Cite Bite, uma idéia ruim

Um bocado de gente começou recentemente a usar o Cite Bite para linkar para citações de outros sites. A citação pode ficar, por exemplo, assim:

PS: Se você tem talento e disposição para criar uma “mensagem-modelo”, com campinhos para preencher e enviar, principalmente para os tribunais, por favor faça isso. Você vai estar ajudando muito com um pouquinho de seu tempo.

Elcio Ferreira

Clique no link com meu nome e você vai entender o que é o Cite Bite. O recurso parece interessante à primeira vista. O problema é que isso quebra um dos mecanismos básicos da interação entre os blogs: o link.

Quando você linka para um outro blog você está favorecendo o blog linkado:

  1. Está enviando usuários para lá. Esse é, claro, o ponto mais óbvio.
  2. Está enviando um pingback. Isto é, se o seu sistema de blogging for esperto o suficiente para isso. Se você não sabe o que é pingback (e trackback) entenda isso melhor aqui.
  3. Está dando pontos ao site no Google Ranking. E o Google funciona por causa dessas milhares de pequenas contribuições voluntárias, os links. Cada link é um voto.

Nada disso aí acontece quando você linka para o Cite Bite. Vai haver um link a menos para o blogueiro que escreveu algo tão bom que merece sua citação.

Para complementar, o Cite Bite pode causar problemas para o seu usuário. Aquela barra vai causar problemas se o site linkado coloca coisas no topo usando, no CSS, position:absolute; e os javascripts e mesmo o layout do site podem não funcionar corretamente.
Linke direto para o blogueiro, a fonte original.

3 comments on “Cite Bite, uma idéia ruim

  1. Eu não conhecia, mas me parece um sistema centralizador e excludente, o que vai contra toda tecnologia de internet, que é a participação geral, a interligação de assuntos e idéias tornando tudo mais democrático e diminuindo distâncias.

  2. Como que uma empresa (Cite Bite) é concebida dessa forma? Uma empresa de internet que não entende da tecnologia? E como foi fazer sucesso?

    Os links são a base da internet, uma empresa que suga os links pra ela simplesmente se aproveita disso para se promover ao custo de derrubar todos os que deixam de ser linkados. Esse é o crime capital do mundo virtual sem leis.

    O pior de tudo é que quando falamos mal de uma tecnologia, querendo ou não, divulgamos sua existência. Fica ao leitor o julgamento de utilizar ou não – e esse é o meu medo.

    Fica aqui registrado o meu desapreço por uma empresa sem escrúpulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *