto isso, consumiu tudo o que pode de CPU:

Quando o programa finalmente morreu, o alívio foi imediato:

Pronto, abri o Firefox de novo, e tudo parece normal:

Alguém tem idéia do que seja isso? Algum plugin ou extensão?

39 comments on “Firefox, o monstro

  1. é oq eu digo, fiz isso um dia, uso windows xp aqui T-T pq infelizmente nao me dei bem com os driver’s para o linux….
    deixei uma noite inteira o firefox ligado com 3 abas (e olha q eu navego as vezes com umas 20 pra pesquisa) e deixei um outro programa fazendo download de 6GB do 4shared O.o e no dia seguinte, percebi q o pc tava realemtne lento e como eu ja havia feito isso mas com o FF fechado, achei estranho
    e fui ve a ram… 1GB de ram, nao é brincadeiraa..olhem o meu post http://forum.clubedohardware.com.br/mozilla-firefox-ataca/846920
    não é brincadeira, tenho 2 GB de ram , tem uns 256 para a placa 3d onborad e 128 para a off board (dual view) intaum, FF usando 1 GB de ram é demais mas tenho novidades…. baixei a um tempo atraz um plugin q prometia abaixar a memoria do FF qnd minimizado, minimizei o FF e voalá, 66mb de ram e continuei usando o FF normal e ai subiu pra 120mb e fico nessa faixa, mas depois de algumas horas aumenta mesmo (pretendo deixa o maximo de tempo possivel o FF aberto sem minimiza pra ver o maximo que ele consome

  2. Oi, gente, já que estão falando do Firefox, estou colocando este comentário apenas para aliviar a tensão que estou vivendo neste instante e, se alguém puder dar alguma opinião…
    Gosto de passar o tempo testando umas páginas. Vez em quando, escrevo ou reescrevo uns styles (CSS). Minha agonia veio quando faço tudo direitinho para o IExplorer e dá tudo errado no Firefox. Veja um exemplo: se não declaro o tipo de documento no início do código, o Firefox renderiza a página perfeitamente. Quando vou para o IExplorer, a página está toda desarrumada. Peguei um modelo praticamente pronto para ver se eram os meus escritos que está errados, mas não eram. Confiram, por favor, nos dois navegadores:
    http://colegiotiradentes.sites.uol.com.br/formatura07.html
    Alguma sugestão? Detalhe: sou usuário Windows e iniciante no Linux.

  3. Realmente, esse é um dos motivos que fazem esse browser ser “quase” perfeito 🙂 mas um dia ele chega lá. O consumo de memória é um dos pontos de melhoria atacados pela equipe Mozilla e ao que tudo indica estará sanado na versão 3 do firefox!

  4. Normal, isso acontece toda vez que deixo o firefox por muito tempo aberto, infelizmente é uma das piores falhas do desenvolvimento desse browser que sou fã! =D

  5. Tive esse mesmo problema, e da mesma forma… Mas demorou pra eu perceber que era o Firefox, pois eu deixava o note ligado e ele aberto, e sempre o mesmo amanhecia desligado. Descobri que de tanta memória ram que ele estava consumindo o windows desligava a máquina.

    O jeito é fechar ele mesmo 🙂 mas não deixar de usar….

    t+

  6. Olá Colega,

    Comigo isso ocorre quando estou com muitas “Abas” abertas ao mesmo tempo. AI ele vai ficando pesadão e deixa o PC super lerdo.
    O jeito é fechar as abas e dar uma aliviada.

    Abração!

  7. Elcio, na verdade esse problema já assombra os usuários do Firefox a bom tempo.
    Como o pessoal vem dizendo, o Opera é uma opção caso esse problema seja muito forte pra você, mas caso você não se incomode em dar uma rebotada no Fx de vez em quando, eu aconselho continuar com ele 😉

  8. Esse problema não é nada novo, não é exclusivo da versao 2.0 nem do linux. Comigo ele fica muito claro quando eu abro muitas imagens em muitas abas.
    Experimente ir em um site pornô e abrir todas as galerias de foto uma em cada aba pra ir vendo depois.
    A memória vai no talo, ele come tudo e depois mesmo que feche as abas e limpe o cache a memória continua presa. Só restartando o firefox pra voltar mesmo.

    Parece que ele nao libera o espaço dos pixmaps. Quanto a textao já não tenho certeza se ele tem o mesmo problema.

    Da pra ver que aquela opção de limitar o cache usado pelo browser é furada

  9. O firefox é assim mesmo, com ou sem extensões ele devora sua memória 🙁
    É claro, sem muitas extensões ele devora um pouco menos, mas ainda assim devora.

    O dia que os devs do Opera permitirem a criação de extensões como é incentivado no Firefox, ninguém mais usará o FF.

    Me desculpem os xiitas do FF, mas sem as extensões do FF, ele é cheio de bugs, e de bugs já me basta ter que aturar o IE de vez em quando.

    Elcio, se você sobreviver sem as ótimas extensões do FF, use o Opera 😉
    []s

  10. Reparei que isso acontece quando vc usa tabs e as fecha…
    abre a tab, usa, fecha, abre outra, usa, fecha…. daí ele fecha a tab mas não libera a memória que a tab estaria usando, e daí quando abre outra tab ela aloca outro espaço na memória e assim por diante…. até o firefox se fechar sozinho ou consumir tudo o que pode de memória…

    pelo menos foi o que comecei a reparar…

    beijinho

  11. Eu tenho estado irritado com o firefox, já é de um tempo que isso ocorre, desde de a versão antiga, e piorou nessa nova versão, não são plugins, nada, é o próprio firefox sozinho, claro que com os plugins a coisa piora um pouquinho.
    Aqui no mac ele chega a pegar 300mb a 400mb da memória, mais 1gb da virtual, me deixando loco, mas é como disseram, só uso ele pro trabalho, pro restante é safari.

  12. Olá Elcio.
    Eu enfrento este mesmo problema, neste momento o firefox esta utilizando 158mb da minha memória RAM, realmente é MUITA coisa.

    Por que acontece isso? Simples!
    Quanto mais extensões o seu firefox tiver, quanto mais pesado for o seu tema mais pesado será para ele rodar.

    O Firefox tem um problema sério que é o seguinte, se você abrir por exemplo 30 abas e acessar sites aleatórios o consumo de memória ram irá aumentar bastante, o consumo do meu por exemplo aumentou em 60%, o que ja é um absurdo. O Maior absurdo não para por ai. Agora eu fechei todas as minhas abas anteriores e so deixei as 3 que estava utilizando e a queda de consumo de memória só atingiu 10% ! Ou seja, o processo é acumulativo, quanto mais abas você abre mais memória ele vai utilizando ele vai se apossando dela! Este é o problema.

  13. Olá Elcio.
    Eu enfrento este mesmo problema, neste momento o firefox esta utilizando 158mb da minha memória RAM, realmente é MUITA coisa.

    Por que acontece isso? Simples!
    Quanto mais extensões o seu firefox tiver, quanto mais pesado for o seu tema mais pesado será para ele rodar.

    O Firefox tem um problema sério que é o seguinte, se você abrir por exemplo 30 abas e acessar sites aleatórios o consumo de memoria ram irá aumentar bastante, o consumo do meu por exemplo aumentou em 60%, o que ja é um absurdo. O Maior absurdo não para por ai. Agora eu fechei todas as minhas abas anteriores e so deixei as 3 que estava utilizando e a queda de consumo de memória só atingiu 10% ! Ou seja, o processo é acumulativo, quanto mais abas você abre mais memória ele vai utilizando ele vai se apossando dela! Este é o problema.

  14. É por essas e outras que eu continuo usando o Opera como meu browser “de lazer”. Firefox para mim só como ferramenta de desenvolvimento Web.

  15. Tem bastante gente reclamando do Safari também! Como disseram acima, isso se chama Memory Leak. Meu Firefox, tanto em casa (Mac) quanto no trabalho (WinXp), está aberto a várias semanas e não apresentou esse problema. Provavelmente se deve ao uso de plugins mal escritos. Nem todo os programadores se preocupam com isso. Mas provavelmente o Firefox tem uma parcela de culpa. 😉

  16. Élcio, também estou com o mesmo problema, só que no Windows, mas parece-me que no Linux a história também não é diferente pelo que me relatou um colega. Nesta versão 2.0, principalmente depois da 2.0.0.1 ele está virando mesmo um devorador de memória. Uma das coisas que fizemos e percebemos que sanou, pelo menos até agora o problema foi:

    – Se estiver usando a extensão Firebug e/ou Flashgot, tente desabilitá-las e faça o este reiniciando o firefox com e sem elas para ver a quantidade de memória que elas consomem (aqui deu uma diferença de mais ou menos 15MB a cada aba aberta). Desabilitei o Firebug para todos os sites e rodo somente quando preciso.

    Não sei que problema elas tem, mas é estranho demais, aqui funcionou, mas não tenho certeza se é isso mesmo. Fica a dica.

    Abraços

  17. Já havia percebido problemas de lentidão do FF antes também, mas não imaginei que era tanta! O Thunderbird (cliente de emails da Mozilla) também possui o mesmo problema: se deixa-lo um longo tempo ativado ele consome tanta memória que nem consigo abrir o Photoshop ou o Corel.

  18. Isso acontece por aqui direto…

    Também volta e meia ele trava… fica… e volta!

    Seria uma boa o pessoal da Mozilla dar uma chafurdada no código pra resolver esses problemas de memória, que já vem de longa data!

  19. Esse é o unico motivo pelo qual eu ainda não troquei o MSN Messenger normal pelo Meebo. Cada mensagem que eu mando pelo Meebo, vai um pouco de memória que nunca é esvaziada a menos que eu feche todas as janelas do Firefox.

  20. Fala Elcio.

    Não sei o que é isso, mas o firefox 2.0 é meio pesado comigo também. Quando foi lançado, veio com vários novos e bons recursos, mas estabilidade não foi um deles.

    Apesar de está utilizando o Firefox a bastante tempo, não posso deixar de admirar cada vez mais o Opera: Pequeno, estável, xeio de recursos nativos.

    Só para comparar, tenho o firefox portable no meu pen drive, com todas as minhas extensões. Ele ocupa módicos 100mb, enquanto o opera portable, ocupa 13mb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *